LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisa do Senado mostrou o óbvio: 99% são contra franquias de dados na internet banda larga fixa

17 de junho de 2016 12

O DataSenado realizou uma pesquisa para saber a opinião da população a respeito das franquias de internet, entre 16 de maio e 15 de junho, e o resultado não poderia ser diferente: ninguém quer a internet fixa limitada. Ou quase ninguém, já que os resultados mostram que 99% são contrários ao modelo de franquias de dados e 1% é a favor.

Foram 608.470 internautas que participaram da enquete, um recorde de participação nas iniciativas do instituto de pesquisas do Senado Federal. 64% dos participantes afirmaram que com a limitação a qualidade dos serviços de banda larga fixa vai diminuir; 32% acreditam que permanecerá igual e apenas 2% acreditam que haverá melhoria da qualidade. 95% dos respondentes afirmam que a satisfação dos clientes vai diminuir caso a mudança seja realizada.

Além disso, 89% acreditam que os gastos dos clientes vão aumentar com os limites de franquia; 6% dizem que vão diminuir e 4% afirmam que permanecerão iguais. Isso contraria as alegações da Anatel e das teles, que afirmam que o modelo de franquias disciplinará os usuários a um "uso consciente" da banda larga.

A pesquisa também incluiu uma pergunta para saber se os internautas são contra ou a favor do bloqueio de aplicativos por decisão judicial. Como resultado, 87% se mostraram contra e somente 8% a favor. Por fim, 91% dos usuários acreditam que limitar o consumo de dados é contra o Marco Civil. Confira os gráficos abaixo:

Felizmente, os usuários não estão sozinhos, uma vez que há pelo menos 25 projetos de lei tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para proibir as franquias de dados, de acordo com o Ibidem (Instituto Beta para Internet e Democracia).

A Anatel, que já havia dito que as empresas poderiam decidir sem intervenção da reguladora ou do governo, foi "repreendida" pelo Governo e pelo Comitê Gestor de Internet, que afirmou que não cabe à agência decidir sozinha.


12

Comentários

Pesquisa do Senado mostrou o óbvio: 99% são contra franquias de dados na internet banda larga fixa

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais