LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto de lei quer tornar crime qualquer tipo de invasão a sites

27 de abril de 2016 5

Um novo projeto de lei tenta classificar como crime o ato de invadir um website e modificar seu conteúdo. A proposta propõe mudanças no Código Penal e inclui um parágrafo no conglomerado de leis.

A proposta surge logo após o site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ter sido derrubado e uma imagem colocada no lugar. O ato teria sido uma represália, por causa do apoio demonstrado pela entidade para a implementação de franquias de dados na internet fixa no Brasil. O ato foi assumido pelo grupo Anonymous Brasil.

Site da Anatel foi derrubado e uma foto entrou no lugar. Imagem: Reprodução/Site da Anatel

De autoria do deputado federal Vicentinho Júnior (PR-TO), a PL 3.357/15 tenta complementar a lei de crimes cibernéticos (12.737/12), conhecida como Lei “Carlona Dieckmann”, que trata no assunto. No entanto, a legislação já existente criminaliza o ato de invasão apenas quando a finalidade é a obtenção de vantagem ilícita, e isso não se aplica aos casos em que nada é subtraído e apenas o conteúdo de uma página é modificado.

Para o autor, esse tipo de invasão tem sido cada vez mais frequente, e a comissão especial do Senado para o Código Penal deve avaliar a proposta. “Nosso Código Penal é de 1940 e o grande avanço desse mundo virtual, principalmente a utilização das redes sociais, é dos últimos dez anos. É necessária uma legislação moderna e a tipificação de determinados crimes para esse mundo virtual. No mundo da internet e das redes sociais, hoje, não existem regras claras, balizadoras de condutas no que diz respeito principalmente àqueles crimes que ferem a honra, que invadem a privacidade das pessoas”, afirmou.


5

Comentários

Projeto de lei quer tornar crime qualquer tipo de invasão a sites

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais