LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E você, tem acesso? Tecnologia 4G já tem mais de 2 bilhões de conexões no mundo

16 de março de 2017 11

O crescimento no número de usuários da tecnologia 4G/LTE no mundo segue acelerado. Segundo dados da Ovum, divulgados pela associação setorial 5G Americas, eram 1,9 bilhão de assinantes no final de 2016, número que passou dos 2 bilhões em fevereiro deste ano.

O crescimento observado nos 12 meses de 2016 foi de 818 milhões de usuários, ou 74% em relação ao final de 2015. A expectativa é de que a tecnologia atinja os 3 bilhões de assinantes no ano que vem, posteriormente diminuindo o ritmo para atingir 5 bilhões até 2022.

A América do Norte, que tem 360 milhões de habitantes, é a região com maior penetração. Com 298 milhões de assinantes, a área tem cerca de 83% da população com acesso ao 4G. A Europa Ocidental fica com o segundo lugar, com 47% de penetração, enquanto a região Leste e Oeste da Ásia, mais Oceania, atinge 46%.

A previsão é de que Estados Unidos e Canadá ultrapassem os 100% de cobertura até o ano que vem, mantendo-se com a maior fatia do mercado LTE no mundo, com 65%, enquanto Leste e Sudeste Asíatico e Oceania tem 41% e a Europa Ocidental responde por 35%.

América Latina e Caribe

Segundo José Otero, diretor da 5G Americas para a América Latina e no Caribe, o ano de 2016 foi difícil para a América Latina e o Caribe. Ele observou que a economia dos países latinos apresentou problemas, o que levou a uma redução no número de conexões sem fio “em vários países” da região.

Mesmo nessas condições difíceis, a LTE ainda registrou o maior crescimento de qualquer tecnologia móvel implementada na América Latina, com vários países registrando crescimento de dois dígitos e novas operadoras lançando serviços comerciais LTE.

Otero ainda observou que a América Latina viu a consolidação do LTE-Advanced, que foi lançado em vários países, citando Ilhas Virgens Britânicas, Brasil e Peru, “além de vários testes realizados na região”.

A participação de mercado do 4G na América Latina cresceu de 7,7% para 17% ao final de 2016, o que representa crescimento de mais de 100%. Entre o terceiro e o quarto trimestre do ano, a região teve crescimento de 21%, mostrando um desempenho muito forte em apenas três meses. Outros dados destacados pela associação:

  • Total de 699 milhõesde assinaturas banda larga móvel
  • 119 milhões de conexões LTE; 65 milhões de conexões novas no 4T 2016 comparado com o ano anterior;
  • A LTE deve atingir 171 milhões de conexões até o final de 2017 (a previsão inclui M2M) e participação de mercado de 24%.
  • A LTE deve atingir 449 milhões de conexões até o final de 2021 (incluindo M2M)
4G no mundo

Os destaques da 5G Americas para o último trimestre de 2016 e previsões para o futuro da tecnologia LTE no mundo são os seguintes:

  • 1,9 bilhão de conexões LTE comparado com um total global de 7,6 bilhões de conexões celulares
  • 818 milhões de novas assinaturas LTE em 12 meses desde o 4T 2015; crescimento de 74%
  • Conexões LTE devem atingir o marco de 4,7 bilhões até o final de 2021 (inclui M2M)
  • Participação de mercado global de 53% para a LTE até final de 2021

E aí, você está dentro desses 2 bilhões de habitantes no mundo que utilizam a tecnologia 4G? Conta pra gente nos comentários como é o acesso em sua cidade.


11

Comentários

E você, tem acesso? Tecnologia 4G já tem mais de 2 bilhões de conexões no mundo

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais