LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telecoms culpam clientes que extrapolam nos downloads por bloqueio de franquia

03 de maio de 2016 17

Segundo às operadoras de telefonia e internet, a culpa da imposição de um limite de franquia mensal para o tráfego de dados na internet fixa é culpa dos usuários que consomem muitos dados. Em declaração recente, o diretor do Sinditelebrasil, Carlos Duprat, afirmou que “Não há como garantir qualidade sem disciplinar o uso”.

Ele chamou a atenção para os verdadeiros “vilões” da história, dizendo que 90% das residências fazem um uso de em média 100GB de dados por mês (dados que divergem do que foi postado neste artigo, que mostra que na verdade são quase 150GB).

Já Enylson Camolesi, Diretor de Relações da operadora Vivo, resolveu colocar os “pingos nos is”, afirmando que na operadora, cerca de 2% dos usuários fazem uso de 22% do tráfego; em outras palavras, é como se a empresa direcionasse 20% de seus investimentos para atender apenas a minoria de seus usuários, o que acaba prejudicando os outros que utilizam a internet sem abusar nos dados.

Telecoms culpam usuários que extrapolam no download (Foto: LivePC)

Apesar dos pesares, o argumento acima, que é incansavelmente utilizado pelas telecoms, acaba “caindo por terra” quando, por exemplo, pegamos como referência o modelo de negócios aplicado em países como os EUA, onde usuários que utilizam uma determinada quantia abusiva de dados precisam pagar mais, porém, falamos de um valor fixo, onde há mais transparência e bom senso nas cobranças.

O verdadeiro problema é que as operadoras de telefonia móvel e internet não investem o que deveriam em sua infra-estrutura, vendendo muitas vezes capacidade que não tem, o que acaba causando uma espécie de “engarrafamento” nos dados. É por causa desse “overbooking” que também enfrentamos problemas com nossa internet móvel, que raramente alcança as velocidades que deveria.

Enquanto isso, a ANATEL tenta justificar medidas absurdas como essa, culpando os jogadores de games on-line, porém, ao mesmo tempo esquecendo-se de que estamos na era do streaming de áudio e vídeo e do consumo e captura de conteúdo em resolução 4K.

Televisões 4K e Netflix podem aumentar o consumo de dados consideravelmente

Para finalizar, Duprat também bateu na mesma tecla dizendo que as receitas obtidas não acompanham o crescimento da demanda; comparação há tempos já descartada por grandes empresas de Networking como, por exemplo, a Ericsson: primeiro por ser algo puramente conceitual, sem dados fundamentados, segundo pelo simples fato de que a ampliação da capacidade das redes custa apenas uma fração do que foi investido em sua implementação.

Apesar de toda argumentação, as telecoms ainda tem um trunfo: a falta de uma legislação que as impeça de implementar modelos de precificação a seu bel-prazer; por não ferir o "Marco Civil da Internet", elas podem agir como quiserem, enquanto nós usuários, acabamos nos prejudicando e pagando pelo erro de uma minoria.


17

Comentários

Telecoms culpam clientes que extrapolam nos downloads por bloqueio de franquia
  • Ninguém extrapolou porra nenhuma, o problema é que se essas empresas tem estrutura pra mil usuários, eles vendem planos pra 100 mil.

      • Engraçado que toda essa discussão acerca de franquia para internet fixa começou assim que a VIVO (Telefônica) comprou a GVT e deve ter comprado a Anatel também!

          • Fato é que as operadoras são obrigados por lei a fornecer somente 10% da velocidade contratada. Essa já é uma forma de controle de tráfego.

            • E que culpa tem esses 2% se os outros 98% subutilizam a internet que eles pagam? Eu pago uma velocidade maior não pra receber msg do Whatsapp, mas pra Netflix, Youtube em FHD, midias digitais, etc.Estranho que eles comparam com energia elétrica mas eu nunca vi a empresa reclamar pq vc está gastando muito (a menos que seja absurdo, algo que comprometa a segurança, o que não é o caso da internet).

                • youtubers estão lascados quando a for implementado o limite para fazer o upload de seus videos rsrs

                  • "É por causa desse overbooking que também enfrentamos problemas com nossa Internet móvel, que raramente alcança a velocidade que deveria". E isso essa maldita Anatel vê e finge que tem não nada acontecendo. Essa vendida maldita da Anatel. A gente tem que lutar, se não, vai acabar acontecendo como aconteceu com a internet móvel. Que tinha redução, depois bloquearam. E no fim, não dá nem para acessar 3 páginas na internet móvel com franquia diária. Esperem sentados sem fazer nada que vcs verão.

                    • %u201CNão há como garantir qualidade sem disciplinar o uso%u201D.

                      Mas que qualidade estão se referindo? Então tem que ter menos usuários utilizando a rede para se ter qualidade? É isso mesmo Arnaldo. Já passou da hora delas pararem de torrar dinheiro em propagandas milionárias bonitinhas inúteis para começarem a investir sério nas redes.

                        • FATO! é mais fácil culpar o consumidor que "está utilizando muitos dados" do que a rede que não tem estrutura pra suportar o que eles vendem. É a mesma mentalidade de dizer que um avião caiu pq tinham vários passageiros com sobrepeso, se caiu é pq não tava com estrutura pra voar, em primeiro lugar!É o tipo da coisa, se não pode oferecer um serviço de qualidade e justo, melhor nem oferecer do que ficar fazendo os assinantes de besta, dando 10 ou 20% da velocidade que eles contrataram.

                          • E se elas não estão felizes com o mercado brasileiro, que vendam as suas corporações e mudem para outros países. A Venezuela seria uma boa pedida.

                              • O MUNDO é digital e tudo é ON LINE, isso não tem volta! As TELECOMS são umas fanfarronas. Mudam de discurso a cada semana pra ver se algum deles cola, mas a verdade é que elas estão perdendo espaço para os serviços de streaming de áudio e video. Sem falar que temos uma das piores conexões do mundo e uma das mais caras também. #InternetJusta

                                  • Se o Cliente paga mais ele tem o direito de usar maks

                                      • se pelo menos os limites correspondessem com a velocidade... por exemplo, quem paga 2mb teria que ter pelo menos 20GB de dados, 25mb 250GB, 35mb 350, 50mb 500GB, e por aí vai! Mas os caras querem limitar a pessoa que tem 35mb a 170GB, aí é de lascar!

                                        • Passou da hora de vocês pararem de generalizar e darem nomes aos bois. Telecoms "VIVO"!!!

                                          Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                          TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                          TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais