LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp se prepara para bloqueio da função de chamadas por operadoras

01 de outubro de 2015 33

O WhatsApp é o app de mensagens mais utilizado do mundo, contando com quase 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Há algum tempo, o aplicativo começou a receber a função de chamadas de voz em todas as plataformas onde está presente, permitindo que os usuários utilizem a internet para realizar ligações VOIP (Voice Over IP) para seus contatos. Esta ação chamou a atenção de operadoras de telefonia em todo o mundo, fazendo com que diversas delas declarassem o WhatsApp como um serviço "pirata", já que ele utiliza do número de telefone do usuário para realizar ligações sem pagar todos os impostos que este tipo de prática implica, o que consiste em concorrência desleal, segundo elas.

Este tipo de assunto, como não poderia deixar de ser, se tornou cada vez mais forte nas rodas de discussão nos últimos meses, sendo inclusive preparada uma petição por parte das operadoras que atuam no Brasil pedindo a "regulamentação" do WhatsApp. Devido a toda esta tensão entre as partes, é apenas uma questão de tempo até que as operadoras de telefonia encontrem meios de bloquear a função de chamadas de voz no mensageiro, e ao que parece o WhatsApp já está preparado para isto.

Ao se inscrever no programa de tradução do WhatsApp para Windows Phone, um usuário recebeu um interessante e-mail com algumas frases que ainda precisavam ser traduzidas do inglês para o seu idioma (no caso, italiano), dentre as quais haviam dicas para quem enfrentasse qualquer tipo de problema ao tentar realizar uma chamada de voz. As frases, em tradução livre, são:

  • Não é possível realizar uma chamada porque sua rede de dados bloqueia o WhatsApp Calls. Tente conectar em um Wi-Fi e faça a ligação novamente.
  • Não é possível realizar uma chamada porque seu Wi-Fi bloqueia o WhatsApp Calls. Tente conectar em uma rede diferente ou desative o Wi-Fi.
  • Sua operadora de telefonia não suporta o WhatsApp Calls. Tente trocar para outra operadora ou conecte em uma rede Wi-Fi.
  • Sua conexão Wi-Fi não suporta o WhatsApp Calls. Tente mudar para outra conexão ou desligue o Wi-Fi e uso sua rede móvel para realizar a chamada.

Como pode ser visto, a equipe do WhatsApp está procurando meios de alertar aos seus usuários que os problemas que podem ser enfrentados não são causados pela equipe de desenvolvimento do app, jogando toda a culpa para cima das operadoras de telefonia. Isto pode fazer com que muita gente realmente troque de plano caso a sua operadora decida bloquear a função de chamadas do WhatsApp, principalmente em países com um alto índice de resistência a este tipo de prática ditatorial.

Chamadas via WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns ao redor do mundo

Vale lembrar que a Anatel prometeu um pronunciamento a respeito da situação do WhatsApp em nosso país, porém até o momento nada foi dito sobre as formas que o órgão encontrará para regulamentar o aplicativo no Brasil. De acordo com as especulações, é possível que seja necessário o pagamento de uma taxa por parte do Facebook (dono do WhatsApp) às operadoras devido ao uso do número de cadastro de seus clientes para realização de "login" na rede e, consequentemente, para a efetuação das chamadas de voz. Caso isto ocorra, é provável que o aplicativo comece a buscar outros meios de cadastrar seus usuários, sendo o login via Facebook uma das formas mais comentadas.

E você, o que acha de toda esta "briga" entre as operadoras e o WhatsApp? Acha que o serviço de mensagens realmente compete de forma desleal ao utilizar os número de telefone para realizar chamadas de maneira gratuita? Deixe-nos seu comentário abaixo!


33

Comentários

WhatsApp se prepara para bloqueio da função de chamadas por operadoras
  • Bom, só sei que tenho o plano pago da vivo em meu celular e não consigo receber/ligar pelo whatsapp, aparece essas msg. E agora? O que pode ser feito???

      • ai eu pergunto, aonde a lei permite isso?
        sabemos que o cgi , comitor gestor da internet no Brasil, mandou bloquear a porta 25 para escuta de socket.
        fora isso, as operadoras tem o costume de bloquear a porta 80 para escuta no socket, com unica motivar evitar que a pessoa tenha uma pagina pessoal hospedada em seu proprio computador, forçando-a a ter que ter um plano empresarial.
        já vimos decisoes do stf contra as operadoras, favoraveis a clientes que relatavam que ser impedido de ter sua pagina pessoal , infringia a lei de livre pensamento.

        no caso do whatsapp , uma dessas portas é 3478 UDP
        a solução das operadoras é cortar pela raiz, simplesmente bloqueando essa porta.

        tornando-se um crime, pois voce adquiriu o serviço de internet,
        o uso da porta 3478 ou qualquer outra porta não interessa a operadora, se se transmite audio, video, html, jogo, etc

        como dito ai embaixo, o serviço é ruim de voz do whatsapp. é um serviço udp, logo o foco não é a qualidade do áudio e sim a transmissao em tempo real, o que faz que a qualidade do serviço seja ruim.
        porém, é livre escolha do consumidor, se achar o serviço ruim, ele pode optar por usar a ligação convencional.

        sem falar que não existe apenas o whatsapp nem telegram, há varios app e serviços que permitem ligação voIP. as operadoras vão bloquear todas essas portas?

        espero que quem entre na justiça contra as operadoras, tenham pelo menos uma analise tecnica nas primeiras instancias ou no STF. não faz sentido um ministro decidir que a operadora pode bloquear um serviço forçando o consumidor a adquirir outro.

        e quem regula a internet no pais, o cgi-br, que é uma agencia do Estado, proibiu apenas a porta 25 para escuta, não faz sentido as operadoras bloquearem as portas que quiser , forçando o consumidor a consumir um novo produto

          • eu nem coloco credito no meu celular , so coloco de vez enquando por que gosto de mexer na internet de vez enquando e uso os dados da operadora para mexer no watsap nem faço ligação usando os dados da operadora pq sei que vai gastar muito mas nem uso muito a função de voz do watsap e tem n aplicativos que podem substituir a função ligar do watsap. nao fico muito garrado no telefone conversando eu acho uma besteira isso,agente perde tempo demais garrado no telefone conversando a tanta coisa boa pra fazer se querem bloquear podem bloquear fica a vontade

              • ......................

                  • O whatsapp tem que continuar do jeito que está, porque é bom para a população. As empresas telefônicas é que devem mudar o seu modo de atendimento. Tentam arrumar briguinha com o whatsapp só porque esse app é muito melhor do que os serviços de comunicação no Brasil

                      • Tudo roubalheira essas operadoras fica forçando as pessoas a colocarem crédito todo mês aí se VC não utiliza eles expiram bando vagabundos

                          • WhatsApp vs Capitalistas

                              • Que se lasque as operadoras. Prestam m péssimo serviço mesmo...viva o whats!

                                  • As ligações do WhatsApp são ótimas... Mesmo com os dados móveis ela tem uma qualidade ótima.

                                      • Por mim podem bloquear. A ligação pelo whatsapp tem a qualidade tão ruim que nem consigo ouvir a voz da pessoa. Pelo menos aqui é assim.

                                        • e pq esse povo tonto nao instala skype logo entao ? as ligacoes pelo whats sao um lixo de qualquer jeito

                                            • simples é so mudar pra login e senha fica até mais pratico

                                                • N queria q mudasse a forma de login pois dificulta mais a aparição de fakes, n to dizendo q eh impossível no método de login atual mas so usuários mais avançados conseguem soluções para fazer fakes

                                                    • "Sua operadora de telefonia não suporta o WhatsApp Calls. Tente trocar para outra operadora ou conecte em uma rede Wi-Fi."

                                                      Excelente dica do Whats, não vejo a hora de conectar a conta do whats com login e não esperar mais os SMSs deficientes da VIVO...

                                                        • é so mudar.. o próprio facebook tem essa função, é só usar o mesmo login... utilizo bastante, mesmo na rua com o 4G

                                                            • Ué, mas o numero é da operadora? O usuário não pode portar o numero para outras operadoras, então o número é dele? Não vejo problema no whatsapp usar o numero que já é do usuário.

                                                                • Não acho que haja um complô por parte de todas as operadoras, se a maioria tentar bloquear, provavelmente alguma delas vai passar a perna nas demais e liberar o uso da ligação no whatsapp com o seu chip (e algo me diz que será a Tim).

                                                                    • Temos que entender o por que de o Whastapp não mudar seu modo de login. E em terra Brasilis a duas questões que devem ser esclarecidas. Primeiro é o uso dos numeros dos aparelhos móveis que no Brasil são controlados e pertencem a Anatel e então arrendados as operadoras para uso com uma cobrança de valor fixo por numero pagos pelas mesmas a Anatel. Segundo é o enquadramento do serviço do whastwapp como operadora VOIP não apenas aqui mais em todo o mundo, pois o Facebook ao usar um login proprio assume esse perfil de serviço e deverá arcar com os custos desse serviço coisa que, por exemplo, a Microsoft já é enquadrada com o serviço do Skipe. Ou seja ou o Facebook coloca a mão no bolso ou compra outra ferramenta pra conectar a seus serviços.

                                                                        • Como outros disseram aqui, muda a forma de login para que não seja necessario mais usar o numero do telefone para efetuar as ligações. Ai as operadoras tomam no rabo.

                                                                            • Começa a usar IP..

                                                                                • espero q a Google venha logo para o Brasil como operadora de celular pq essas 4 operadoras de lixo oferencem serviços de péssima qualidade.

                                                                                    • rapaz, ai sonhou alto em? se nem nexus vem para cá direito, imagina a operadora project fi da google que só tem nos EUA. Mas seria um sonho mesmo.

                                                                                      • Não vejo a hora dos projetos da google, facebook e etc de internet global ficarem prontos. Essas empresas de telefonia tem que ir tudo a falencia, só se aproveitam dos clientes e oferecem um serviço bem porco.

                                                                                          • Não espere que isso resolva os problemas. O Google tem um serviço de voz e dados ativado no EUA, mas apenas a rede de dados é propria e até por isso pequena. Já os serviços de voz são do tipo Operadora Virtual (MVNO) usando a rede instalada de uma operadora local. Ou seja ele usa o nome deles mas com a rede de outra empresa fazendo o trabalho. No Brasil temos exemplos desse tipo de serviço que são a Porto Conecta (rede TIM) e Assembleia de Deus (rede VIVO). Afinal montar uma rede propria não acontece do dia pra noite e custa uma bela grana, que essas empresas não querem investir pois foge do perfil de gerenciamento das mesmas.

                                                                                              • E a nextel tbm q tem algumas redes próprias e onde não tem usabda vivo

                                                                                                  • Na verdade a Nextel perdeu toda a rede de antenas por falta de pagamento e usara pelos proximos 2 anos uma faixa 2G para voz e outra de 3G para dados da Vivo pagando um valor simbolico. Se ao fim desse tempo a mesma não tiver se restruturado, e a divida não parece deixar, a operadora ou será vendida (o que ninguem parece interessado pela divida ser enorme) ou simplismente deixar de existir (o que se comenta no meio a AT&T espera ansiosamente por acontecer para herdar a consseção sem maiores custos).

                                                                                                • O WhatsApp deveria mudar, ao invés de usar um numero de telefone. Deveriam dar um numero próprio deles.

                                                                                                    • As operadoras são burras, ao invés de incentivar e assim aumentando o consumo de dados dos clientes com as ligações, para gerar mais receita. Ficam de frescura.

                                                                                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais