LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Expansão do 4G: Anatel autoriza compartilhamento de antenas por Vivo e Claro

27 de maio de 2016 2

Vivo e Claro vão compartilhar mais 180 antenas de rede de radiofrequência em áreas rurais para tentar cumprir metas de cobertura da tecnologia 4G. A Anatel aprovou a medida na última quarta-feira (25), prevista no edital de 450 MHz e 2,5 GHz, referente à primeira licitação do LTE no país.

Com isto, as duas operadoras chegarão a um total de 412 estações rádio base (ERB) compartilhadas. Em 2014, um acordo já previa 186 ERBs, número ampliado em janeiro de 2015 para 232. Estes compartilhamentos fazem parte de uma estratégia para cumprir metas de cobertura rural do 4G exigidas no edital. Além das duas frequências inicialmente previstas, a Anatel também já liberou algumas outras, como a faixa dos 850 MHz.

Em abril, o governo Dilma Rousseff sancionou a Lei Geral das Antenas com o objetivo de desburocratizar a instalação de novas antenas e ampliar a cobertura do 4G no país. A tecnologia ultrapassou os 32 milhões de acessos em março deste ano, de acordo com a Telebrasil, mantendo-se acima da meta. Esses acessos, no entanto, estão vastamente concentrados em áreas urbanas, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo.

A tecnologia LTE ainda caminha a passos lentos no Brasil. Segundo a Anatel, o número de aparelhos com suporte ao 4G ultrapassou pouco mais da metade dos dispositivos com acesso ao 2G em março de 2016. O órgão regulador já estuda dobrar a frequência das operadoras como um meio de tentar melhorar o sinal.


2

Comentários

Expansão do 4G: Anatel autoriza compartilhamento de antenas por Vivo e Claro
  • pois é... criaram ou impôs limite de dados para celulares, com ideia q a limitação traria uma experiencia melhor para o usuário... balela... limitação trouce para as teles, mais dinheiro para seus caixas... penalizando o consumidor, planos caros, q não atende de fato o que o consumidor quer.... se vc quer algo mais ou menos não tem diferença de preços ou são caros q te obriga a optar por venda casas... incrível q essa pratica ainda impera no país .... se caro um plano só de dados, o q ofereçe é bem mais caro e limitado q conbinar com voz e sms... se quero apenas serviço de voz..segue o mesmo estilo...

      • pena nao termos planos a preço justo com uma franquia de dados que seja suficiente para tirar real proveito da tecnologia 4G, pois se for pra usar o 4G pra baixar apps e ver videos consome se facil facil 1GB de dados em poucoa minutos, é como se tivessemos uma ferrari e ela viesse abastecida com apenas 1L de combustivel e esse combustivel é bem caro, vc conseguiria acelerar bastante mas com poucos Km ficaria sem combustivel, msm cpisa o 4G vc vai comseguir baixar dados muito rapido mas com poucos min consumira toda sua franquia

          Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

          TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

          TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais