LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet móvel: Anatel quer dobrar frequência de operadoras para melhorar 4G no Brasil

18 de abril de 2016 9

O sinal de internet 4G no Brasil pode não ser o ideal para muita gente, mas pode melhorar consideravelmente nos próximos anos. Ao menos é o que pretende a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que já prevê o leilão de novas faixas do espectro eletromagnético para operadoras.

A intenção é dobrar a frequência disponível para as redes de alta velocidade, passando dos atuais 897 Mhz para até 1.600 Mhz, por meio da oferta da faixa dos 1,5 GHz.

Além disso, a Agência deve retomar a discussão ainda 2016 sobre a faixa dos 3,5 Ghz, que acabou ficando de lado no último leilão de sobras. Segundo o gerente geral geral de espectro, órbita e radiodifusão do órgão, Agostinho Linhares, é preciso ter cautela na análise de viabilidade.

A faixa tem que ser utilizada, mas garantindo a convivência com serviços existentes. Não existe previsão de rearranjo de frequência. O uso iria para TDD, com venda de blocos de 5 Mhz por 5 MHz, que podem ser agregados. Sempre garantindo a proteção dos serviços pré-existentes.

Por serviços pré-existentes, o executivo se refere ao funcionamento de satélites, que pode ser prejudicado caso a faixa dos 3,5 GHz não seja bem definida antes do leilão. Esse teria sido o motivo pelo qual a frequência foi retirada da última negociação, o que teria deixado o espectro das teles mais limitado.


5G no Brasil

Também devido ao funcionamento de satélites já em órbita, A Anatel, por enquanto, desconsidera reservar a faixa de 28 GHz para leilão do espectro destinado à conexão 5G. A nova geração de redes móveis ainda engatinha no mundo e não tem previsão de chegar no país. Segundo Linhares, são mais de 30 GHz em frequências a ser analisadas para possível uso no 5G, algo que deve esperar para acontecer.

O executivo da Anatel falou durante o evento “O 5G e o Futuro das Comunicações Móveis”, organizado pela Fiesp nesta segunda-feira (18), em São Paulo.


9

Comentários

Internet móvel: Anatel quer dobrar frequência de operadoras para melhorar 4G no Brasil
  • O NEGÓCIO NÃO É DOBRAR A FREQUENCIA MAS SIM FIM DO CARTEL DAS OPERADORAS MELHORAR E COM MUITA QUALIDADE O SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL RESPEITANDO O CONSUMIDOR E SIMMMMMMMMMMMM ABRINDO CONCORRENCIA PARA MAIS EMPRESAS PARA QUE POSSA ABRANGER AINDA MAIS O SERVIÇO EM TERRITORIO NACIONAL

      • NÃO SEI PRA QUE SERVE ISSO PREFERIA MEU 3G COM REDUÇÃO DE VELOCIDADE QUANDO VEIO ESSE DEMONIO DO 4G FICOU COM ESSA FRESCURA DE CORTE ALEM DISSO AQUELA POSSUÍDA SANCIONOU O MARCO CIVIL DA INTERNET ETC.... NEM USO MAIS ESSA TROCA DE INTERNET 4G GASTAVA MAIS DE 50 REIAS POR MES SO COMPRANDO PACOTE ADICIONAL IMAGINO O FILHO DO DEMONIO O 5G COMO NÃO SERA VAI TER QUE PAGAR CADA MEGABYTE INTERNET DAS COISAS NESTE PAIS HAHAHAHAHAHAHA PREFIRO NAO COMENTAR

          • O fato que as operadoras ficaram com sinal muito melhor apos o bloqueio. Eu prefiro mil vezes que bloqueia do que ter velocidade reduzida. Ja navegou no 4G na reduzida para ver o pesadelo que é?

            • Para que 5G, se temos limite para consumo... vai ser a mesma bosta

                • Eles deveriam aboliar o 2 e 3G ou melhorar a rede em no mínimo 90% (rede 2G) e ou 60% ( rede 3G) para que pudessemos respirar mais aliviados.
                  Essa melhora consiste em velocidade e disponibilidade em pelo menos 100% dos municípios acima de 5 mil moradores. Só acho!

                  • Melhorar e acabar com esses pacotes de dados, Internet tem que ser livre, acessar sem se preocupar com gasto de dados, eu tô fora dessa de assinar plano limitado.

                      • Tem q melhorar mesmo! por q aqui só pega 2G e nem se fala do lixo 3G...

                          Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                          TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                          TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais