LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

De olho nos Jogos, operadoras ampliam cobertura 4G no Rio e 'esquecem' resto do país; diz OpenSignal

26 de julho de 2016 5

Um estudo da OpenSignal com todas as operadoras de telefonia móvel no Brasil revela que as Olimpíadas provocaram investimentos maiores no 4G no Rio de Janeiro, mas com um prejuízo. Por conta dos Jogos, as teles teriam deixado o restante do país de lado, com crescimento de cobertura muito baixo.

O relatório considera mais de 85 mil medições via aplicativo no smartphone, feitas no período de fevereiro a abril de 2016. O estudo mediu tanto a cobertura quanto a velocidade e latência das redes 3G e 4G de Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel. Com exceção do estado carioca, o crescimento da malha de dados foi, no mínimo, modesta.


Um trecho do relatório diz que:

As operadoras, obviamente, foram forçadas a prepararem suas redes para os Jogos Olímpicos; no entanto, a nível nacional, a disponibilidade e a velocidade do 4G ainda deixam muito a desejar.

Os resultados por operadora deixaram clara a vantagem da Vivo sobre as demais concorrentes. A empresa da Telefónica SA foi a melhor na maioria dos critérios avaliados pelo estudo: velocidade de download no 4G, 3G e no geral, além da cobertura do sinal 4G. A última colocada foi a Oi, liderando somente no quesito latência da rede 3G e ficando no fim da fila no restante dos quesitos.

Má vontade das teles?


Embora deixe claro que a expansão da rede 4G só ocorreu de forma mais acentuada no Rio de Janeiro, deixando o restante do país praticamente estagnado em áreas cobertas, a OpenSignal aliviou a pressão sobre as operadoras. Segundo a entidade, as teles devem "ser perdoadas por dedicarem atenção ao Rio".

O relatório lembra que o mesmo ocorreu por ocasião da Copa do Mundo em 2014, quando houve investimento a mais nas cidades-sede para dar conta da sobrecarga vinda dos visitantes, responsáveis por 26.7 terabytes de tráfego. Dois anos depois, o número de assinantes 4G cresceu muito, assim como a expectativa pela qualidade da conexão.

Se foi difícil atender a demanda na Copa, deverá ser ainda mais desafiador durante as Olimpíadas, mesmo que seja só em uma cidade.


5

Comentários

De olho nos Jogos, operadoras ampliam cobertura 4G no Rio e 'esquecem' resto do país; diz OpenSignal
  • O estado do Rio de Janeiro é fluminense e não carioca.

      • Esperar o q do Brasil...

          • Perdoadas o kct, quem é cliente deve receber um serviço de qualidade em qualquer lugar, não só quando um evento internacional acontece

              • Pois é, concordo. A dona Oi, mesmo tenho 15Megas mais só chegava 7, 8 e até 10Megas de velocidade. Ai fui analisando e analisando só veio 7 direto liguei pra lá pra eles e sempre acompanho a velocidade. Eles realmente fizeram a manutenção devida e não baixa de jeito nenhum e se baixar a velocidade ligo pra lá reclamando de novo. Já não temos uma qualidade de sinal digna imagina agora com essa Olímpiadas? KKKKK ::/

                  • E aí como fica nós Brasileiros de outras regiões cidades e estrangeiros que veem ao Brasil para outras cidades que não sejam o RIO, ou seja, que venham para outros fins que não sejam esses malditos eventos olímpicos.

                    Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                    TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                    TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais