LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo não vai recuar em franquia de internet fixa e elogia postura da Anatel

28 de abril de 2016 76

O CEO da Vivo afirmou, nesta quinta-feira (28), que a operadora não recuar na sua posição de adotar franquias de dados para os seus serviços de internet fixa. Ele ainda elogiou a postura da Anatel em ter “tomado a frente do debate público sobre o assunto”.

As afirmações foram dadas por Amos Genish, que também lidera a Telefônica. Ele falou sobre o assunto após a divulgação do resultado financeiro da companhia no primeiro trimestre desse ano. A dona da Vivo aumentou o lucro em 179% nesse período.

Durante a conversa, o executivo afirmou ainda que a legislação brasileira permite a adoção da franquia de dados na banda larga fixa. Há, no entanto, quem conteste e diga que o modelo de limitação no consumo de dados fere o Marco Civil da Internet e o Código do Consumidor.

Genish disse também que as regras para essa implantação precisam ser mais claras. “Por exemplo, para usuários low end, deveria ter limite? São várias questões que o debate vai esclarecer. E tenho certeza que as operadoras serão sensíveis. O consumo de banda está crescendo e as operadoras percebem que seria melhor para todos ter ofertas diferentes conforme o uso”, explicou.

GVT

O CEO da Vivo também falou da GVT. O executivo disse que pretende expandir pouco a rede de fibra da operadora em 2016. Apenas duas ou quatro novas cidades devem receber a infraestrutura.

Já em 2017 essa expansão deve crescer, para mais 10 cidades. O objetivo é tornar a tecnologia o carro forte da operadora e propor a migração dos usuários que não possuem o serviço atualmente.

A vida da Anatel. inclusive, não tem sido fácil depois que revelou sua posição em relação a franquia de dados na internet fixa. De lá para cá, o site da entidade já foi hackeado, o Ministério Público Federal já se envolveu na história, o Ministério das Comunicações já deu bronca na reguladora e até o Senado vai abrir uma CPI para apurar o que está acontecendo.

Reação dos internautas

As informações da Vivo chegam após uma série de ações tomadas pelos internautas e por entidades de defesa do consumidor. Um abaixo-assinado, por exemplo, reuniu mais de 1 milhão de assinaturas. A operadora Vivo passou ainda a ser boicotada nas redes sociais.

Após tanta pressão, a Vivo afirmou que vai manter a oferta de planos ilimitados, mas isso provavelmente vai custar mais ao bolso dos internautas.

A Anatel, inclusive, já se posicionou sobre o caso. A agência bloqueou a utilização de franquias até que suas exigências sejam atendidas.

Além disso, um novo projeto de lei poderá impedir que qualquer adoção de franquias entre em vigor no Brasil. A iniciativa parte do Portal e-Cidadania, que inicia projetos populares muito diferentes das petições tradicionais, sendo levado diretamente para senadores quando atingir uma quantidade expressiva de assinaturas dos brasileiros

A Proteste, organização que sempre luta pelos direitos dos consumidores, alega que a mudança é ilegal e não trará benefícios para o usuário. Além disso, ela também criou uma petição online para analisar a opinião dos usuários sobre o assunto.

Outra iniciativa contra a imposição dos limites surgiu no Facebook e Twitter. A página Movimento Internet sem Limites divulga informações e tenta avisar aos internautas o que está acontecendo. Com apenas alguns dias de existência, a página já possui mais de 370 mil curtidas no Facebook.


76

Comentários

Vivo não vai recuar em franquia de internet fixa e elogia postura da Anatel
  • a e por isso que tou sem internet , pois vou liga pra essa porra , e vou cancelar o plano , vou fazer um plano da tim pq essa vivo é uma pouca vergonha

      • Tem que investigar a ANATEL, ta recebendo propina, só cego e otário não vê.

          • Vou ser o primeiro a cancelar essa merda de vivo.

              • A desgraça so vai aumentar a infra estrutura em 17 cidades? Enquanto isso os otários pagam internet do seculo passado com valor superfaturado e qualidade pífia. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkk

                • Não sei porque tanto mimimi por uma simples cobrança por uso, similar a luz eletrica. Aqueles que não estão contente, cancelem seus contratos com as operadoras ao invés de chorar. Se todos os usuários cancelarem ou mudarem para outra operadora, sem usuário pagando, as operadoras serão obrigadas a reverem seus modelos de negocio. è simples, fácil, não depende de governo, Anatel, MP, só depende de vocês, que são usuários.30 dias sem faturamento, as operadoras vão começar a vender planos pela metade do preço cobrado antes black out em suas contas.

                    • Não é bem assim não, em muitas cidades no Brasil a concorrência é péssima ou inexistente, tem vários bairros mesmo em cidades grandes que existe somente uma operadora dependendo até da rua que a pessoa mora, então não adiantaria mudar de operadora pois simplesmente não há outra operadora. Sem contar que todas as operadoras estão se alinhando ao fim da franquia, então também não teria pra onde correr. Se não tiver muito grito e reclamações agora a internet vai encarecer e muito no Brasil por pura e simples vontade de lucros abusivos das operadoras pois os próprios diretoras de teles americanas já afirmaram que franquia não é para investir mais em infra, serve apenas como modelo de negócio para lucrar mais mesmo. Infelizmente não temos no Brasil um ambiente maduro de alta concorrência nas telecomunicações, vida inclusive denuncias de cartel das operadoras.

                        • É sim, não adianta gritar, postar, publicar, fazer abaixo assinado, só quando o faturamento cair a nível critico, beirando a insolvência, que serão atendidos. Aonde moro só tenho 2 opções, é Vivo Fibra ou Net, a GVT era a outra empresa. Não temos muitas opçoes, e moro na Grande SP. As empresas nanicas que fornecem internet, ja quase que fecharam todas, sobraram 2 a Radio, ambas tem cota de consumo desde 2004, ( a Telefonica (Atual Vivo) em 2003 também colocou internet com cota de consumo, mas desistiu em menos de 2 anos depois da implantação)

                          O dia que a Vivo não me atender mais em qualidade, cancelo ela, e não é questão de preço, até porque o preço da internet fibra é barato em SBC.

                          Se todos cancelam, o caixa da empresa vai pro vinagre, e ela é obrigada a mudar a politica, mas os usuários não querem sair da zona de conforto, e ficar um mês sem banda larga fixa.

                          E o mesmo vale para as pequenas cidade e media. Nenhuma empresa sobrevive sem faturamento, isso é fato, e para uma solução rápida, é só cortando faturamento, minando o caixa da empresa.

                          E o correto é pagar pelo uso, é mais justo, porque tenho que pagar o mesmo que uma pessoa que passa o dia inteiro no youtube. Coloca um plano ilimitado, cobre mais por ele e coloque planos por demanda, que pago o quanto uso, igual minha água, luz, ja estive em países que isso é realidade, e funciona bem para usuários normais. Fica bom pra todo mundo, quem usa muito, paga por isso, quem usa pouco, paga o justo. Só acho errado a Cota de consumo, tem que ser por unidade básica de trafego.

                            • Raciocínio de gado. Não é "correto" pagar pelo uso por meio de franquias, isso já se faz com a fatura mensal. Se tá bom pra você, ótimo, mas nem todo mundo pensa só no próprio umbigo feito você, e franquias fixas não servem para todos os usuários. Outra ideia imbecil sua é sobre boicote, coisa que dificilmente ganha tração em alta escala a ponto de quebrar uma empresa, ainda mais para um serviço que muitos consideram "essencial", que é a Internet. Diferente do que sua visão de moleque revolucionário imagina, o brasileiro gosta de tomar no rabo sem questionar muito se houver necessidade de um produto ou serviço. Esperar que milhares/milhões de pessoas, que muitas vezes não possuem alternativas e precisam da Internet para trabalho ou educação, cancelem o contrato é a mesma coisa que esperar a corrupção acabar no Brasil.

                          • Mas é claro que isso ia acontecer, envolve muito dinheiro..... no caso malas cheias de dindin para quem estava resolvendo essa situação nos ministérios e na anatel ficarem novamente a favor do excelentíssimo Cartel das Teles, preparem-se pq agora a enrabada virá em dobro para os clientes dessas empresas.

                              • Temos é que lutar sempre pelo nosso direito quanto a consumidor e trabalhador. Sempre. Se não, quem perde somos nós.

                                  • Acho que não adianta só reclamar, temos que reagir, se não conseguimos
                                    que o senado retire a cobrança de limite da internet fixa, vamos migrar
                                    para a TIM, pois pelo que li é a unica empresa que não vai cobrar pelo
                                    limite de internet fixa, e se isso acontecer a VIVO vai começar e perde
                                    clientes, onde vai ter que voltar atras em sua decisão ou abrir
                                    falência, pois quem mantem a empresa em "pé" samos nós que pagamos pelo
                                    mal serviço de internet e pagamos muito por isso, estou seriamente
                                    pensando em levar meu numero pra TIM como primeiro passo, e depois
                                    colocar internet fixa da TIM tbem.

                                      • Internet no Brasil = serviços de terceira=preços de primeira! ANATEL, recebendo muuuita propina!

                                          • esse Brasil tá uma bosta mesmo viu

                                              • E facil, vamos começar a bombardear o facebook do presidente, acredito que ele pensa ser o dono do Brasil pois ele que quer impor esses limites. Ate hoje nunca aconteceu comigo no plano da NET, utilizo normalmente, mas como somos em 4 pessoas chegamos a 150 gb/mes tranquilamente. acredito que podem ate colocar limites, mas pensem em limites realmente possíveis de ser utilizados, pois 10 gb não da para nada em um mês.

                                                  • Cpi da Anatel. Vamos ver!

                                                      • E por falar em VIVO.

                                                        Durante o filme Capitão America Guerra Civil o smartphone da fabricante chinesa VIVO aparece por três vezes no filme, duas nas mãos do capitão america e outra com o homem de ferro.
                                                        A chinesa deve ter pago uma boa bagatela pra dar as caras no filme.

                                                        • E aí? Vão ficar só sentados reclamando da Vivo? Abandonem essa mercenária e partam pra outras. Sou usuário Velox e fiquei feliz em saber através de uma atendente que os clientes antigos não terão limites de franquia.

                                                            • claro que vai elogiar, a anatel está lhe ajudando nos lucros!

                                                                • Beleza, Vivo. Só para constar, em maio cortarei relações com você. LiveTim instalada hoje.

                                                                    • Que inveja. Queria a Live Tim aqui em Recife.

                                                                        • Mas sabe aquela sensação de mexer em time que está ganhando? Meu contrato é antigo, então na teoria eu não seria afetado pela franquia. Só que está muito caro meu plano. Na Baixada Fluminense os planos de TV e Internet são mais caros que na capital do RJ. Isso aquele corno do presidente da Anatel não coíbe.

                                                                            • Mas eles não fazem nada para benefício dos consumidores. A internet nunca é a contratada, os preços só sobem e agora essa franquia. E não se iluda, logo ele podem inventar alguma coisa para colocarem limites também em contratos antigos. Ou até mesmo aumentar consideravelmente a valor do plano. No Brasil espere tudo e qualquer coisa. Principalmente para ferrar com o consumidor e o trabalhador.

                                                                        • De todas as operadoras disponíveis, acredito que a Claro é a menos pior para o consumidor.

                                                                          PS: Está tão frio que minhas mãos doem ao digitar no teclado do celular. x_x

                                                                            • Enquanto isso, a LiveTim vem em passos de tartaruga. Fica difícil, mas muitos não têm opção. As operadoras sabem disso. Dividem mercado em miitos lugares.

                                                                                • enquanto elas não conseguirem não vão desistir!!! só a lei sendo aprovada mesmo pra barrar de vez essa empresas ridículas.

                                                                                    • mercenários, so querem dinheiro, qualidade nunca teve.

                                                                                        • A MS faz mas não quer vender.
                                                                                          A VIVO vende mas náo quer entregar.
                                                                                          Que dúvida cruel.

                                                                                          • Eu sempre disse que deveríamos focar mais na Vivo, é essa porra que fica pagando propina pra Anatel; além disso, é a Vivo que tem lojas e antenas que podem ser alvos.

                                                                                            • No Brasil é necessário investir nas nossas empresas, mesmo que sejam poucas, a maioria cresce e é comprada pelas maiores. Elas não são burras, não querem perder os clientes.

                                                                                                • Esses espanhóis da VIVO (leia-se TELEFONICA) sempre tiveram inveja e raiva do Brasil e dos brasileiros que são muito maltratados quando visitam a Espanha (grande merda de país aquele). Agora eles tem a chance que queriam para nos aborrecer ao máximo, explorar o que não puderam fazer na época do Brasil Colônia de Portugal. Espero que pelo menos agora nós, brasileiros, não vamos abaixar nossas cabeças frente a mais uma imposição forçada dessa VIVO que será seguida por outras Operadoras internacionais e nacionais também. Talvez, só a ALGAR-TELECOM não participe de mais essa derrama em MG.

                                                                                                  • Tem que fazer essa Vivo falir, pior operadora.

                                                                                                      • olha essa reportagem.... vai ter CPI... é um começo...
                                                                                                        http://www.tecmundo.com.br/anatel/104206-deu-ruim-anatel-senado-abrir-cpi-para-investigar-agencia.htm

                                                                                                          • TudoCelular para de por só como CEO da vivo , da o NOME DO FDP !!!! 179% de lucro e ainda vem com historinha de limitar a internet, ai é fo...a mesmo , e a M da Anatel no lado dessas M de operadoras !!!

                                                                                                            • Como brilhantemente ouvi "o consumidor final não tem culpa de ter aumentado o consumo/tempo que passa na internet, a culpa é da ANATEL e das operadoras que não acompanharam esse crescimento investindo em infraestrutura"

                                                                                                                • pois é... como já tinha comentado em outros canais, eles não vão desistir tão fácil... enquanto não investigar profundamente relação das operadoras com ANATEl , fica difícil... uma lei proibindo qualquer limitação da internet se faz necessário e urgente.... essas operadoras querem mais e mais... são sangue sugas...

                                                                                                                  • Caros amigos há muito mais enterrado , podridão em cima de podridão, operadoras pagando caixinha para conseguir exclusividade de bairros, cidades e tal, não esperem chegar, pois nunca chegará, moro em copacabana( teoricamente o bairro mais conhecido do brasil) e não temos GVT, LIVE TIM estamos presos a mercenária NET ou a oi velox . Quando pergunto o porquê da demora, sendo que em todos os bairros vizinhos possuem, eles nunca sabem explicar

                                                                                                                      • Um shopping aqui em Recife também recebe propina da Oi. Lá, só entra internet Oi. A GVT e outras não conseguem entrar com serviços nesse Shopping. E soube de fontes confiáveis, que os responsáveis pelo Shopping ganham propina da Oi para que só ela atue nesse Shopping. Um verdadeiro absurdo. E olhe que é a pior internet que existe, o dessa Oi.

                                                                                                                        • Alguém me arruma uns coquetel molotov e umas bananas de dinamite? Obrigado.

                                                                                                                          • Meu sonho era vir a vodafone pra k e foder com a vivo e companhia, lixo de operadoras!

                                                                                                                            • o governo acaba de lançar o tal do MECFLIX e querem limitar a net kkkkkkkkkkkkkk "ta serto brazil" net vai durar uma semana de um estudo através de vídeo isso se seu pai, mãe, irmão não usarem a net kkkkkkkk . Obrigado brasil: posso estudar para concurso? NÃO. posso estudar para o vestibular? NÃO. posso estudar para o ENEM? NÃO. posso jogar online? NÃO. posso assinar netflix? NÃO. obrigado brasil kkkkkkkkkkkk exclenete contribuição para o "emburrecimento" dos brasileiros

                                                                                                                                • A vivo tem mais é que morrer

                                                                                                                                    • Só falo uma coisa, a gvt piorou depois que a vivo tomou conta. Minha internet ta oscilando direto.

                                                                                                                                        • Nada de novo sob o sol.

                                                                                                                                            • Boicotem a Vivo... eu ja cancelei meu plano pós desta operadora. Façam o mesmo

                                                                                                                                                • Infelizmente é a única operadora da minha cidade...aguardando a abertura do sinal da claro pra mudar de barco, torre da claro montada a 2 anos e nada de sinal.

                                                                                                                                                  • Tem gente na Anatel ganhando $ com isso.......

                                                                                                                                                      • A vivo está louca, só pq teve crescimento, acha que pode ditar as regras.
                                                                                                                                                        Por isso prefiro a NET

                                                                                                                                                        • Bando de empresas FDP.

                                                                                                                                                            • Lógico que elogia. Afinal, ela paga para isso mesmo. Ou seja, para a Anatel fazer tudo o que elas querem. Mas o que é da Anatel e dessas operadoras sem vergonha está vindo à cavalo. Esperem suas malditas mercenarias. Enquanto isso os preços só aumentam e ela mais que dobra sua arrecadação. E qualidade zero nos serviços e na internet. Espero que a justiça e o Ministério Publico tomem alguma providencia em relação a isso.

                                                                                                                                                                • Vivo tem fogo no cu

                                                                                                                                                                  • A galera de São Paulo tem que dar uma boa resposta a Vivo. Mudarem em massa para NET ou TIM Live!

                                                                                                                                                                    Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                                                                                    TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                                                                                    TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais