LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Operadoras brasileiras preparam petição contra o WhatsApp

20 de agosto de 2015 78

Parece que o sucesso do WhatsApp - ainda mais após a adição da função de chamadas telefônicas - tem dado muita dor de cabeça às operadoras de telefonia em nosso país. Mesmo com várias delas procurando meios de utilizar o serviço como uma forma de se autopromoverem, com planos que oferecem acesso grátis ao mensageiro, eis que uma nova informação mostra que nada está tão calmo quanto parece, pois está sendo planejada uma petição contra a rede adquirida pelo Facebook.

Segundo informações coletadas pelo famoso portal Reuters, as companhias pretendem focar no fato do serviço oferecer chamadas de voz com base no número de telefone do usuário, caracterizando assim um concorrente do que elas oferecem, porém sem ter que pagar os impostos devidos e ainda utilizando em muitos casos de sua conexão móvel, o que, segundo elas, quebra a lei de livre concorrência do nosso país. Com isso, podemos entender o porquê de algo semelhante nunca ter sido feito em relação ao Skype ou ao chat do Facebook, por exemplo, já que ambos utilizam uma conta própria para realizar o login ao invés do número de cadastro disponibilizado pelas operadoras.

Isto aparentemente será algo como vemos constantemente nas discussões entre taxistas e o aplicativo Uber, pois a rede de "caronas pagas" consegue oferecer um serviço de qualidade imensuravelmente superior e cobrar um valor mais baixo, o que está fazendo com que muitas pessoas parem de procurar pelo serviço oferecido pelas cooperativas de táxi.

Nosso ponto em relação ao WhatsApp é especificamente sobre o serviço de voz, que basicamente faz a chamada a partir do número de celular. O Skype tem identidade própria, um login, isso não é irregular. Já o WhatsApp faz chamadas a partir dos números que nós disponibilizamos.

O argumento utilizado pelas operadoras na verdade até faz algum sentido se pararmos para pensar com calma, já que o número que elas vendem para seus clientes é disponibilizado de acordo com todas as regras da ANATEL, sendo necessário que elas paguem os impostos devidos ao órgão por cada linha disponibilizada, como as taxas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), o que não é feito pelo WhatsApp.

Ainda assim, deve-se destacar que o meio como as chamadas tradicionais são realizadas e a forma como isto acontece no WhatsApp são bem diferentes, já que no aplicativo temos o envio da voz através de pacotes de dados como qualquer outro conteúdo na internet, não podendo então ser considerado algo tão específico quanto uma ligação "padrão".

Recurso de chamadas do WhatsApp será pivô de uma grande polêmica em nosso país

Além disso, temos a questão da qualidade de serviço e fiscalização, já que teoricamente as operadoras passam por uma vistoria rigorosa por parte da ANATEL para que possam continuar a atuar em nosso país, algo que não se aplica a um simples aplicativo de mensagens. Como sabemos, contudo, isto não é tão válido em nosso país, já que é muito difícil encontrar alguém que esteja plenamente satisfeito com os serviços oferecidos por sua operadora de telefonia.

Vale lembrar que essa polêmica envolvendo o WhatsApp não começou hoje, havendo uma declaração forte do presidente da Telefónica Brasil de que o serviço é pirata, funcionando como uma "operadora clandestina". Com isso, a própria Câmara começou a se mexer para procurar um meio de criar uma lei que inclua a plataforma de mensagens, buscando assim fazer com que impostos comecem a ser aplicados pela sua atuação em solo brasileiro, além de um maior rigor sobre o seu funcionamento.

Como sabemos, este tipo de processo demora bastante para ser levado adiante, principalmente se tratando do Brasil e suas toneladas de burocracia envolvidas. Devido a isto, não espere que amanhã o modo de uso do WhatsApp já seja alterado, pois nem mesmo uma reclamação formal foi encaminhada à ANATEL até o momento.


78

Comentários

Operadoras brasileiras preparam petição contra o WhatsApp
  • Véi, entendo que a situação não está fácil para as operadoras. Mas cá entre nós, essas empresas querem olhar só para o lado deles, né?Oferecer serviço de qualidade eles não querem, né? Desde quando existe telefonia móvel no País, nunca tivemos bons serviços. E olha que já faz quase uns vinte anos, se eu não estiver caducando.Sim, nosso saudoso governo também não colabora com a alta carga tributária e uma vexatória gestão de recursos públicos (sem falar na corrupção).Aí aparecem empresas inovadoras que oferecem serviços de qualidade (raras vezes o zap zap teve problemas), caem no gosto popular e faz as empresas míopes tomar atitudes como essas das operadoras brasileiras.Ah, a propósito. Vocês têm notícias de outras operadoras no mundo tomando a mesma atitude?

      • Whats, bom para ligações internacionais . Quem esta fora fala de boa.

          • Ainda bem que o presidente da Anatel tem opinião diferente da das operadoras.

              • Assim o Skype também seria! O serviço seria pirata caso estivesse somente disponível na telefonia móvel, mas o caso é que o whats não depende exclusivamente das operadoras móveis, mas de transmissão de dados através do wi-fi! Operadoras ruins querem monopolizar o setor de comunicação! Será que vai rolar algo contra o SKYPE, talvez não porque ele é baseado no e-mail!

                  • E pior que isso deve acontecer e isso só aqui no Brasil.Agora dizer que o whatssap age como uma operadora pirata kkk é um aplicativo estâo que nem os taxistas contra o uber que só de raiva muitas pessoas que nem usavam o uber agora estâo usando.essas operadoras nâo sabe perder mas hora se elas reclamam que o aplicativo usa seus numeros para fazer chamadas é só o app passar a fazer chamada sem usar o numero apenas pelo login.A anatel com certeza vai apoiar as operadoras eles querem impostos a qualquer custo,tenho nojo desse país!atrasado imundo e depois todos vâo aceitar e vai ficar tudo como esta como sempre acontece.

                      • PIADA!!!! E a TIM que faz maior propaganda do Whatsapp para atrair clientes e vai processa-lo!!!!

                          • Se acontecer alguma sanção ao whatsapp vindo do ministro das telecomunicações podem saber...houve propina para isso. Não entra na minha cabeça alguma atitude contra o whatsapp se não tiver dinheiro envolvido no meio...as operadores soltando dinheiro no esquema para prejudicar o apicativo.

                              • talvez assim esse povo de merda acorda, espero que proíbam a cachaça, cerveja e festa.

                                • Mas para o whatsapp funcionar, precisa de internet, para ter internet precisa de dados móveis, para ter dados móveis precisa por crédito no celular no qual a operadora recebe, ou seja, ela não deixa de ganhar... Ela continua recebendo para poder disponibilizar a internet para o cliente. Meio ridículo isso...

                                    • É que elas querem que vc use chamadas de voz, assim vc paga o plano com minutos e o pacote de dados, entendeu?

                                        • em um pais de livre mercado as empresas deveriam se adequar a novas realidades no caso das operados ela deveriam foca mais em oferecer dados moveis mais não aqui na republicas das bananas elas só sabem chorar e pedir inteverção do estado

                                      • Empresas brasileiras, não suportando a Concorrencia inovadora desde sempre, isso nem deveria ser julgado,esta obstruindo o avanço da tecnologia em prol do lucro em cima das tecnologias defasadas, se os funcionarios devem sempre se atualizar com as novas tecnologias, as empresas devem possuir o mesmo dever para entregar algo com qualidade para o usuario, e não defender o passado apenas.

                                        • Se o numero é o problema, prevejo uma atualização por parte do whats, ex fornecendo um codigo pin unico pra cada, e ai as ligações seriam através desses codigos unicos.. ja q as operadoras e o governo querem sempre uma nova forma de lucrar em cima

                                            • WhatsApp não é operadora e o numero do telefone é do cliente.Só lamento pra essas operadoras escrotas e moribundas que temos aqui no brasil.Pior mesmo é o Ricardo Berzoini Ministro das comunicacoes que aprova essa ideia ridicula. Querem que o whatsapp e o netflix paguem impostos que não tem nada a ver com eles.Na nossa bandeira deveria ter escrito: "Brasil, um pais de tolos"

                                                • O Numero é parcialmente do cliente: Pois a operadora "compra" "licencia" o numero para seu uso, e o fornece para seu cliente, o problema em questão é que eles alegam que o whatsapp usam o próprio numero para realizar as chamadas numeros pelos quais eles adquiriram licença de uso

                                                  • Isso comprova a incompetência das operadoras, que quer tirar a concorrência na grito usando o estado.

                                                    • isso é recalque. As operadoras reclamem muito e deixem o mark zangado e ele crie a Whats app redes de telefonia, tendo sua própria operadora e seus próprios serviços e planos, tudo abaixo do preço! Aí quero ver do que vão reclamar, senão da própria decadência.

                                                      • Ligações telefônicas hoje é tão barato que não vejo razão em usar chamadas de voz do whatsapp eu só usei uma vez para testar e recebi algumas ligações, eu prefiro fazer uma ligação convencional mesmo.

                                                          • N eh barato mas agr quase td mundo tem um plano de chamsdas e mensagens, n us chamadas no wpp pq precisa de internet e em casa td mundo tem mas quem vai ussr chamadas em casa?

                                                              • Eu prefiro usar as ligações telefônicas mesma pois tem mais qualidade as ligações do whatsapp tem péssima qualidade, e como eu disse as ligações convencionais são praticamente de graça, eu já tive planos pós pago hoje eu uso só pré pago e não gasto nem 100 reais por mês e uso 4 linhas por causa do meu serviço.

                                                                • Eu uso quando estou em um local com boa cobertura, ou seja, raramente. Mas pense bem, para quê vc usaria chamada de voz se pode utilizar o seu pacote de dados para fazer uma ligação VoIP? Vc só precisaria contratar um serviço, não dois (voz e dados). Pergunta se as operadoras fornecem contratos para disponibilizar APENAS planos de dados?

                                                                    • Eu não uso ligações do whatsapp também pelo motivo que a esmagadora maioria não usa e como eu ando muito dificilmente eu estou em um lugar com wifi aberto e mesmo se tiver prefiro ligação convencional pelo motivo já citado é muito barato e tem qualidade infinitamente superior.

                                                                      • Também não sou de usar isso aí não...

                                                                      • O numero é do usuário, não da operadora, tanto que se eu quiser mudar de operadora e continuar com o numero eu posso fazer a portabilidade.
                                                                        Só não fico confiante pq do jeito que é no Brasil, o cartel das operadoras tem força pra derrubar quem ofereça um serviço melhor do que o delas.

                                                                          • O argumento das teles é furado. O WhatsApp usa o número para identificar a pessoa, não usa a linha para fazer a ligação. De qualquer forma, é uma concorrência, mas de serviços similares e não iguais. Ir contra isso é ser contra a livre concorrência. O irônico é que uma terceira usa a infra das próprias telas paga pelo usuário mensalmente e consegue fazer dela um serviço de chamadas, algo que a operadora não oferece ao usuário, cobrando por um serviço de igual propósito mas de valor muito maior. Em outras palavras, eu tenho o produto barato para te oferecer, mas não vou fazer isso porque vou ficar lucrando em cima de você. Todas fazem isso. Vão dizer que isto se chama economia de mercado, mas na prática é o monopólio privado.

                                                                              • Não sei se você sabe mas o número não é propriedade da operadora e sim do cliente... Logo ele pode usar como bem entender, e outra: estão reclamando de barriga cheia estas operadoras, se não tivesse conteúdo a ser "consumido" qual seria a necessidade de um pacote de dados? Pensa nisso...

                                                                                  • Simples, só o tio zuckerberg comprar essas operadoras lixosas e tudo resolvido kkkk

                                                                                    • Nesse caso tem que acabar com o Viber, Telegram, entre outros, pois também utilizam os números do telefone para fins de cadastro.

                                                                                        • Simples RESOLVER, já que o fato que eles reclamam é o NÚMERO de TELEFONE que é "DELES". Whatsapp, faça o seguinte,, faça como Face e Skype, peça LOGIN e senha, não precisa de NÚMERO de TELEFONE...

                                                                                            • A Diferença que isso acabaria com a leveza do Whatsapp..., o whats ficou conhecido pela sua praticidade, criar processo de usuário e senha acabaria com essa praticidade e iria criar lentidão no tempo de resposta

                                                                                                • linka nas contas do aparelho, assim como facebook, poderia até ser integrado com o facebook, ou pelo endereço mac do celular(apesar que iria gerar alguns problemas), ideias existem, é só aplicar o pessoal se acostuma, e so eles falaram q tem q criar uma conta e todo mundo q usa o wats vai criar, dai eles botam a culpa no governo e o pessoal fica puto com o governo e não com eles.

                                                                                              • Ate q faz sentido. Estão usando o numero de celular de operadoras para fornecer os serviços prestados pelas mesmas mas de forma gratuita, uma concorrência desleal, de fato. Se houvesse um modo de impedir que os cartões fossem utilizados em apps de comunicação com estes fins, seria tudo melhor para toda a gente.

                                                                                                  • Parabéns, defenda mesmo as operadoras que prestam um péssimo serviço por um preço absurdo.
                                                                                                    É por causa de pessoas como vc que pagamos caro por serviços mal prestado.
                                                                                                    Continue achando que isso é estatus.

                                                                                                  • É ridiculo o que estao querendo fazer, vão se preocupar com os POLITICOS que continuam roubando, com a PRESIDENTA que está naufragando o velho e amado BRASIL... Como vão bloquear... INTERNET É LIVRE se nao disponibiliza o aplicativo na playstore brasil, ele vai estar disponivel em outras lojas, RIDICULOS... percam seu tempo melhorando a qualidade dos seus servidos... MERDA TODAS AS OPERADORES DE TELEFONIA DO BRASIL, HIPOCRITAS....

                                                                                                      • Vc nem leu seu cuzao

                                                                                                          • Não sei se você sabe mas o número não é propriedade da operadora e sim do cliente... Logo ele pode usar como bem entender, e outra: estão reclamando de barriga cheia estas operadoras, se não tivesse conteúdo a ser "consumido" qual seria a necessidade de um pacote de dados? Pensa nisso...

                                                                                                              • foi por esse mesmo motivo de necessidade de pacote de dados que aqeles limites de uso iam ser postos. Alias, acho que deviam ser mesmo postos, achei maior baitolisse aqela gente q ficou falando q n podia, q tinha q ser ilimitado. Ngn presta serviço de graça.

                                                                                                                O chip é da propriedade do cliente mas tá fidelizado com a operadora, por isso tem que seguir regras se o quiser manter usavel.

                                                                                                                  • Oi!? Que regras? Há regras de como se usar os dados? Não posso usar os dados que EU pago para a operadora como bem quiser? Tenho que usar os dados que já foram pagos ou estão sendo pagos (impostos inclusos) e ainda tenho que pagar por mais um serviço do whatsapp que no momento é de graça e pagar mais impostos? O whatsapp não cobra pelos serviços prestados, como vai ficar isso? Serviços prestados 0 x ICMS (30%) = 0... não faz sentido pagar imposto 2x e pagar por algo que já é de graça. As teles estão incomodadas que procurem outra forma de ganhar dinheiro, se adaptem ao mercado como todas as outras empresas o fazem. Garanto que o lucro pode até ser menor, mas prejuízo a ponto de quebrarem, acho difícil, ou você acha que todo o conteúdo de dados trocados no Whatsapp tá saindo de graça? Pergunta às operadoras se elas querem acabar com o Whatsapp? Só em trafego de dados o Whatsapp deve gerar uma receita absurda para essas teles. Faça me o favor!

                                                                                                                      • primeiramente ; whatsapp nao é gratuito.
                                                                                                                        segundamente: há regras sim, a operadora pode fazer oque quiser com seu chip se estiver nos Termos de Uso e essas porcarias ai.
                                                                                                                        terceiramente: whatsapp nao é gratuito, como ja disse, e por isso deve pagar impostos.
                                                                                                                        quarto: ai nossa q MERDA vc sabia q o Brasil é um dos poucos paises que tem internet movel ilimitada ? Nos outros você paga por o que consome, e se ultrupassar eles n deixam usar mais. Vc reclama com o papo cheio msm.

                                                                                                                          • As operadoras de telefonia poderiam se mexer e disponibilizar apps para ligações utilizando VoIP. A questão é que elas não querem que se utilize VoIP, querem que vc continue tendo que comprar planos de minutos

                                                                                                                        • UAL VC QUER DESCONTRUIR MINHA IDEIA EXPRESSADA NUM COMENTÁRIO "vc nem leu seu cuzao", PARABENS... MAS O CUZAO É VC... KKKKK

                                                                                                                      • "Além disso, temos a questão da qualidade de serviço e fiscalização, já que teoricamente as operadoras passam por uma vistoria rigorosa por parte da ANATEL para que possam continuar a atuar em nosso país."---kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk, ai meu rim.

                                                                                                                        Ai meu pâncreas ANATEL rigorosa????
                                                                                                                        Infelizmente tem o logo desse Órgão ridículo na traseira do meu smartphone.

                                                                                                                        • Essas operadoras.. Kkk Brasil baronil. Há anos oferecendo mas condições de cobertura com ligações caindo cortando e etc. . Daí vem outros serviços melhores, com mais qualidade e menor custo e elas já querem proibir. Kkk é o cúmulo do ridículo se a proibição acontecer

                                                                                                                            • "Além disso, temos a questão da qualidade de serviço e fiscalização, já que teoricamente as operadoras passam por uma vistoria rigorosa por parte da ANATEL para que possam continuar a atuar em nosso país."
                                                                                                                              ---
                                                                                                                              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk, ai meu rim.

                                                                                                                                • Kkk tão indo na onda do UBER VC TAXISTAS. Piada isso. Zuckerberg não vai deixar. Não vai rolar nada. E mesmo assim tem outros apps que já tinham esse tipo de serviço de ligações há bem mais tempo. Quando é pra fuder o usuário/cliente, essas operadoras ganham e são aprovadas. Talvez até sejam pq o governo de titã Dilma quer arrecadar mais impostos. Agora cadê o decreto de não ter validade de créditos? As multas são pagas que a Anatel impõe?

                                                                                                                                    • estão indo na onda da cambada que quer proibir o UBER, isso é totalmente ridúculo

                                                                                                                                        • Daqui a pouco as operadoras vão querer proibir o Wi-fi para lucrarem mais com pacote de dados.

                                                                                                                                          • O futuro das telecomunicações é esse, utilização de dados para ligações por VoIP já existe há um bom tempo e as operadoras nunca se mecheram para disponibilizar este serviço ao público comum porque não interessava economicamente. Agora querem melar a concorrência. Eu sempre achei estranho o WhatsApp utilizar o número do telefone para registrar uma conta e agora as operadoras acharam um ponto fraco para minarem o app.

                                                                                                                                              • É sempre assim, o incopetente poderoso querendo destruir a concorrente criativa,lei natural das coisas cara, aconteceu com radio/Tv, carroça/Carro e agora vai acontecer com """"telefonia"""(muitas aspas)/VoIP

                                                                                                                                                  • Um dos grandes problemas é que existe uma burocracia desgraçada para implantação de novas redes telefônicas, torres e tudo mais, fazendo assim o investimento sendo altíssimo para as operadoras que teriam que manter a qualidade por ordem da ANATEL, essa burocracia vai de uma esfera federal, estadual municipal, tudo bem que ouve uma amenizada a algum tempo atrás, porém as telefônicas não tem incentivos governamentais para poderem investir melhor na estrutura, o que está acontecendo é que a taxa de pessoas que passaram a usar dados subiram drasticamente criando uma discrepância enorme em uso de dados com estrutura de redes atuais, então elas a cada dia tem que investir mais sem incentivos, porém a cada dia perde mais seus lucros por causa de diversos app... eu sempre costumei a dizer que o futuro das operadoras é apenas VENDER PACOTE DE DADOS que não teria preço por MIN e sim por KB o que provavelmente vai ser bem pior ...'

                                                                                                                                                      • Tbm acho. A telefonia tradicional está acabando. O problema é que a qualidade do serviço de dados no Brasil ainda é ruim, mesmo que muito seja por conta do que vc disse sobre as dificuldades de se investir nesse país e todos os entraves burocráticos. Mas se as operadoras querem realmente ganhar, devem investir em serviço de dados realmente de qualidade com preço aceitável

                                                                                                                                                          • A parte do preço aceitável que vai ser o problema, temos o velho COSTUME, vc não viu como a galera surtou quando cortaram a VELOCIDADE REDUZIDA que para falar a verdade quando entrou em vigor, melhorou muito a taxa de transferência, pelo menos na minha cidade, a diferença era perceptivel á quilometros

                                                                                                                                                              • Digo aceitável porque eu concordaria em pagar um pouco mais caro por um plano de dados que realmente me entregasse o que foi contratado.

                                                                                                                                                          • É so mudar para login e senha, podendo ate utilizar o do Facebook que acaba com a polemica e as operadoras ficam sem ter o que fazer... Operadoras deveriam melhorar a qualidade que oferecem serviços e cobrar um preço descente.

                                                                                                                                                            Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                                                                            TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                                                                            TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais