LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Internet em risco: presidente da FCC nomeado por Trump é contra neutralidade da rede

23 de janeiro de 2017 6

A neutralidade de rede nos Estados Unidos está sob sério risco. O novo presidente americano, Donald Trump, já nomeou um novo presidente para a Federal Communications Commission: Ajit Pai, que já atuava como conselheiro da agência, e é grande opositor do tratamento igualitário de dados na internet.

Pai é ferrenho opositor do ex-presidente da FCC, Tom Wheeler, e declaradamente contra as regras de neutralidade de rede. Essas regras tentam garantir que as empresas de telecom nos EUA tratem igualmente qualquer dado em tráfego na internet, seja um acesso ao Facebook ou o download de um vídeo na Netflix.

Sem essas regras, as operadoras poderiam reduzir a velocidade de conexão do usuário que estiver assistindo a um filme ou escutando música. Em tese, poderiam até mesmo dificultar o acesso a determinados sites de notícias ou às páginas de empresas concorrentes, por exemplo.

O novo presidente da FCC votou contra a proposta e já deu sinais de que vai trabalhar para derrubá-las ou revê-la. Dos cinco conselheiros que compõem a diretoria da agência, um segundo (Mike O’Reiley) também se declara contrário à norma.

Poucas semanas após a vitória de Trump, o Internet Archive começou, em novembro, uma mudança dos backups de seus servidores para o Canadá. A justificativa foi um medo de que a administração do bilionário aumentasse a vigilância na internet.

Desregulamentação

Outra mudança que pode estar em curso na FCC é o enfraquecimento da agência, com a mudança de algumas de suas funções, consideradas “duplicativas” pelo fato de também serem exercidas por outros órgãos. A competição no setor de telecom e a defesa do consumidor podem ser as primeiras a deixar a comissão.

Em resumo, a concorrência seria deixada para a Federal Trade Comission, que analisaria sozinha os casos que envolvem monopólio, truste e até a fusão de empresas do setor.

Como argumento favorável à mudança, fala-se que a FCC ficaria mais “coerente e simplificada”, e que “serviria mais efetivamente os objetivos de consumidores, concorrentes e Congresso”.


6

Comentários

Internet em risco: presidente da FCC nomeado por Trump é contra neutralidade da rede
  • Neutralidade da rede, tai uma coisa que nunca existiu...

      • Esta matéria é mentirosa. Trump quer continuar controlando a internet, criada nos EUA.Donald Trump emitiu comunicado nesta quarta, 21,
        opondo-se ao "plano de Obama de entregar o controle da Internet
        americana a poderes estrangeiros". Naturalmente ele se refere à
        transição das funções da entidade que administra nomes e domínios, a
        Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (IANA), marcada para
        o dia 1º de outubro próximo. É um discurso alinhado ao pensamento do senador republicano Ted Cruz, que afirma que os EUA estariam entregando a Internet para regimes como da Rússia e da China ao permitirem a transição. O argumento básico de Trump é que o governo dos EUA
        cuida do controle da Internet, mantendo-a "livre e aberta sem censura de
        governos", fundamentados na liberdade de expressão da constituição
        norte-americana, e que tirar esse poder seria um ato contra a própria
        nação. Assim como Ted Cruz, o candidato republicano também acusa o
        presidente Barack Obama de querer entregar o controle a "interesses
        internacionais, incluindo de países como China e Rússia, que têm um
        longo histórico de tentar impor censura online".https://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n79042/trump-censura-internet-icann.html

          • aliás, se o trump quer continuar controlando a internet só prova o que diz a matéria. ele é contra a neutralidade da rede. e esse cara que ele colocou no comando da fcc é ABERTAMENTE contra

              • ??? a matéria não tá falando de nada disso, cara. leu o texto completo?
                essa reportagem é sobre a entrega da FCC a um nome que é contra a NEUTRALIDADE DA REDE. sabe o que é neutralidade da rede? não tem nada a ver com o controle dos domínios, é o acesso DOS USUÁRIOS ao conteúdo na rede, que as operadoras querem restringir (diminuindo a velocidade de quem usa programa P2P, netflix e outros com alto consumo de dados)

                sequer citei a questão que você menciona pois não vi nada sobre isso nas fontes que li (e que estão devidamente linkadas ao final do texto).

                LEIA antes de me acusar de mentiroso, beleza? eu sou um profissional sério, sempre respeito os leitores e só peço respeito em retorno, a mim e ao meu trabalho.

                abs

                  • O povo literalmente nao consegue interpretar textos. Acredito que essa noticia esta errada ou esta sendo tendenciosa mesmo. Nunca li isso na internet, a nao ser aqui mesmo

                    • Esse pato é doidão,mas acredito que ele vai ter um bom governo.

                        Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                        TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                        TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais