LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Denúncia esquecida de cartel das grandes teles volta à tona após limite na banda larga fixa

13 de abril de 2016 35

Uma acusação de cartel formado pelas quatro grandes operadoras de telefonia móvel que atuaria para conseguir relatórios e decisões favorável junto à Anatel, feito em fevereiro de 2013 ao Ministério Público Federal e que, aparentemente, não deu em nada, foi desenterrada por internautas que se mostram preocupados com o assunto em tempos de discussão sobre limite de dados na internet fixa.

A denúncia, feita pelo controlador da Unicel, José Roberto Melo da Silva, que tentava vender a empresa para a Nextel, mas acabou tendo o negócio impedido pela controladora depois que a Unicel teve sua outorga extinta por falta de pagamento. Desde então, as faixas pertencentes à empresa foram leiloadas pela Anatel, que chegou a abrir auditoria para analisar se houve irregularidades na extinção da outorga da Unicel. No entanto, sem pressão da imprensa, o caso ficou esquecido.

A Unicel era controladora da Aeiou, operadora que funcionou por cerca de dois anos no estado de São Paulo e chegou, no auge, a 22 mil usuários. Com foco nos jovens, a empresa não vingou e deixou de oferecer serviços em 2010, deixando dívidas com o governo, a Anatel e funcionários. A venda à Nextel serviria para liquidar parte das dívidas. Melo da Silva viu que não daria certo e tentou partir para a ofensiva contra Claro, Vivo, Tim e Oi e a Anatel, mas o caso acabou esquecido em menos de um mês.

Agora, no entanto, uma entrevista de Christian Gebara, CRO da Telefônica Vivo, ao site Tecnoblog, revelou que a empresa passará a cobrar dos usuários excessos no uso da banda larga fixa, em esquema parecido com o realizado na telefonia móvel. Haveria um contrato especificando uma quantidade de dados que poderiam ser transferidos por cada cliente. Quando ultrapassar esta quantidade, o usuário seria cobrado por cada megabyte extra, igual o que se faz em uma conta de luz ou água.

A mudança irritou internautas. Quem assiste filmes e séries na Netflix, ouve músicas no Spotify ou serviços parecidos, e, principalmente, jogadores que baixam as cópias digitais de seus games pela PSN ou Xbox Live certamente seriam prejudicados. Além do mais, o limite estaria ligado à velocidade, e há regiões em que as empresas não oferecem pacotes maiores por dificuldades técnicas, relacionados à distância da central, que dificulta a oferta de velocidades superiores. Estes seriam os maiores prejudicados, pois certamente ultrapassariam o limite e pagariam a mais sem possibilidade de contratar internet superior.

Há outra questão, ainda. Muitos lugares possuem oferta de apenas uma operadora de banda larga fixa. Não é nada fácil trocar de operadora, como acontece na telefonia móvel. Logo, o usuário fica refém de uma empresa. E ou aceita os termos oferecidos ou fica sem internet, algo impensável hoje em dia.

Aeiou (Foto: Felipe Cepriano/Flickr)

E é aí que entra o revival da acusação de cartel das operadoras móveis. Se as grandes empresas pressionam e vencem toda decisão que a Anatel deve tomar, de nada adiantaria aguardar uma posição oficial da agência sobre o limite da banda larga fixa. O caso, inclusive, aparentemente já está perdido para o consumidor. Superintendente de competição da agência, Carlos Baigorri disse ver o limite como algo positivo. O Ministério Público prometeu investigar o caso no início de março.

Lembrando que a Claro possui participação na Net, principal operadora de banda larga fixa do país, e a Vivo é controladora da antiga Speedy, a segunda maior em São Paulo, além de ter comprado a GVT, que se tornará Vivo a partir de sexta-feira. A Tim também oferece internet fixa, com localização mais limitadas que as duas maiores do setor.


35

Comentários

Denúncia esquecida de cartel das grandes teles volta à tona após limite na banda larga fixa
  • acho que após passar essa coisa toda da lava jato, está aí oo próximo lugar onde a PF deve agir, ou mesmo começar já

      • Pode investigar Ministério Público! Tem muito podre ai! A Anatel tem fortes indícios de corrupção e participação direta no cartel. Lá vem mais um escandalo ai...o da Petrobras vai ser ficha perto desse...

          • O Ministério Público tem que investigar mesmo. Esses caras são mó folgados.

              • estamos sendo uma nova Cuba mesmo,lamentavel ¬¬

                • Eu acho que a vantagem de se trabalhar com Operadoras médias, que não têm abrangência tão ampla assim, faz com que o cliente sofra menos traumas financeiros com relação à Internet. Eu, morador de Uberlândia/MG, assino a Algar-Telecom (CTBC) sem TV, e tenho várias vantagens que ainda não me foram limitadas, principalmente a Internet porque o meu PC fica 16 horas ligado na banda larga de 20Mgb que tem nos atendido a contento. Vejamos por quanto tempo, né? Ainda bem que não moro mais em São Paulo/SP!!!

                    • O único jeito que vejo é a galera além de assinar devem encher as caixas de e-mail da Anatel, Operadoras (mesmo que nem tenham conta lá), encher o Procon e o ReclameAqui. Porque? Se todos nós, eu disse todos, enviarmos 10 e-mail's por dia para essa galera, garanto que vão notar a indignação e iremos quebrar a caixa de e-mail dessa galera. Mas todos nós devemos fazer isso, todos, todos, todos, em 10 minutos a gente manda 10 e-mail's para cada empresa citada. Todos nós, de novo, todos, não esperem que o vizinho vá mandar por você, neste caso a união faz a diferença. De segunda para cá já enviei 180 e-mail's reclamando da limitação e dos preços abusivos e da má qualidade dos serviços prestados. Elaborem um e-mail único e mandem o mesmo para todas as empresas, copia cola, copia cola.

                        • Vc pode por um bot pra mandar msgns por segundo pra anatel, procon, lula, dilma e o diabo a 4 ... ai te pergunto, do q adiantaria ? Você acha mesmo que, esse pessoal no meio desses tramitis nao iram ter algum tipo de lucro, e nós clientes, quem pagara pelo pato ? ACORDO POVO BRASILEIRO !
                          Com toda certeza é preferível pagar muito a mais, do que simplesmente reduzir drasticamente ou ate mesmo suspender o uso de net por um determinado tempo. Ai veríamos muitas dessas empresas quebrarem de vez ! Mas, como somos BRASILEIROS, com toda certeza, vamos pagar pelos excedentes e logo logo isso sera normal. kkkkk...
                          Essas operadoras são trouxas mesmo, eu cobraria aluguel do modem + cabeamento pra ter mais lucro ainda, somos BRASILEIROS mesmo... pagaremos sem nenhum tipo de problema ou remorso !
                          Go go go PT13 em 2018 !

                        • Não se esqueçam que as lideranças do PT, orientação comunista por DNA herdado e parte importante da desGovernança desse Brasil das Propinagem, são os mais interessados em manter os clientes reféns das Operadoras de Telefonia e portanto apadrinhadas pela ANATEL no sentido de aumentar os lucros da Operadoras, fontes de ótimas propinagens indiretas. Aliás, qual é mesmo o verdadeiro significado da sigla política PT? Alguém já ouviu ou viu algum político importante do PT, e das bases aliadas, legislar a favor do consumidor nessa querela envolvendo as Operadoras? Na verdade, nenhum deles mesmo, nem os da oposição se importam também com o povão.

                            • Anatel e nada é a mesma coisa. Esse Brasil não tem jeito mesmo. Operadoras de merda, Anatel é outra merda.

                              • Já tá rolando petição, tem a página do Movimento Internet Sem Limites no Facebook e tem muita coisa rolando, todo mundo tem que pressionar, assinar a petição e curtir a pagina no Face, isso não pode passar! Vamos nos unir!
                                Ah, detalhe né, governinho sem vergonha esse do PT que se diz à favor do povo e por tudo que faz e mais isso de apoiar as operadoras podemos ver que de povo o PT não tem nada!

                                    • Isso é cartel descarado. Nem a OI no auge de seu monopólio e com previsão no contrato conseguiu implantar as limitaçoes. Eles ameaçavam cortar na epoca que todo mundo dividia Velox ( passando os cabos RJ pelos postes da rua... Srsrsrs).

                                      Agora.. Depois de anos vem com esse papo.

                                      O código de defesa do consumidor está para mudar e deveria proibir essa prática de que tudo é "promocional".. Tipo... Se algo é promocional por mais de 6 meses passa a ser contratual... E ponto.

                                        • É verdade, aqueles RS59,90 que você paga de banda larga, os R$119,90 para 150 min de voz e 3GB de internet de pós pago etc., quando você vai abrir o contrato vê que tudo é tido como promocional, que os valores autorizados são bem maiores ainda vc entende que está ferrado. A Oi é descaradamente a mais cara de pau de todas. Ela faz de tudo para burlar a proibição de fidelidade, seus planos só têm preços "adequados" quando você contrata fidelidade, fazendo a simulação os valores sem fidelidade de um combo TV, Banda Larga e Fixo ou até mesmo Telefone Móvel são um assalto, impraticáveis. E mais uma vez, cadê a Anatel, cadê?

                                          • Está o maior reboliço na internet por causa disso.
                                            Hoje mesmo algumas empresas que tem aplicações online já estavam cogitando mudar para offline. kkkkk
                                            Claro que levei na brincadeira, mas vai que acontece mesmo? Hein?
                                            Afunda de vez Brasil.

                                              • Sim amigo, vai acontecer uma mudança radical. O e-commerce vai quebrar no Brasil. Não poderemos mais acessar bancos, serviços em geral, tudo será afetado.

                                                O único jeito que vejo é a galera além de assinar devem encher as caixas de e-mail da Anatel, Operadoras (mesmo que nem tenham conta lá), encher o Procon e o ReclameAqui. Porque? Se todos nós, eu disse todos, enviarmos 10 e-mail's por dia para essa galera, garanto que vão notar a indignação e iremos quebrar a caixa de e-mail dessa galera. Mas todos nós devemos fazer isso, todos, todos, todos, em 10 minutos a gente manda 10 e-mail's para cada empresa citada. Todos nós, de novo, todos, não esperem que o vizinho vá mandar por você, neste caso a união faz a diferença.

                                                De segunda para cá já enviei 180 e-mail's reclamando da limitação e dos preços abusivos e da má qualidade dos serviços prestados. Elaborem um e-mail único e mandem o mesmo para todas as empresas, copia cola, copia cola.

                                                • "Igual se faz com conta de luz ou água".Eu não pago um valor fixo dependendo da pressão da água ou potência de energia que chega em casa.Eu não tenho minha energia ou água cortada depois de usar uma certa quantidade.

                                                    • Anatel não serve para nada no Brasil, estamos sendo massacrados pelas teles pq o governo n faz a sua parte de fiscalizar

                                                        • Mas todo mundo abre a boca para exaltar as maravilhas da privatização da Telebrás. Ok, mas cadê o respeito ao consumidor? Onde que a Anatel cumpre o seu papel? Quem saiu perdendo nisso tudo, no bolso, na qualidade e n oferta de serviços?

                                                            • Se o governo não está nem fiscalizando imagina se fosse o provedor, deus me livre .

                                                                • Ruim privatizada, pior estatizada!

                                                                    • Não sou nenhum defensor da estatização, mas acho canalhice também aqueles que só vêm exaltar os ganhos da privatização. Como se o consumidor não fosse posteriormente penalizado de várias formas, seja nos preços ou na qualidade dos serviços, ou por qualquer outro motivo, como esse. Ao menos havendo mais concorrentes, e nesse caso o governo, forçaria as empresas a não adotar esse tipo de medida.

                                                                        • Culpa é do Governo, bastaria fiscalizar e multar , mas só fazem isso em tempo Copa , o mercado é assim, se deixar as empresas vão sempre querer lucros ao máximo, o estado é o regulador e não está fazendo sua parte.

                                                                            • O estado é fraco. Olha nosso mercado, cadê a concorrência? No papel temos um oligopólio com 4 empresas, o que já é um absurdo, e ainda assim, em vários lugares só uma ou duas delas oferecem os serviços, deixando o consumidor com as mãos atadas.

                                                                              • Cara, olha a Petrobrás aí. Quanto tá a gasolina mesmo? Fora os prejuízos depois da descoberta do esquema de corrupção que a envolvia. Estatais só servem como forma de desvio numa sociedade corrupta como a nossa

                                                                                  • Se enganam aqueles patriotas que acreditam na balela que diz, em prosa e verso, a famosa frase predileta dos políticos corruptos: "O PETRÓLEO É NOSSO, OBAAAAAA!!!", mas esquecem dizer que o "é nosso" significa na verdade: "é só delles". A PETROBRAS tem prejuízo por causa das propinagens e falhas administrativas graves, e, simples assim: aumentam mais uma vez o preço dos derivados de petróleo. Que PRIVATIZEM LOGO ESSE MONSTRUOSO CABIDE DE EMPREGOS, E COM 49% de PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA TAMBÉM! E sem nenhuma participação do desGoverno Brasileiro. Parafraseando o Tiririca: Pior do que está não ficará...

                                                                                      • Não adianta muito privatizar quando as campanhas são financiadas por empreiteiras. O dinheiro entra da mesma forma

                                                                                  • Impressionante como aqui nada q vem do governo funciona .

                                                                                  • Isso é chamado Anacartel

                                                                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais