LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Consulta pública a respeito da Internet das Coisas recebeu mais de 2 mil colaborações

25 de fevereiro de 2017 3

O governo brasileiro, através do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recebeu 2.288 contribuições da sociedade para a construção do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), segundo informa a Agência Brasil. A consulta foi aberta para subsidiar as discussões para a Câmara de Internet das Coisas, criada pelo governo federal com 43 órgãos governamentais, entidades representativas e centros de pesquisa.

De acordo com o divulgado, os temas mais abordados nas contribuições populares foram: demanda por IoT, pesquisa e desenvolvimento, papel regulatório e do Estado, oferta tecnológica e composição de ecossistemas.

O secretário de Política de Informática do ministério, Maximiliano Martinhão comentou a participação popular:

Tivemos um número muito bom de contribuições e, agora, vamos utilizar esse material para construir um Plano Nacional de IoT mais robusto

Uma boa e rápida conexão de dados é necessária para que equipamentos que demandem a tecnologia de Internet das Coisas funcionem. O 5G seria essencial para isso. No entanto, a rede deve chegar no Brasil somente depois de 2020, segundo informou recentemente a Anatel. Inclusive, o ministério lançou nos últimos dias o Projeto Brasil, um grupo de discussões a respeito da implantação da frequência no país que pretende também acelerar a implantação da tecnologia.

O Brasil tem 196 milhões de acessos em banda larga móvel, sendo 60 milhões de 4G. No entanto, essa qualidade é questionada pela OpenSignal. Embora as empresas de telefonia neguem, o relatório mostra que nenhuma das operadoras brasileiras consegue manter a conexão 4G por 60% do tempo de uso. Sim, muita coisa tem o que melhorar por aqui. Atualmente, o Brasil ocupa 53ª colocação em ranking de velocidade de internet móvel.


3

Comentários

Consulta pública a respeito da Internet das Coisas recebeu mais de 2 mil colaborações

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais