LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Em 2016, operadoras superam meta da Anatel para cobertura do 3G/4G no país

14 de dezembro de 2016 7

Mesmo com a crise política e econômica que o Brasil enfrenta, as teleoperadoras - exceto pela Oi - vão fechar o ano em alta e com muitos motivos para comemorar. Segundo o balanço divulgado pelo SindiTeleBrasil nesta terça-feira (14), as empresas de telecomunicações superaram as metas estipuladas pela Anatel no que diz respeito a cobertura 3G/4G no país.

O relatório aponta que o número de municípios cobertos pelo 3G totaliza 4.935, fechando o ano com 1.275 cidades a mais que os 3.660 que estipulava o edital da Anatel. Lembrando que no país temos atualmente 5.570 municípios, ou seja, 635 ainda não possuem a terceira geração de telefonia móvel em pleno final de 2016.

Em relação ao 4G, a diferença foi ainda maior. Das 288 cidades previstas pela Agência Nacional de Telecomunicações, 1.137 agora estão cobertas com a tecnologia de internet móvel mais avançada.

De acordo com Eduardo Levy, presidente executivo da SindiTeleBrasil, isso comprova que cada vez mais a internet banda larga móvel está se tornando indispensável na vida dos brasileiros

Por isso é que dizemos que o Estado tem que se focar nas áreas em que realmente não têm atratividade econômica", explica o executivo.

4G segue em ritmo veloz

Com cada vez mais smartphones possuindo essa tecnologia, o SindiTeleBrasil aponta que o 4G vai em rumo a substituir o 3G e 2G em pouco tempo, inclusive superando a receita média de voz.

Ou seja, a tendência é que as pessoas gastem cada vez mais com planos e pacote de dados do que os de ligações. Em setembro, por exemplo, o levantamento do SindiTelebrasil apontou que a relação de um para outro estava em 51 a 49, muito próximo de se inverter.


7

Comentários

Em 2016, operadoras superam meta da Anatel para cobertura do 3G/4G no país
  • Oligopólio!!!! MDS, se a 700 MHz não funcionar diga adeus a internet barata

      • Tem que sair instalando 4G em todas as cidades mesmo... ele está gerando um ótimo lucro para as teles com cobranças indevidas... Agora corrigir o erro de parametrização da rede ninguém quer!!!
        O simples fato de você estar conectado a uma rede 4G, seu pacote de internet mensal/semanal é consumido mesmo estando conectado no wifi e com os dados móveis desativados. Já para clientes pré-pagos com pacotes diários, é cobrado como se você estivesse usando dados móveis todos os dias... Para evitar cobranças indevidas, o usuário além de desativar os dados moveis, agora também tem que mudar as configurações de rede para o celular usar apenas antenas 2G e 3G.
        Em fim,o 4G está já existe a mais de dois anos no país e este problema até hoje existe... As teles estão que ganham dinheiro com uma "falha da rede" e os órgãos de regulação e fiscalização fazem vista grossa do problema enquanto todos são roubados pelas teles.

        • A região central de minas a Tim é 2g em muitas cidades. Aliás ela é 2g em antenas alugadas da vivo..

            • Sim, eu acho que deveria ser assim, todas operadoras empresas suas estruturas, não digo os rádios, mas sim as torres, ajudaria e muito em questão de gastos com infraestrutura e sinal. Não sei como funciona hoje.

                • Em Varginha-MG a TIM tem o 3G (10 ERBs) e 4G (7ERBs) com a mesma velocidade, então deixo logo no 3G que consome menos a bateria.

                  Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                  TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                  TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais