LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uber afirma que carros autônomos ainda são inseguros sobre pontes

26 de agosto de 2016 2

Logo após Singapura estrear o primeiro serviço de carros autônomos no mundo, a Uber, que se prepara para iniciar os testes com a sua própria frota, deu algumas declarações polêmicas sobre a segurança desse tipo de veículo, principalmente ao atravessar pontes e explicou o porque de agir com calma, tendo certeza de que a população mundial estará pronta para utilizar esse serviço.

De acordo com Raffi Krikorian, diretor de engenharia da Uber, os carros autônomos ainda não estão 100% prontos para substituir por completo a direção humana, já que o programa controlador muitas vezes não é capaz de identificar prédios ou pontos de referência, principalmente em pontes, através das câmeras do veículo.

Na explicação de John Dolas, cientista da computação do Instituto de Robótica Carnegie Mellon, a condução humana ainda é a mais segura, principalmente em algumas situações como em manobras, por exemplo, das quais o motorista consegue agir com mais rapidez e inteligência por conta do reflexo de seu sistema nervoso. Nesses casos, o software que comanda a direção pode acabar ficando confuso e cometer ele mesmo algum acidente, principalmente sobre pontes.

Existe muita infraestrutura na ponte acima do nível do carro que nós humanos levamos em consideração. Mas quando o sensor detecta coisas sem ter o conhecimento que nós temos... você pode imaginar que os cabos de sustentação passando pelos lados da ponte pode ser confuso", explica o cientista.

E você, leitor, quando o serviço for lançado aqui no Brasil, um dia, vai confiar de atravessar lugares como a ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, por exemplo, e correr o risco de cair na água da Baía de Guanabara ou confia cegamente nesse tipo de tecnologia? Lembrando que inicialmente os veículos da Uber vão contar com um motorista a bordo em caso de alguma acidente mais grave acontecer. Deixe sua opinião nos comentários!


2

Comentários

Uber afirma que carros autônomos ainda são inseguros sobre pontes

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais