LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Claro concentra 30% da banda larga fixa no Brasil; participação da Vivo e Oi despenca

24 de agosto de 2016 3

Três grupos de telefonia concentram a internet banda larga fixa no Brasil: Claro, Vivo e Oi. As informações foram divulgadas pela Teleco e indicam ainda perda de participação da Oi, à beira de ter a falência decretada.

A Claro, que em 2013 tinha 29,7% do share de mercado, registra participação de 32,1%. A Oi, que tinha 29,5% há três anos, apresenta 24,4%. A Vivo, curiosamente, também sofreu uma queda da participação e hoje tem 28,4% do mercado nacional.

Oi em queda vertiginosa desde 2013

A situação pode ser lida como oligopólio, já que poucas empresas concentram o serviço, o que torna mais fácil pressões para alterações benéficas para o setor e nem sempre favoráveis aos clientes, caso recente da tentativa de instituir, por meio da Anatel, limite de banda larga fixa. A concentração do serviço em poucas mãos também é ruim para os consumidores pelo fato de menores ofertas, inovações e diversidade de preços.

Claro, Oi e Vivo concentram o serviço há anos no país

Os dados de que a internet de banda larga fixa é concentrada na mão de poucas empresas é importante para reivindicações dos consumidores. Segundo informações da OpenSignal, a maioria dos acessos no país é feito por redes de Wi-fi, o que mostra uma certa dependência dos usuários em relação a telefonia fixa. Quase 60% dos acessos são nesta modalidade. Apesar disso, os brasileiros utilizam cada vez mais smartphones para acesso à internet, conforme divulgado recentemente em pesquisa pela Kantar.


3

Comentários

Claro concentra 30% da banda larga fixa no Brasil; participação da Vivo e Oi despenca

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais