Samsung logo
Samsung

A Samsung teve um crescimento enorme no mercado móvel nos últimos anos. Ela passou a Apple e se tornou há tempos e por uma grande margem a maior fabricante de smartphones do mundo. Mas não é só a Apple que está preocupada com o crescimento da companhia sul coreana.

Representando mais de 60% dos smartphones com Android instalados, a própria Google se preocupa na monopolização do sistema operacional pela Samsung. Estatísticas recentes mostram que cerca de 50% de todos os smartphones em circulação no mundo são fabricados pela Samsung.

Alguns analistas já sugeriram que a Samsung poderia ter uma força tão grande no Android que poderia acabar a controlando totalmente. Porém, outro lado também pode ser considerado. Que tal um sistema operacional próprio?

É o que a Samsung está fazendo com o Tizen, o sistema operacional baseado em Linux e sendo co-desenvolvido com a Intel. Ou seja, com o Tizen ela seria algo como uma mistura da Apple e a Google. Rodando um sistema com Linux por trás, como o Android e fabricando aparelhos com seu próprio sistema operacional, como a Apple.

Porém, de novo, essas informações todas não tem nada. Mas agora, em uma conferência para desenvolvedores do Tizen, foi anunciado que novos 36 parceiros estarão a bordo. Eles compõe todos os segmentos mobile, o que ajudará e muito a popularização e desenvolvimento do sistema operacional. Entre novos parceiros, temos grandes nomes como Ebay, McAffe, Panasonic, Sharp, KONAMI e o TuneIn Radio.

Junto ao anúncio dos novos parceiros, a Tizen Association afirmou que "o Tizen OS promete ser a plataforma mais aberta disponível para companhias que queiram focar consumidores de aparelhos conectados. O comprometimento da Associação (Tizen) em suportar aplicações HTML5, combinado com a visão além de smartphones e tablets para uma gama maior de aparelhos conectados, torna o Tizen atrativo para todos os tipos de companhias".

O que isso significa é que a Tizen já conseguiu muito, está atraindo bastante atenção e está aberta a novas possibilidades, como a "internet das coisas", ou seja, diversos itens comuns conectados à internet, como um ar condicionado por exemplo.

Com essa visão, ajuda de dezenas de outras gigantes do segmento e claro, toda a base econômica, logística e tecnológica da Samsung, é bem capaz de ela conseguir tornar o Tizen a plataforma do futuro.

Talvez a Samsung seja a única atualmente em posição de desafiar de forma tão agressiva plataformas tão populares como o Android e iOs. Batendo lucros recordes e contando com uma base de usuários tão grande, é apenas uma questão de quanto esforço, talento e criatividade será dedicado ao Tizen. Mesmo que pouco, uma parcela do mercado com certeza ela conseguirá abocanhar.

Por tudo isso, não é difícil imaginar por que a Apple e a Google estão preocupadas com o crescimento e semi monopólio da Samsung no mercado móvel. Além disso, apostando alto na "internet das coisas" também pode ser algo muito vantajoso, já que essa indústria é prevista para se tornar incrivelmente grande em alguns anos.

Também devemos lembrar que a Samsung é uma enorme fabricante de uma diversidade de outros produtos. Ela vende milhões de aparelhos televisivos, por exemplo. Sendo que o Tizen tendo uma visão de conectividade entre diversos aparelhos, a Samsung tem uma vantagem enorme frente a outras companhias por ser uma grande fabricante de eletrônicos em geral, podendo entregar os produtos já rodando Tizen e claro, tendo amplo conhecimento de cada um dos mercados.

Por fim, teremos que esperar para ver. A Samsung afirmou que planeja lançar o primeiro smartphone Tizen no começo do ano que vem. Ele provavelmente irá focar em mercados emergentes de começo, mas com certeza o plano é expandir cada vez mais.

Alguns smartphones rodando o sistema operacional Tizen já aparecem por aí, mostrando uma plataforma um tanto quanto degradada. Porém, não sabemos o quão longe o desenvolvimento foi desde então. Pode ser que (provavelmente), o Tizen será focado em aparelhos de baixo custo, como o Firefox OS. Mas novamente, apenas no começo.

Por outro lado, a Samsung definitivamente não é conhecida por sua habilidade de desenvolver plataformas. O TouchWiz por exemplo, apesar de sempre trazer nova funções interessantes a cada lançamento, é um dos grandes alvos de críticas se tratando de aparelhos Samsung.

Mas no Tizen o foco é outro. Começar algo do zero podendo adaptá-lo perfeitamente para seu próprio aparelho significa melhoras significativas, como vemos com os iPhones da Apple que apesar de não contar com especificações tão incríveis, tem grande rendimento.

Será que a Samsung está construindo lentamente a base para conquistar completamente o mercado móvel? Não é uma ideia tão ridícula de se pensar, levando em consideração o quão grande e ambiciosa é a companhia sul coreana.




de Tudocelular.com Redação

Apple Celulares
Apple »
Google Celulares
Google »
Samsung Celulares
Samsung »

36 Comentários Como a Samsung pode se tornar a nova Apple e Google juntas? - Deixe um comentário » (página 1 de 3) - Ultima Página »
Noslen 13 Nov 2013 @ 06:12 #2 Depois leio, texto ( muito ) longo e saindo do trampo.
K_sillva 13 Nov 2013 @ 06:14 #3 Dessa forma uma tal de NOKIA nuca vai voltar ao top como muita gente aqui afirmou um dia. Parabéns SAMSUNG o esforço foi seu em realizar tantas modificações no sistema ANDROID e transforma em um dispositivo desejado, agora se ligar se não a Outras que pode te superar usando o ANDROID.
Lucasedu5 13 Nov 2013 @ 06:19 #4 zeus que me livre dessa desgraça.
NikaelFRX 13 Nov 2013 @ 06:23 #5 Meu Deus, a sammy vai dominar o mundo!!!!
Evertonprime 13 Nov 2013 @ 06:28 #6 Vai lá Samsung entre nesse tizen e veja seu império ruir em um curto espaço de tempo.
Jackhunter 13 Nov 2013 @ 06:37 #7 Tá amarrado em nome de Xesus.
Rodrigofull164 13 Nov 2013 @ 06:39 #8 o nome tizen não populariza, se eu fosse a Samsung eu mudaria para Open OS ou algo parecido...
pode até não parecer, mas as vezes as coisas bobas fazem grande estrago.
Luiz_donizeti 13 Nov 2013 @ 06:58 #9 nossa imagina a samsung desenvolver um sistema que roda perfeiamente nos seus dispodsitivos se com o android ja é bom imagina a fluidez... muito ansioso pra isso acontecer...
Cris-1 13 Nov 2013 @ 07:06 #10 Em time que esta ganhando , não se mexe. Olha os exemplos por ai, querer abraçar o mundo e meio complicado.
Vanillaicepac 13 Nov 2013 @ 07:13 #11 eu quero q ela entre de cabeça e se lask kkkkkkk
Nandoolive 13 Nov 2013 @ 07:51 #12 eu quero q ela entre de cabeça e se lask kkkkkkk ²


2 votos
Wallace_ 13 Nov 2013 @ 09:11 #13 Sammy construindo desde relógios até tanques de guerra, prevejo teorias da conspiração...
Fabiano_Gatao 13 Nov 2013 @ 09:24 #14 eu penso em voltar a usar um Android no futuro quando ele estiver menos ruim, mais de qualquer outra marca que não seja Samsung.
Lucasedu5 13 Nov 2013 @ 09:24 #15 Com os illuminati


Últimas

Nike desiste da FuelBand e demite parte de sua divisão de hardware Nike desiste da FuelBand e demite parte de sua divisão de hardware 6
19 Abr - A primeira pulseira que acompanha o exercício físico de seu usuário, e que ficou extremamente famosa ao abrir...
Os 6 melhores smartphones para se ouvir música Os 6 melhores smartphones para se ouvir música 62
18 Abr - Os seis melhores smartphones para se ouvir música da atualidade
Samsung lidera venda de smartphones em 2014 Samsung lidera venda de smartphones em 2014 113
18 Abr - No primeiro trimestre de 2014, cerca de 267 milhões de smartphones foram comercializados em todo mundo,...
[Rumor] Confira uma imagem do Samsung Galaxy Note 4 [Rumor] Confira uma imagem do Samsung Galaxy Note 4 30
18 Abr - Após o lançamento do novo top de linha da Samsung, o Galaxy S5, chegou a vez do próximo phablet da companhia...
Confira um teste de câmera entre o iPhone 5, Galaxy S5 e HTC One M8 Confira um teste de câmera entre o iPhone 5, Galaxy S5 e HTC One M8 15
18 Abr - As fabricantes de smartphones estão sempre tentando lançar aparelhos com melhores especificações para...
iPad Air 2 pode ser ainda mais fino que a atual linha de tablets da Apple iPad Air 2 pode ser ainda mais fino que a atual linha de tablets da Apple 5
18 Abr - Os rumores sobre a novidade na produção do iPad foram baseados na foto abaixo, e tudo leva a crer que o...
Nokia está trabalhando para corrigir problemas com os aparelhos da linha Asha Nokia está trabalhando para corrigir problemas com os aparelhos da linha Asha 7
18 Abr - Os usuários dos aparelhos da linha Asha da Nokia estão reclamando de alguns problemas no funcionamento dos...
[Rumor] Vazam imagens do Xperia Z2 Compact [Rumor] Vazam imagens do Xperia Z2 Compact 8
18 Abr - De acordo com as especulações, o gadget será equipado com uma câmera de 20,7 megapixels com flash LED na...
NÃO DEIXE DE LER...
Samsung lidera venda de smartphones em 2014 Samsung lidera venda de smartphones em 2014 113
18 Abr - No primeiro trimestre de 2014, cerca de 267 milhões de smartphones foram comercializados em todo mundo,...
LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
pubblicar
Usuário
Email
Senha