LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileiro usa mais o WhatsApp do que liga para amigos

16 de junho de 2015 5

Com uma base de usuários estimada em 800 milhões de pessoas ativas mensalmente, o WhatsApp é, atualmente, o maior aplicativo para troca de mensagens que existe para Android, iOS e Windows Phone (as três maiores plataformas móveis). E os brasileiros adoram utilizá-lo, tanto que uma pesquisa recente feita pelo Teleco nos mostra que o simples aplicativo tem "superado" as tradicionais ligações.

Pergunte para si mesmo: porque fazer uma ligação quando se pode simplesmente tratar do assunto por mensagens? É relativamente mais barato e mais prático, e o brasileiro pode estar perdendo o costume de ligar para seus amigos.

No primeiro trimestre de 2014 foi registrada uma queda de 15,6% no uso de minutos médios mensais falados no celular. Comparado com o mesmo período de 2014, os 111 minutos médios atuais representam uma boa queda aos 132 minutos do período anterior.

A queda no uso de pacotes de voz pelo celular ocorreu em todas as principais operadoras que atuam no país, mas foi na Claro onde o uso mensal teve uma queda maior: de 123 minutos (período anterior) para 81 minutos (atual período) – uma queda de aproximadamente 34%.

O uso de aplicativos para trocas de mensagens como o WhatsApp, por exemplo, tem contribuído diretamente na queda do uso de minutos mensais por usuário. Com o mensageiro do Facebook, por exemplo, os usuários podem gastar somente os pacotes de dados que são oferecidos pelos seus planos, além de oferecer um recurso de chamadas de voz que, utilizando-se de conexões WiFi é algo extremamente funcional.

A receita de dados móveis teve um crescimento de 31,3% em comparação com o período anterior, e já representa 37,1% da receita de serviços das operadoras de telefonia móvel do Brasil. Com isto, a redução da receita de SMS torna-se iminente.


5

Comentários

Brasileiro usa mais o WhatsApp do que liga para amigos
  • Os aplicativos de mensagem foram um divisor de águas para o consumidor, pois representa uma economia considerável.

      • Só uso quando estou em casa para falar com amigos, na rua eu prefiro fazer ligações, acho mais rápido e prático.

          • De fato, uso apenas pra falar com a família e porque são da mesma operadora. Uso o Whatsapp para falar com os amigos de outra operadora, porém eu prefiro fazer ligações, acho mais rápido e prático.

              • De fato, eu tenho um amigo que nunca mais presenciei ele se comunicando de outra forma.

                  • Em 2010 eu tinha feito um plano da OI com internet 1GB e utilizar apenas o TANGO para voz... até que funcionava bem... mas mesmo assim a internet era muito ruim....Eu já acreditava que as empresas de telecomunicações seriam apenas de DADOS(internet)
                    Quanto tempo ainda levara para que isto aconteça?

                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais