LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oi e Telefônica/Vivo perdem mercado de banda larga fixa em suas regiões de origem

09 de agosto de 2016 0

A Anatel divulgou, nesta segunda-feira, 8, os relatórios de acompanhamento do setor de telecomunicações no Brasil, sendo um deles o da banda larga fixa. Um fator que chama a atenção foi a perda do domínio de Oi e Telefônica/Vivo em suas áreas de origem. Enquanto a primeira viu uma queda próxima dos 30 pontos percentuais em sua fatia de mercado na região I (que engloba os estados de RJ, MG, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AP, AM, RR), a segunda perdeu um pouco menos de 20 pontos percentuais em São Paulo entre os anos de 2008 e 2015.

A Oi, antiga Telemar, viu seu domínio reduzir em sua região de origem com a chegada de concorrentes como GVT (adquirida pela Vivo em 2014) e Net (do grupo América Móvil). A primeira foi a que mais cresceu no período nestes estados, indo de praticamente zero em 2008 a cerca de 12% atualmente. Já a fatia da Net aumentou dos 10% para cerca de 25%.

Esta realidade se repete na região II do Plano geral de Outorgas da Anatel. A Oi adquiriu a Brasil Telecom, originária dos estados de DF, GO, MS, MT, RO, AC, SC, TO, PR e RS, e também perdeu fatia de mercado na área, porém ainda mais: era responsável por cerca de 73% em 2008, e hoje fica com cerca de 36%, numa queda de quase 40 pontos percentuais (veja gráfico).


Enquanto isso, em São Paulo, a Telefônica/Vivo detinha cerca de 68% da fatia do mercado em 2008, e hoje abocanha pouco menos de 50%, apesar de ainda se manter na dianteira. Já a Claro/Net subiu dos cerca de 15% para perto de 45% atualmente. O estado paulista vê praticamente um duopólio das duas empresas, com outras, inclusive Tim, Oi e Sky/AT&T dividindo uma fatia menor do que 10% entre si.

Aumento no número de acessos

A perda do domínio, no entanto, não deve ser vista como um problema para as empresas. Enquanto elas viram suas fatias de mercado caírem bastante em suas regiões de origem, todas as operadoras tiveram crescimento no número de acessos na banda larga fixa nesses últimos oito anos.

A Oi tinha menos de 2,5 milhões de acessos em 2008 na região I, e hoje registra quase 4,5 milhões. Na região II, tinha mais ou menos o mesmo número há oito anos, chegando próximos dos 3 milhões hoje. No total, a Oi aumentou de quase 4 milhões para acima dos 6 milhões de acessos na banda larga fixa em todo o território nacional.

Já a Telefônica registrava pouco menos de 3 milhões de acessos no estado de São Paulo em 2008, número que atualmente beira os 5 milhões. A operadora ainda obteve crescimento em todas as outras regiões, e hoje passa dos 7 milhões de assinantes da banda larga fixa considerando todo o Brasil.



0

Comentários

Oi e Telefônica/Vivo perdem mercado de banda larga fixa em suas regiões de origem

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais