LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministério da Justiça quer saber o porquê das operadoras estarem bloqueando internet dos consumidores

24 de fevereiro de 2015 52

No final do último ano diversas operadoras brasileiras revelaram que iriam começar a cortar o pacote de internet móvel depois que os clientes atingissem o limite. Agora essa nova regra já está em vigor, há pouco a TIM revelou que irá fazer o mesmo até para os clientes de planos pós-pagos, em vez da internet ser reduzida, ela será cortada.

A maioria dos usuários de pacote de internet móvel não ficou satisfeito com a nova regra, e parece que nem o governo gostou. O Ministério da Justiça vai chamar as operadoras que aplicaram a novidade para prestar esclarecimento. A Vivo, Oi, Claro e TIM foram notificadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Assim que as redes de telecomunicações revelaram a novidade, afirmaram que depois de exceder o limite do pacote de dados e se desejarem continuar utilizando a internet, os clientes devem contratar um pacote adicional, ou comprar um plano melhor. As companhias devem revelar o motivo da mudança, o prazo será de dez dias.

O Ministério da Justiça busca por informações que garantam que todos os consumidores que foram afetados estão em seus direitos, e que não estão sendo “passados para trás”. As operadoras devem revelar informações sobre a forma de bloqueio após os clientes excederem o pacote, quais são as alterações contratuais, técnicas, e se todos comunicaram antecipadamente os consumidores .

De acordo com informações da Agência Brasil, entre as operadoras informadas, a TIM e Claro afirmaram que ainda não receberam nenhum pedido do Ministério da Justiça. A Oi preferiu não comentar sobre o caso, já a Vivo nem se pronunciou.

De qualquer forma, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permite que as redes de telecomunicações alterem seus pacotes, porém, há uma única regra que não deve ser quebrada. Qualquer mudança que reflita na utilização dos consumidores devem ser avisadas com 30 dias de antecedência.


52

Comentários

Ministério da Justiça quer saber o porquê das operadoras estarem bloqueando internet dos consumidores
  • so to vendo leis para prejudicar cada vez mais o povo pobre inss aprova leo de aposentadoria 85/95 anos hoje ninguem mais vive ate esta idade vam pagar inss atoa pois nao irao desfrutar da aposentadoria nuca esta lei ai que determina que as operadoras nao pode mais bloquear a irnetrent as operadoras ja mudaro os planos agora fico foi pior ps meu plano dura um dia e comessa a corar por horas a cada hora vem uma mesagem que ja usei 100% do meu pacote de internet e fica comendo meus creditos ou mandando eu comprar novo pacote isso acaba ficando mais carro que se eu tivesse telefone residencial e internete speed pois por semana se continuar assim vou pagar mais de 500 real pra ficar conequitado a semana inteira e por mes gastaria só com a internet mais de 2.000 mil reais isso sem fazer ligaçoes

      • Tudo isto porque estamos num país cujo partido governista diz defender os direitos dos trabalhadores, mas que no calor da noite trabalha mesmo é contra os interesses dos brasileiros de um modo geral. Essas operadoras de telefonia abusam do direito de extorquir o consumidor apoiadas por uma ANATEL conivente com a roubalheira institucional que assola e pobre Brasil, mas que tem o apoio da maioria do eleitorado desinformado e morto de fome e com as bênçãos de um Congresso indiferente. Viva-se com uma desgraça dessas.

          • Estou na Itália com um pacote de 3 Gb\ mês, para o equivalente de 15 R$ por mês. 6 meses atrás eu estava no Brasil e gastava 0,50 primeiro (depois 0,60 ao dia ) para 1 Gb (total 18 R$ ao mês ), sendo que era a devagar e só em alguns lugares (TIM "infinity"). Agora estou com medo de voltar no Brasil, ouvi coisas como 10 Mb AO mês !! Não acredito .. Não da nem para abrir duas paginas web ! que merda é essa ???

              • Meu filho, fique por aí mesmo. Porque o Brasil está uma zona ainda pior do que sempre foi! Tudo aqui está caro. Empregos fechando ou pagando mal e etc... Só falta agora o governo tirar as férias e o decimo terceiro dos trabalhadores.

                • Claro com 225 mb por 11,90 mas na verdade é só 100 mb pois tenho medidor de banda e só consumi 100 mb e já recebi a mensagem de que meu plano foi cortado e ainda por cima me descontaram mais 5 reais por nada.

                  • Digamos que o Brasil e um dos piores do mundo em preco, impostos, e rede movel.

                      • culpa do fhc.

                          • Enquanto isso eu dou risada da TIM com meu plano Beta bugado, n gasta credito para acessar internet nem ligar para tim, apenas gasta credito se ligar para outras operadoras e mandar SMS. Como nunca mando SMS, e chamadas faço do outro chip Oi pos, pra mim esta tudo lindo!!!
                            Eu ate entendo o bloqueio da internet, sei que nao é a maneira certa mas isso vai ajudar a desafogar a rede. Enquanto um cliente pre como eu com chip bugado usa a internet e ocupa a rede mesmo apos a franquia o cliente pos acaba sofrendo com lentidao por causa da rede sobrecarregada de gente que ja acabou a franquia. Mas se for para bloquear de fato a internet pos franquia que ao menos abaixem os preços dos pacotes de dados e principalmente, aumentem as franquias, essas franquias de 100, 200, 300mb nao da pra absolutamente nada, ver um unico video em HD no youtube pelo 4g ja é o suficiente para esgotar a franquia. Resumindo, bloqueio sim, porem maiores franquias e preços mais baixos. Mas infelizmente isso nao vai acontecer.

                              • Concordo. Absolutamente. Se cada pacote de 100MB fosse vendido a 5 centavos. Filhas da Mae cobrando 2 Reais em 100MB? ta loco? COm 2 reais eu vou em uma lanhouse e baixo uns 20 Gigas de Arquivo, essas operadoras sao tudo FDP!!! Infelizmente estou pagando isso no meu TIm.

                              • Me dá ódio desse país!

                                  • país de merda! Tomara que AO MENOS DESSA VEZ a Justiça faça alguma coisa... isso se as "Operadoras" não darem uma grana para o juiz e ele deixar cortar o plano e ainda cobrar mais caro! Nessa merda de país todos são corrompíveis! se fuder!

                                    • Eu também, mas tudo bem antes cristão no Brasil do que cristão no oriente médio,antes liberal no Brasil do que liberal em cuba ou Coreia do norte,antes comendo um vatapá no Brasil do que passando fome em um país da África

                                      • Isso aqui, é um projeto de país bem mal feito, diga-se de passagem.

                                          • Não acredito que o ministério da justiça vai reverter a decisão das operadoras, uma vez que a anatel está do lado delas. com esses pacotes miseráveis, o melhor seria não lança-los.

                                            • Estamos ferrados mesmo, internet péssima com limite...

                                                • Internet com o pior custo beneficio
                                                  se o povo fizer boicote ele para com essa moda.
                                                  Mas não somos muitos Otario vamos pagar o dobro ou ate o triplo pelo mesmo plano.
                                                  O Povo pagando a luz das operadoras!

                                                    • Justiça no Brasil, não existe! Todo mundo sabe disso. Tudo o que rola no Brasil é a base do interesse financeiro ou de prestígio! Somente isso. Justiça de verdade, nunca teve, esse Brasil nosso! Isso aqui, não é país. É projeto de país, isso sim! E é um projeto de país bem mal feito, diga-se de passagem.

                                                        • Da vontade de ir morar em marte, a justiça só quer saber, essa claro ladrona paguei 11,90 por um pacote de internet ao mês como di\ a propaganda falsa e enganosa, ai com 3 dias acaba a internet e eles nem avisam ao consumidor ta tudo errado essa justicinha não faz nada

                                                            • Como sempre, pra variar um pouquinho. No Brasil, o trabalhador e o consumidor que fod@-se, que se exploda em um milhão de pedacinhos. Ô país miserável!

                                                                • esta certo. se quer usar um pacote de dados maior ... que compre um pacote de dados maior. tem que acabar com essa mentalidade "provedora"

                                                                    • Mas o problema é quando assinamos o pos pago 5 gb (que é o limite dos planos) e não tem plano maior, e também ja que não podemos mais usar apos os limites, tem que baixar, pois esta retirando serviço e tendo os mesmos benefícios financeiros, isso e errado

                                                                    • A internet é horrível e caríssima,minuto de celular mais caro do mundo.
                                                                      As 4 empresas de telecomunicações mandam no Brasil, podem fazer monopólio cartel
                                                                      o que quiserem, isso eu Brasil estamos ferrados.
                                                                      As fontes está aqui abaixo.


                                                                      Minuto de celular mais caro do mundo. (http://www1.folha.uol.com.br/?/135...-celular-no?)
                                                                      - O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.
                                                                      - 4G não existe na maioria das cidades.
                                                                      - A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. (http://veja.abril.com.br/?/conexao...o-brasil-e-?)


                                                                      As 4 empresas prestadoras de serviços de telecomunicações que endossam o valor acima são: Telmex, que compreende a Claro, Embratel e NET, com 30,33%; Oi, com 28,28%; Telefônica/Vivo, com 18,81%, e Vivendi (GVT), com 11,89% de participação no mercado nacional.
                                                                      http://www.tecmundo.com.br/telecomun...=og.recommends

                                                                        • A internet é horrível e caríssima,minuto de celular mais caro do mundo.
                                                                          As 4 empresas de telecomunicações mandam no Brasil, podem fazer monopólio cartel
                                                                          o que quiserem, isso eu Brasil estamos ferrados.
                                                                          As fontes está aqui abaixo.


                                                                          Minuto de celular mais caro do mundo. (http://www1.folha.uol.com.br/?/135...-celular-no?)
                                                                          - O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.
                                                                          - 4G não existe na maioria das cidades.
                                                                          - A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. (http://veja.abril.com.br/?/conexao...o-brasil-e-?)


                                                                          As 4 empresas prestadoras de serviços de telecomunicações que endossam o valor acima são: Telmex, que compreende a Claro, Embratel e NET, com 30,33%; Oi, com 28,28%; Telefônica/Vivo, com 18,81%, e Vivendi (GVT), com 11,89% de participação no mercado nacional.
                                                                          http://www.tecmundo.com.br/telecomun...=og.recommends

                                                                            • A internet é horrível e caríssima,minuto de celular mais caro do mundo.
                                                                              As 4 empresas de telecomunicações mandam no Brasil, podem fazer monopólio cartel
                                                                              o que quiserem, isso eu Brasil estamos ferrados.
                                                                              As fontes está aqui abaixo.


                                                                              Minuto de celular mais caro do mundo. (http://www1.folha.uol.com.br/?/135...-celular-no?)
                                                                              - O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.
                                                                              - 4G não existe na maioria das cidades.
                                                                              - A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. (http://veja.abril.com.br/?/conexao...o-brasil-e-?)


                                                                              As 4 empresas prestadoras de serviços de telecomunicações que endossam o valor acima são: Telmex, que compreende a Claro, Embratel e NET, com 30,33%; Oi, com 28,28%; Telefônica/Vivo, com 18,81%, e Vivendi (GVT), com 11,89% de participação no mercado nacional.
                                                                              http://www.tecmundo.com.br/telecomun...=og.recommends

                                                                                • Prestam um serviço sem vergonha e ainda querem penalizar o usuário como se não dependessem deles.Estão nos fazendo de otários, pra variar.

                                                                                    • Agora tem um detalhe... as vezes eu utilizo uma franquia diária, por apenas um momento não atinjo o máximo da franquia mas mesmo assim no fim do dia eles pegam o que não usei e somem com ele... isso deveria mudar, afinal antigamente eu pagava por um dia de uso hoje eu pago pela franquia então assim como os creditos tenho o direito de usar a franquia que eu comprei, não importa quando eu faça isso...

                                                                                      Alguém ai concorda comigo?

                                                                                        • está corretíssimo, porque é muito complicado, você pega, paga, paga e não recebe nada, e muitas vezes parece que a franquia acaba mais rápido do que realmente foi utilizado, deveriam informar como é calculado, e um relatorio para o usuario como e horario que foi utilizado.

                                                                                          • ate quem fim esses otarios tao fazendo alguma coisa. pensei q a justiça no brasil não funcionava mais.

                                                                                              • Não se anime ainda não....

                                                                                                No máximo vai rolar uma multa que os empresários irão pagar com a grana que gastam no chop de fim de semana...

                                                                                                Duvido que voltem atras e parem de cortar a franquia...

                                                                                                • Isso é um desaforo
                                                                                                  pq como ki 200,400,600 mb vai dura um mês
                                                                                                  antes a gente atingia o limite de dados e mesmo assim tinha net o mês inteiro
                                                                                                  ai agr dê repente eles cortam a internet

                                                                                                    • Pré pago o certo é cortar pois são planos pequenos que são utilizados por quem não utiliza muito, mas agora no pós, onde utilizamos para trabalho chegando ao máximo dos planos e não conseguimos enviar E-mail, navegar, utilizar waze acaba entrando em prejuízo. Utilizo meu celular como escritório, já que não fico o dia em uma mesa e meu limite chega próximo, não tendo como aumentar pois estamos no limite do plano.
                                                                                                      Também tem que baixar os preços dos planos para que possamos compensar a perca da utilização após atingir o limite, já que não vamos ter direto tem que abaixar o preço pois estão tirando um direito de uso

                                                                                                        • O negócio é que eles simplesmente cortam a internet e não oferecem nenhum reajuste no preço e na franquia, do meu ponto de vista um plano de 10mb+redução deveria ser igual a 100mb+corte ou pelo menos 50mb+corte. Mas a forma como foi feita a migração foi muito torta

                                                                                                            • que comece a treta.. mas meu, não vai dar em nada. São as empresas que mandam no Brasil e fazem o que querem

                                                                                                                • As operadoras estão bloqueando a internet por ordem do próprio governo, o que eles querem saber é se as regras estão sendo cumpridas

                                                                                                                  • Me desculpem desanimar vcs, mas não vai dar em nada!!! Sei como as coisas funcionam aqui.

                                                                                                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais