LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem acúmulo de franquia no RJ: STF julga caso a favor do bolso das operadoras

29 de setembro de 2016 15

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ser inconstitucional a Lei nº 5.934/11 do Estado do Rio de Janeiro, segundo publicação feita nesta quarta-feira (28/09). A lei autoriza que os clientes acumulem franquia de minutos não utilizados do período anterior.

Os ministros acompanharam por unanimidade o voto do relator Dias Toffoli, que considerou inconstitucional a lei sob o argumento que o texto viola o artigo 22, inciso IV, da Constituição Federal, que estabelece que somente a União pode legislar sobre telecomunicações.

A lei em questão está envolvida em um imbróglio jurídico desde que foi sancionada. Na prática, a lei garantia a legalidade sobre o acúmulo das franquias de minutos mensais oferecidas pelas operadoras de telefonia, fazendo com que os minutos não utilizados no mês de sua aquisição fossem transferidos para os meses seguintes - o que parece ótimo para o consumidor.

A ação foi proposta pela Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).

A mais alta instância do judiciário brasileiro continua a trabalhar para regulamentar a questão da telecomunicação no Brasil. Esta semana, o ministro Edson Fachin determinou que uma audiência pública seja realizada para debater a questão do bloqueio de mensageiros em caso de não cumprimento de decisões da Justiça. Enquanto isso, os brasileiros seguem descontantes com a nova política de compartilhamento de dados do WhatsApp.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu recentemente também que empresas que utilizam os números "0900" precisam de uma autorização especial para funcionar. O prefixo é normalmente utilizado para números promocionais, sorteios e serviços de entretenimento.


15

Comentários

Sem acúmulo de franquia no RJ: STF julga caso a favor do bolso das operadoras
  • O que deveria ser aprovado é o consumo direto dos serviços. Ao invés de vender pacotes, cobrar unitariamente: minutos, mensagens e megabytes. Os planos só iriam aumentando o preço e o custo reduzindo. Bastaria definir um prazo maior para a validade ou desconto para quem acaba com tudo rápido.

      • Esse STF está se achando a última coca-cola do deserto. A última cocada preta do universo inteirinho. Só pode. Eu paguei, eu comprei e paguei por eles. Ninguém, eu disse NINGUÉM pode dizer quando eu devo consumir os dados, seja de voz ou de dados. Acho que esse pessoal não sabe o que significa lógica, né. É a mesma coisa que se eu fosse no supermercado e comprasse uma caixa de biscoitos, e se se não consumisse num mês, o mercado ou a fábrica fosse lá pegar o que eu paguei mas não consumi. É ridículo isso. O cliente nunca tem direitos a nada, né. Eles só servem para serem explorados mesmo. Mas isso, só aqui nessa merda país chamado de Brasil.

          • Só está esquecendo que o pacote de biscoito fica armazenado na sua casa e não na sede de uma empresa de telecomunicação.

              • Sim. Vc entendeu a lógica. Não importa onde esteja ou o que seja, eu comprei por aquilo e agora me pertence. Se eu não usar tudo, ainda assim é meu. Pois eu paguei por eles. E ninguém deveria meter a mão nos dados que eu comprei e que são meus.

              • Assunto polêmico, afinal você concorda quando adere que está pagando por uma quantidade de minutos dentro do mês... por outro lado você comprou uma quantidade que não usou e é questionável jogar isso fora se você pagou pra ter... Talvez o mais justo fosse a operadora lhe "devolver" o dinheiro referente aos minutos não utilizados.

                  • O lance é que a rede não suporta todos ao mesmo tempo. Se as pessoas puderem manter um crédito, a operadora não vai poder deletar sua conta, mesmo que ela esteja inativa. Isso gera gastos. Gastos geram aumento de preços.

                      • Fora não. Roubado. Essa é a palavra..afinal, vc.pagou por aqueles dados, seja qual for o tamanho do pacote de telefonia ou de dados.

                        • Risossss esse STF é o mesmo que vem apoiando o golpe de Temer no Brasil então o que esperar desse judiciário, e antes que algum idiota me chame de PTista voto nulo filhos, toma mais uma ai!

                            • Eu também voto nulo, mas isso não significa que vc é PTista, o que ocorre é que do âmbito jurídico, a Dilma entrou de forma democrática, e as alegações ultilizadas não são válidas, isso é um golpe mesmo, agora se tiram o direito de um presidente da República, uma das maiores autoridades do Brasil, quem garante que os meus direitos serão preservados?

                                • Cara muito legal sua colocação bem parecida com a minha, tenho 42 anos e esse tipo de assunto só é discutido de forma clara e simples por quem tem uma certa longevidade um abraço meu caro.

                                    • Aham que vocês acham que foi um golpe mas não são petistas... tá bom vai, conta uma de papagaio agora... A mulher desobedeceu as mais variadas leis e ainda tem gente que não deveria ter sido punida só porque passou pelo processo eleitoral o qual também inclusive foi estelionato eleitoral ao maquiar e mentir numeros apenas pra se eleger... mas como vocês não são petistas então isto está claro pra vocês, não?

                                        • Risossss filho se liga que uma coisa não tem nada haver com a outra, um judiciário comprado por 42% de aumento, uma câmara de senadores suja até o pescoço, uma câmera de deputados envolvidas em todos os tipos de crimes, todos com o pê na lama e a culpa toda do mundo é da Dilma que também não é santa, fala pessoas justa e insinua novamente que sou PTista filho???

                                          • Antes de mais nada, não gosto da Dilma.

                                              • a diferença é que os mesmos que elegeram a dilma, elegeram tambem o temer, pq qualquer leigo sabe que caso haja saida do presidente quem toma posse e o vice, então isso ai e blablabla de vcs sendo ptistas ou nao

                                            • parabéns...mais uma para o traseiro do brasileiro.

                                                Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais