26 Novembro 2013
Uma forma bastante conhecida de testar os smartphones, computadores, tablets e uma série de equipamentos, é submetê-los aos testes de benchmark. Mesmo que controversos, por não revelar o real resultado de um uso diário, empresas costumam gostar destes números - quando são positivos, claro. A Samsung, segundo os amigos do AnandTech, sabotou alguns destes testes e levantou os números do Galaxy S4.
Samsung Galaxy S4
Os benchmark são bacanas e mostram os picos de processamento que um aparelho pode ter, seja um tablet, um computador, notebook ou smartphone. O problema é que estes testes não representam o uso cotidiano, quando o aparelho não estará exposto a uma carga elevada de processamento. Este é um dos motivos que nos fez remover os benchmarks de nossos reviews. Os chapas do AnandTech ficaram curiosos com os resultados do Galaxy S4 (que é um smartphone incrível, não há o que negar aqui), que apresentavam mais poder nestes testes, do que em apps normais e jogos do dia a dia.
O site afirma que, durante testes de benchmark, o modelo que traz o chip Exynos 5 Octa, aumentava a velocidade da CPU e GPU, resultando em números bem maiores do que a velocidade destes componentes enquanto rodam, por exemplo, um jogo pesado. A GPU, responsável pelos gráficos do aparelho, era elevada a 532 MHz, enquanto durante o uso normal, baixava para 480 MHz. Esta pequena modificação faz com que reviews baseados nestes testes apresentem resultados superiores do que o aparelho realmente faz.
Na CPU, a diferença foi grande quando certo aplicativo de becnhmark é utilizado. Enquanto o GLBenchmark 2.5.1 apresenta velocidade mínima de 1.2 GHz por núcleo (nos quatro núcleos Cortex A-15), o app GFXBenchmark 2.7.0 exibia apenas 250 MHz (virutalmente ele está rodando a 500 MHz, nos mesmos quatro núcleos Cortex A-15). Outros aplicativos, como o AnTuTu, Linpack, Benchmark Pi e Quadrant apresentaram a mesma dicrepância. Isso significa que alguns aplicativos de benchmark recebem a máxima velocidade do CPU, enquanto outros registram a velocidade padrão do aparelho.
De alguma forma, a Samsung fez com que o smartphone produzisse resultados superiores do que o que ele pode fazer de verdade. Este é um cenário tradicional no mercado de PCs, quando encontramos testes de desempenho de placas gráficas da ATI (agora AMD) e NVIDIA. A diferença não é gritante ao ponto de fazer o S4 rodar um game pior do que deveria, mas faz com que a transparência nestes testes fique turvada.
Porém, de qualquer forma, o chip Exynos 5 Octa é sim um conjunto de CPU e GPU de grande poder gráfico e um dos melhores da atualidade - enquanto os chips Snapdragon 800 não são testados, claro.
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