LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem amarras: mais de 74% ameaça mudar de operadora se for implantado limite na banda larga fixa

28 de junho de 2016 12

As operadoras que se preparem se seguirem com o plano de impor limite de dados na banda larga fixa. De acordo com uma pesquisa realizada pela CVA Solutions, 74,4% dos assinantes trocariam de prestadora de serviço caso passasse a ser praticada a limitação na internet, não importa como: seja cortando o acesso, cobrando uma taxa adicional ou até mesmo reduzindo a velocidade.

Como alternativas, a internet do celular é citada por 11,3% como 'plano B' para o momento em que a banda larga fixa ficar inacessível. Outros 11,1% preferem assinar um plano com franquia maior, e 7,5% admitem reduzir o consumo para evitar problemas. O estudo ainda detectou que 60% dos usuários assistem filmes ou fazer algum outro uso da internet que consome bastante dados.

A pesquisa revelou ainda que, no geral, o brasileiro está insatisfeito com o serviço de internet fixa. Ainda mais gente gostaria de trocar de operadora se fosse mais fácil migrar: 74,5% dos entrevistados. O sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, explicou que esta satisfação, no entanto, está mais ligada atualmente aos preços cobrados do que à qualidade do serviço.

Diminuiu o nível de problemas com os serviços, mas aumentou a insatisfação com os custos. Isso está abrindo espaço para as operadoras de internet pequenas, como a Via Rádio, e possibilitando planos para cortar a TV por assinatura e substituí-la pelo Netflix e TV aberta.

Internet em alta e combos em baixa

TV + internet + telefone

O brasileiro está cada vez menos interessado em fazer as compras casadas de serviços, chamadas combo pelas operadoras. De acordo com os dados da CVA Solutions, 34,5% dos consumidores assinavam mais de um serviço simultaneamente, fatia que caiu para 33,3% em 2015.

O brasileiro está cada vez mais interessado apenas na internet. Há dois anos, 17,4% assinavam apenas este serviço, fatia que aumentou para 21,4% em 2014 e chegou a 31% em 2015. Já o telefone fixo desperta cada vez menos interesse do consumidor, como observou Cimatti:

Os telefones fixos estão em queda expressiva. Eles só se sustentam dentro dos combos.

TV por assinatura x Netflix

Cerca de 11% diz ter deixado TV por assinatura para ficar com Netflix

Já a TV por assinatura possui, proporcionalmente, ainda mais descontentes. São 75,9% os que dizem querer mudar de marca, mas permanecem com a mesma operadora por acharem muito complicado fazer a migração. O motivo mais citado foi a busca por preços mais baixos.

O número de assinantes que admitiu ter cancelado a televisão por assinatura por causa da Netflix foi de 11,5%. Essa fatia de consumidores, no entanto, disse seguir acompanhando a televisão aberta, também.

A pesquisa entrevistou um total de 4.387 assinantes de banda larga fixa, 4.036 de telefone fixo e mais 4.502 clientes de televisão por assinatura.


12

Comentários

Sem amarras: mais de 74% ameaça mudar de operadora se for implantado limite na banda larga fixa
  • Quem tem Live Tim, COPEL Telecom e Sercomtel tá rindo a toa hehe.

    • O correto seria empresas de fora entrarem no Brasil nesse segmento de banda larga....mas a burocracia é tanta que acho que elas acabam desistindo, ou tb nem sei se podem entrar talvez seja bloqueado p empresas de fora virem p o Brasil investir nessa área, pq dai assim as empresas que já estão aqui podem continuar com esse cartel que é hj....

        • oi é da portugal telecom; tim é italiana; vivo é espanhola (telefonica); claro é da america movil. todas elas têm capital estrangeiro por trás.

            • Sim nesse sentido eu sei que tds em capital estrangeiro e que nenhuma delas é 100% brasileira, mas eu me refiro assim, hoje entrar uma Google da vida por exemplo e querer criar uma operadora de telefonia e internet, seria possível ou tem muitos empecilhos... nesse sentido....pq mercado pra isso tem se entregar produtos com qualidade tem e muito....

            • É o certo... Ninguém é obrigado a pagar por um serviço limitado...

                • A impressão que tenho, é que quando comecou a se popularizar a tv a cabo, as operadoras gastaram todas as suas economias em suporte e aparelhos de tv, mas não contavam com a popularização maisor ainda da internet, que fez todo mundo esquecer das tv's, e agora as operadoras ficam tentando empurrar tv a cabo em todo mundo, pra nao engolir o prejuizo....

                  • Vai para onde? todas tem limitação... live tim só tem no rio e são paulo e mesmo assim em alguns setores...

                      • moro num bairro chamado Jd. São Nicolau na zona leste de São Paulo, que só quem mora nesse bairro sabe que ele existe (sério, tem gente que mora em bairros vizinhos e se eu perguntar onde fica o Jd. São Nicolau vão dizer que não conhecem) e aqui tem Live TIM graças a Deus. A NET é cara d+ com esses planos casados, e a Vivo, outra bosta.

                          • Live Tim só em pouquíssimas regiões da cidade do Rio. Basicamenge áreas nobres, ou seja, não atende o grande público. Em Niterói e São Gonçalo há a Predialnet. Fora isso acho que não dá pra fugir das grandes operadoras e suas imposições. Se o consumidor não vencer essa queda de braço do limite de dados com a Anatel e as teles, não vai ter escapatória.

                            Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                            TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                            TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais