LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro inicia teste com internet LTE-A no Brasil prometendo velocidade acima de 200 Mbps

29 de outubro de 2015 30

Durante a Futurecom que aconteceu esta semana, a TIM informou os seus planos para os próximos meses ao prometer levar rede de internet 4G para até 400 municípios, além de informar que estar trabalhando na implementação da tecnologia LTE-A no Brasil, o que permite trazer velocidade mais altas de conexão passando dos 250 Mbps. No entanto, a operadora italiana não é a única neste projeto, onde a Claro também informa que está trabalhando em uma solução bastante similar.

Enquanto a TIM está trabalhando em integrar as frequências de operação de 1.800 MHz e 2.600 MHz, a Claro vem testando a combinação da primeira com a banda de 2.500 MHz, o que permitirá ampliar em 30% a velocidade de conexão, também garantindo alcançar uma velocidade de download além de 200 Mbps.

"A ideia é pegar as faixas de frequências que tenham interoperabilidade com o LTE e usar essas fatias como um bloco único, dando mais capacidade de output para o cliente", explicou o Diretor de Engenharia da América Móvil do Brasil, André Sarcinelli.

A primeira cidade a fazer parte dos testes com a nova internet 4G da operadora é Anápolis (GO) por sua alta demanda no uso de dados e por estar em região central do Brasil que facilita a implementação de toda a infraestrutura necessária. Outro fator que ajudou na escolha da região foi o fato de que a cidade goiana já passou pelo processo de ‘refarming’ que converte faixas de frequência do 2G em redes para 4G. Este é o passo inicial para a implementação da rede “4,5G”, como vem sendo chamada pela Claro.

A partir de novembro a Claro tem planos de levar a novidade para algumas cidades paulistas como Taubaté e Sorocaba. No entanto, a capital do estado ficará em segundo plano, por enquanto. "A gente vai avaliar como se comporta, qual a penetração e como esse mercado vai se desenvolver, e em sequência vamos focar onde houver demanda, eventos, estádios, durante as Olimpíadas", disse Sarcinelli.

Assim como a TIM, Claro vem fechando parceria com a Ericsson para implementar a nova rede em São Paulo. No entanto, a operadora vem trabalhando com a Huawei para oferecer a nova conectividade em Anápolis. Claro, para usufruir de toda a velocidade é necessário ter um smartphone compatível com o padrão LTE-A. Atualmente, temos os novos iPhones da Apple e os recentes flagships da Samsung.


30

Comentários

Claro inicia teste com internet LTE-A no Brasil prometendo velocidade acima de 200 Mbps
  • Oq adianta tanta velocidade se existe franquia ? Trabalha primeiro para tirar franquia depois veja questão de velocidade!!

      • verdade nessa velocidade dependendo da franquia é consumida em menos de 10 segundos do que adianta, aqui na minha cidade tem o 3G H+ já atingiu 12 Mbps no tempo que a net diária bugava eu chegava a consumir 20 GB de net por mês mas agr contrato 600MB da vivo e tenho que ficar usando o opera mini pra economizar os dados do que adianta nesse caso ter super velocidade se não pode tirar proveito, os planos são muito caros 10 GB de internet por 49,90 seria um preço super justo mas isso já é sonhar muito

        • 200 MB? Igual o 4G ? Que eram quase 100, mas hj as Teles liberem 5mb, então dessa LTE A vai ser 10mb tipo NET hahahahaha só que bem pior

            • Parem de reclamar, quando não investem, reclamam, quando investem reclamam tmb? Vejo que é a mesma ladainha quando lançou o 3G, e depois o 4G. Mesmo papo do "não melhoram nem o 2G querem por o 3g" ... Ok não tiro a razão, mas se vcs lessem mais saberiam que as operadoras podem trocar as antenas 2G para 4G, então... Elas têm mais que investir em outras redes mesmo, mesmo q devagar, só temos a ganhar. Onde moro só tinha 2G e um 3G iniciando. Agora o 3G ta razoável, ok hj ja deveria ter o 4G, algumas ruas mais distante já têm. Aí entra o argumento de vcs...se não tem o 4G aqui pq querem inventar o 4,5G? Tem razão, mas na prática é assim infelizmente...
              Sendo assim...Entrando o 4,5G ou ate o 5G no mercado, mesmo as demais redes sendo poucas ou ruins, onde era 2G ou 3G já tem q mudar para 4G, Ou seja vai melhorando, pouco mas fazer oque?!. Lembrem-se q a burocracia do Brasil não permite instalar antena onde as Teles querem. A culpa não é só delas. E ao investir numa rede 4,5G logo o 2G desaparece o que obriga se ter no mínimo o 3G e assim sucessivamente, isso demora , claro! não é o mais correto, mas já é alguma coisa. Aos poucos vai melhorando.

                • Em minha cidade a claro não possui nem conexão 3g, imagine 4g

                  • Pra que???? Com planos tão limitados e caros, nem precisa!

                      • Ótima notícia, mas que o preço disso não seja surreal.

                        • Inútil, ninguem vai baixar um seriado bluray no mobile. Tem q melhorar o ping e a cobertura.

                            • Seriado não, não há franquia que suporte. Mas assistir um vídeo, fazer pequenos downloads com mais velocidade sim! É preciso estar em constante evolução. O número grande de usuários tmb derruba a qualidade, então é preciso bandas maiores. Se não, paramos. Estabilizar e melhorar o ping nunca vai acontecer , ou nem tão cedo, para isso isso seria preciso mais antenas, e no Brasil de merda existem mais de 90 leis que difciultam a instalação de uma antena.

                                • Vc precisa de 200mb/s pra ver video? O 4g aqui alcança mais de 40mb/s. Ninguem aqui disse q nao deve haver evoluçao, nem estamos reclamando da evolução. Estamos reclamando da maneira como evolui (da maneira mais inceficiente). O custo de implementar o 6G e o 7G, talvez fosse suficiente pra cobrir o triplo da área se fosse 4G. Mas se vc prefere uma pessoa carregando o video antes mesmo de completar 3 segundos do que duas pessoas carregando num tempo suficientemente rápido, aí eu não concordo e nem confio no seu método de evolução. Não entrei no mérito de ser possível ou não a melhora do ping até pq, não entendo bem do lado tecnico do jeito que vc supostamente entende. Apenas comentei que deve melhorar.

                                    • A implementação de uma tecnologia nova vai reduzir os custos das antigas. Então é vantajoso. Enquanto a tecnologia não chega, as pessoas vão melhorando o IDH local para receber melhor a tecnologia. Por isso que projetos como o Loon e Internet.org são importantes.

                                        • A implementação de uma tecnologia nova NÃO vai reduzir os custos das antigas. O que pode ser afirmado sem provas pode ser negado sem provas.

                                            • Em que mundo vc vive? Tudo que vai ficando defasado tende a baratear, tecnologia não é diferente. Se as Teles avançam em novas redes, mesmo que aos poucos, ganhamos alguma melhora. Enquanto as Teles avançam com o 4G e 4,5G, o 2G vai ficando ainda mais defasado sendo trocado pelo 3G que é o mínimo aceitavel e já custa menos que antes graças ao avanço das tecnologias e vai sendo disponibilizado onde antes não tinha cobertura.
                                              O correto seria investir numa rede e deixar estável como vc falou, mas infelizmente na prática não funciona assim. As Teles preferem acompanhar as tecnologias, ate porque a Anatel pressiona a isso tmb, preferem ganhar com marketing de planos novos e mais caros, afinal é uma oferta mais rápida de navegação a cada tecnologia nova, preferem ganhar com venda de aparelhos, pois a cada rede nova, temos q trocar de cel se quisermos usá-la, e de bônus, não precisam enfrentar a burocracia das autorizações leis municipais e ambientais para instalar uma antena a mais quando necessário, sairia o ideal porem muito + caro, vale mais a pena investir numa rede nova que suporta mais usuários e navega mais rápido e de brinde as operadoras ainda ganham com os citados acima(marketing, planos, aparelhos etc...). É por** do Brasil.

                                                • Amigo, o 3g já foi caro um dia pq tinham poucas torres. Como a capacidade de transferencia era baixa, não podiam todos usarem ao mesmo tempo. Daí então surge o porquê do preço ser alto (lei da oferta e procura). Conforme a demanda cresceu, a oferta tbm cresceu, e hoje, tem trilhoes de antenas por ai. Por isso o preço é baixo. É devido à oferta. Oq vc esta dizendo é q se lançarem um ford ka v8 turbo + kers, o preço do 1.0 vai cair. Não faz o minimo sentido. Quando um serviço se torna barato, a empresa costuma lançar algo mais sofisticado e caro, apenas para não perder a receita que perderia se oferecece o mais barato. Nossa fissura em velocidades maiores faz a claro pensar que poderia aumentar a receita ao lançar uma velocidade maior, pois os consumidores demandam isso. Vim aqui deixar claro q minha demanda é estabilidade, tempo de resposta e cobertura (por essas e outras estou na operadora que estou), q na minha opiniao seria mais util que uma ultra velocidade. Se todo mundo pensasse assim, tenho certeza que seria esse o caminho que a Claro iria seguir.

                                                    • Não é bem assim, o valor sempre abaixa, pode o Ford K não abaixar de imediato, mas ao lançar o sucessor ele baixará de preço, se não baixar, depois de um tempo acontece, pois ele deixará de ser lançamento. O mesmo acontece com IPhone, vídeo games, as pessoas esperam que no lançamento dos sucessores abaixe o valor do anterior, pois a procura será para o sucessor que estará em evidência. Claro que nem há uma regra q isso aconteça 100%. Bom... Cada um tem uma opinião

                                                      Voltando ao assunto. O problema é que as Teles só querem ganhar e explorar o povo brasileiro que é trouxa e aceita tudo. A Anatel e os governantes são corruptos e comprados, por isso elas fozem o que fazem com o povo. O brasileiro aceita tudo, reclama reclama mas não deixa de estar com seus aparelhos conectados. No Japão, se o preço do tamate é alto ou se um serviço não funciona, todos deixam de comprar, e logo o preço é obrigado a cair. Temos que exigir, mas não adianta se as lojas das 4 operadora estão sempre lotadas. Só sabem reclamar, mas não deixa de usar para algo ser feito. As Teles riem da nossa cara. Grandes operadoras estrangeiras quiriam vir pra cá, mas sabendo como funciona essa carroça, foram prudentes em não vir. Estranho lá fora funcionar e aqui não. Lá se o consumidor é lesado a justiça funciona, aqui eles riem de nós, tem empresas que só vão resolver quando a justiça é procurada, outras nem se preocupam.

                                                        • Contaprapostaraqui, as pessoas pensam, as pessoas querem, e vc acha que as Teles não sabem disso?
                                                          O problema é que as autoridades são compradas, e o povo brasil

                                                    • Calma, baixe suas armas amigo.
                                                      Eu não discordo de vc. Só estou jogando a real de como funciona na prática. Óbvio que eu tmb iria preferir um 4G estável e em toda área a um 5G só em algumas regiões.

                                                • To vendo gente gastando o que não tem pra comprar Iphone novo e ''galaxys'' da vida só por causa disso kkkkkkkkkkkkkk

                                                    • Pura palhaçada do pessoal
                                                      do marketing. Ao que tudo parece, essas mercenárias são movidas a marketing.
                                                      Parece ser o único setor que funciona a todo vapor. Pois, se nem o 3G decente
                                                      estas operadoras disponibilizam, quem dirá um 4,5G. Tem que investir na base primeiro,
                                                      para depois ampliar os supérfluos. Tem lugares que nem a 2G funciona a
                                                      contento... Quem dirá outras tecnologias.

                                                      • Se a rede atual fosse estável em 30 Mbps pra mim já estaria ótimo.

                                                        • Não conseguem estabelecer nem a rede atual corretamente e ainda querem "evoluir"... Ai ai...

                                                            Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                            TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                            TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais