LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Um passo pro futuro: América Latina ganha primeira rede com tecnologia LTE-A

25 de maio de 2016 10

O Chile acaba de ganhar sua primeira rede LTE Advanced (LTE-A), que foi lançada de início em sua região metropolitana pela operadora Entel. O serviço fornecerá sinal na faixa de 700 MHz com canalização APT (também conhecida como Banda 28).

A implementação do LTE-A coloca nosso continente em evidência; por tratar-se de uma evolução do popular 4G, ele consegue alcançar velocidades de até 1,2Gbps (download) e 568Mbps (upload), algo bem melhor do que os 300Mbps/71Mbps das redes LTE atuais.

Aqui na América Latina, de momento, temos 57 redes LTE disponíveis em 18 países, porém apenas uma LTE-A. E a demanda não parece ser um problema, pois só aqui no Brasil, já superamos mais de 32 milhões de acessos na rede 4G.

Diferente do 4G LTE, que está presente atualmente em 157 países, por ser algo relativamente novo, o LTE-A só encontra-se disponível em apenas 59, com lista crescente e atualizada em tempo real no site 4GAmericas.org:

Presença do LTE e LTE-A ao redor do mundo

Algo interessante sobre esse novo tipo de rede é que através de um recurso chamado "Agregação de Portadoras", o LTE Advanced permite que operadoras combinem bandas em diferentes faixas de espectro para entregar velocidades de navegação ainda maiores a seus clientes.

Vamos torcer para que as operadoras comecem a investir mais em sua infra-estrutura, e esse tipo de tecnologia também chegue ao nosso país, afinal de contas, já sabemos que o celular se tornou o principal meio de acesso à internet por aqui.

Alguns aparelhos top de linha como, por exemplo, o iPhone 6s e 6s Plus, Galaxy S7/S7 Edge, Nexus 5X/6P e Moto X Style já são compatíveis com esse novo padrão de rede.

Apesar do LTE-A mal ter chegado aqui na América latina, a Qualcomm já está testando uma nova tecnologia chamada LTE-U, que promete velocidades de navegação ainda mais rápidas combinando-se com redes Wi-Fi.

  • O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei Nexus 6P ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto X Style ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Um passo pro futuro: América Latina ganha primeira rede com tecnologia LTE-A
  • E não chegará tão cedo aqui no Brasil. E se quando chegar, se chegar, será o preço de uma córnea de tão caro que vai ser. E não vai funcionar como deve ser. Assim como o 4G daqui, nem de longe chega ao 4G real. Brasil, país de corruptos, exploradores e ladrões. País maldito, infelizmente.

      • iPohne SE vendido aqui também é compatível com essa banda 28 TC (ainda bem kkk)

        • de quem adianta 1,2gbps se seu pacote vai estourar em milissegundos

            • Não sei pra que esse desespero todo em velocidades se na prática isso dá em nada.
              - Limitam extremamente a rede a 3+ que chega fácil aos 5MB, mas é limitada e esse mesmos 5 MB é o limite que impõem na 4G que tranquilamente atinge valores maiores.

              -Franquias pífias. Pra que uma pista de corrida super veloz se vc corre um metro e para? É a mesma coisa com o sistema ridículo de franquias.

              -Em resumo. As mercenárias fingem que investem, os consumidores fingem que navegam e a Anatel finge que multa. Tá aí um conto de fadas, ou melhor, do vigário.

              • Aqui só depois de desligar a TV analógica pois em uhf ela usa essa frequência.

                Mas também, com franquia precisamos é de voltar pro Edge ou na melhor das hipóteses o 3G tá bom d+

                  • PQP Aqui no Brasil nem chega a 5Megas

                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais