LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel e TCU entram em conflito por causa das operadoras de telefonia móvel

19 de setembro de 2016 13

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por ser um órgão regulador, deveria em sua prioridade, defender os direitos do povo. Porém, como observamos, muitas vezes suas ações parecem ir em sentido contrário, beneficiando as empresas e prejudicando os usuários, como no caso das franquias de internet banda larga. De acordo com uma declaração recente do TCU (Tribunal de Contas da União), a mesma tem falhado em cumprir seu papel e fiscalizar as operadoras de telefonia no Brasil.

O TCU não substitui a Anatel, mas concluímos que há um enorme deficit regulatório que causa prejuízos aos usuários de celular", afirmou o ministro Bruno Dantas, relator de uma auditoria feita tribunal.

De acordo com a inspeção, as empresas de telefonia têm gastado mais de R$ 16 bilhões anualmente para cumprir as metas estabelecidas pela Anatel, porém essas não tem muito efeito na prática. Entre elas, por exemplo, está a melhora na entrega de chamadas completas, sem que sejam interrompidas por algum motivo. Porém, de acordo com o TCU, diferente como apontam os relatórios, isso não tem acontecido de verdade.

Entre outras cobranças feitas pelo TCU à Anatel está a melhor apuração das reclamações feitas pelos clientes, que muitas vezes acabam servindo de nada. Ainda segundo o tribunal, a troca de multas aplicadas por novas metas a serem cumpridas pelas operadoras acabaram se tornando um método para as mesmas não cumprirem os prazos determinados. Para exemplificar, a Oi fechou um acordo desse tipo com a Anatel e, logo depois, solicitou recuperação judicial.

A Anatel preferiu ignorar as declarações e, até o momento, não comentou o caso.


13

Comentários

Anatel e TCU entram em conflito por causa das operadoras de telefonia móvel
  • blá blá. O mesmo de sempre!

      • ANATEL -agência reguladora não regula os setores. Vai a reboque dos interesses corporativos e de grupos politicos. O resto é bobagem!

          • TCU... Manda ver... ANATEL foi corrompida a tempos

              • Entidade satânica que quer ir junto com as teles e aumentar o valor dos meios de comunicação dizendo que muito uso aumenta os custos, quanta balela!

                Aumenta os custos é você passar mais de 10 minutos esperando abrir uma imagem e, no final, a imagem está quebrada por que a velocidade não foi suficiente.
                Aumenta os custos é você deixar o PC ligado pra baixar um app e dar erro na metade do download.
                Aumenta os custos é você recarregar uma página varias vezes, pois a internet está tão reduzida que os scripts não são carregados completamente.

                O que é "economizado" pela redução de velocidade que a Anatel autoriza às Teles fazer, se reflete na conta de energia elétrica no final do mês, na emissão de gazes poluentes do efeito estufa, na dignidade da pessoa e ainda fere o direito das pessoas à terem acesso ao conhecimento que a internet pode oferecer.
                Assistir vídeos com a internet reduzida? Impossível. Só serve pra WhatsApp em texto!

                Dignidade Anatel, dignidade!

                  • A anatel e mais uma que tem muinta propina em jogo por isso nao vai envestigada

                      • Mais uma para o Ministério Público investigar.

                          • Anatel não serve para nada mesmo. A internet dos municípios do interior é horrível. A medição de qualidade não deve ser medida só em capitais ou em cidades grandes

                              • #fechaanatel não serve para nós essa porcaria de intuição fechamento para ela vamos fazer uma campanha para isso, juntos somos fortes.

                                  • A Anatel é um cartel institucionalizado das empresas de telefonia movel para que outras empresas não entrem no setor. Por isso ela deveria ser extinta!

                                      • Exato, mas não é apenas a telefonia móvel que é cartelizada no Brasil, tudo, praticamente tudo é cartelizado no Brasil através dessas agências reguladoras, sempre digo que governo tem que ser EXPULSO da economia, imagine só, dos 500 deputados mais de 300 sofrem algum tipo de processo na justiça. essa gente tem mesmo capacidade de "cuidar" da economia?! Não estou nem entrando em debate ideológico, mas simplesmente usando a lógica, como mais de 300 bandidos podem "cuidar de uma economia?!

                                        • E onde está a promotoria pública e o Governo Federal? Estão mordendo uma fatia dos benefícios recebidos pela ANATEL também?

                                          • Pau na Anatel! kkkkkkkkkk

                                              Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                              TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                              TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais