LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pré-pago segue em queda no Brasil, mas ainda existe quase uma linha por habitante

17 de janeiro de 2017 9

Segundo dados preliminares da Anatel para o ano de 2016, o Brasil continuou a ver queda na base de assinantes pré-pagos na telefonia móvel. Até novembro, o total de linhas pré ativas no país era 20 milhões menor do que em janeiro. A redução, no entanto, foi menor do que a vista em 2015, quando 28 milhões de linhas foram desativadas.

Mesmo assim, o país ainda tinha 165 milhões de linhas pré-pagas ativas, quase uma para cada habitante. A previsão é de que a queda continue durante todo o ano de 2017, conforme mais gente vai aderindo aos mensageiros e outros apps que facilitam a comunicação com clientes de outras operadoras, como WhatsApp ou Telegram.


O uso desses aplicativos dispensa para muitos o segundo – ou terceiro, ou quarto – chip. Ao trocar mensagens por meio da rede de dados celulares, os usuários só precisam pagar pelo 3G/4G (redes que estão recebendo boa parte dos investimentos), economizando os gastos que teriam com SMS ou chamadas que seriam feitas na rede tradicional.

A expansão do uso das mensagens de áudio no WhatsApp também contribui para este cenário, já que muitos usuários que não têm o hábito de ler ou escrever conseguem se comunicar facilmente, numa espécie de chamada telefônica em que cada um contribui no momento em que for melhor.

Em novembro, o número total de linhas de telefonia móvel no país voltou a crescer depois de oito meses em queda. O aumento foi puxado pelas linhas pós-pagas. Em breve, porém, as assinaturas fixas mensais sofrerão acréscimo de valor por conta de cobrança do ICMS autorizada pelo STF, o que pode causar nova queda.

Participação do pré-pago

O número de linhas pré-pagas, que chegou a ser 83% do total de números celulares no Brasil em 2009, caiu para 67% em dezembro de 2016. As quatro principais operadoras estão perdendo clientes com isso, sendo que a Claro foi a mais afetada, em números totais, no ano passado.

Na comparação ano a ano, no entanto, a Oi foi a única a perder mais clientes em 2016 do que havia perdido em 2015. Isso pode ter se dado pelo fato de a operadora passar por recuperação judicial, o que leva à desconfiança do consumidor em relação ao futuro da empresa.



9

Comentários

Pré-pago segue em queda no Brasil, mas ainda existe quase uma linha por habitante
  • Eu gosto de pre pago porque quase nunca ligo ou uso o 3g

      • Vou dar alguns motivos:
        Planos controle baratos (TIM Controle 50 $, Oi Controle 35 $), whats app e wi fi.

          • Se vc usa a Tim o Whatsapp tá liberado, mesmo depois de zerar o pct de dados. Na Vivo não tem vantagem, enquanto tem internet tem aplicativo funcionando. Na Oi é a mesma coisa. Na Claro vc precisa ter o mínimo de crédito pra vc poder usar o serviço de Whatsapp, Twitter e Facebook. Quanto ao SMS a Oi, Tim e Claro liberam o uso pra qq operadora já a Vivo fica limitada a própria operadora.

              • É verdade que a Claro oferece acesso as redes sociais (WhatsApp,facebook,twitter) gratuitamente ? Sem precisar colocar credito ? Alguma boa alma poderia me explicar ?

                Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais