LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
publicar
Usuário
Email
Senha

Como a Samsung pode se tornar a nova Apple e Google juntas?

13 de novembro de 2013 37

Samsung logo
Samsung

A Samsung teve um crescimento enorme no mercado móvel nos últimos anos. Ela passou a Apple e se tornou há tempos e por uma grande margem a maior fabricante de smartphones do mundo. Mas não é só a Apple que está preocupada com o crescimento da companhia sul coreana.

Representando mais de 60% dos smartphones com Android instalados, a própria Google se preocupa na monopolização do sistema operacional pela Samsung. Estatísticas recentes mostram que cerca de 50% de todos os smartphones em circulação no mundo são fabricados pela Samsung.

Alguns analistas já sugeriram que a Samsung poderia ter uma força tão grande no Android que poderia acabar a controlando totalmente. Porém, outro lado também pode ser considerado. Que tal um sistema operacional próprio?

É o que a Samsung está fazendo com o Tizen, o sistema operacional baseado em Linux e sendo co-desenvolvido com a Intel. Ou seja, com o Tizen ela seria algo como uma mistura da Apple e a Google. Rodando um sistema com Linux por trás, como o Android e fabricando aparelhos com seu próprio sistema operacional, como a Apple.

Porém, de novo, essas informações todas não tem nada. Mas agora, em uma conferência para desenvolvedores do Tizen, foi anunciado que novos 36 parceiros estarão a bordo. Eles compõe todos os segmentos mobile, o que ajudará e muito a popularização e desenvolvimento do sistema operacional. Entre novos parceiros, temos grandes nomes como Ebay, McAffe, Panasonic, Sharp, KONAMI e o TuneIn Radio.

Junto ao anúncio dos novos parceiros, a Tizen Association afirmou que "o Tizen OS promete ser a plataforma mais aberta disponível para companhias que queiram focar consumidores de aparelhos conectados. O comprometimento da Associação (Tizen) em suportar aplicações HTML5, combinado com a visão além de smartphones e tablets para uma gama maior de aparelhos conectados, torna o Tizen atrativo para todos os tipos de companhias".

O que isso significa é que a Tizen já conseguiu muito, está atraindo bastante atenção e está aberta a novas possibilidades, como a "internet das coisas", ou seja, diversos itens comuns conectados à internet, como um ar condicionado por exemplo.

Com essa visão, ajuda de dezenas de outras gigantes do segmento e claro, toda a base econômica, logística e tecnológica da Samsung, é bem capaz de ela conseguir tornar o Tizen a plataforma do futuro.

Talvez a Samsung seja a única atualmente em posição de desafiar de forma tão agressiva plataformas tão populares como o Android e iOs. Batendo lucros recordes e contando com uma base de usuários tão grande, é apenas uma questão de quanto esforço, talento e criatividade será dedicado ao Tizen. Mesmo que pouco, uma parcela do mercado com certeza ela conseguirá abocanhar.

Por tudo isso, não é difícil imaginar por que a Apple e a Google estão preocupadas com o crescimento e semi monopólio da Samsung no mercado móvel. Além disso, apostando alto na "internet das coisas" também pode ser algo muito vantajoso, já que essa indústria é prevista para se tornar incrivelmente grande em alguns anos.

Também devemos lembrar que a Samsung é uma enorme fabricante de uma diversidade de outros produtos. Ela vende milhões de aparelhos televisivos, por exemplo. Sendo que o Tizen tendo uma visão de conectividade entre diversos aparelhos, a Samsung tem uma vantagem enorme frente a outras companhias por ser uma grande fabricante de eletrônicos em geral, podendo entregar os produtos já rodando Tizen e claro, tendo amplo conhecimento de cada um dos mercados.

Por fim, teremos que esperar para ver. A Samsung afirmou que planeja lançar o primeiro smartphone Tizen no começo do ano que vem. Ele provavelmente irá focar em mercados emergentes de começo, mas com certeza o plano é expandir cada vez mais.

Alguns smartphones rodando o sistema operacional Tizen já aparecem por aí, mostrando uma plataforma um tanto quanto degradada. Porém, não sabemos o quão longe o desenvolvimento foi desde então. Pode ser que (provavelmente), o Tizen será focado em aparelhos de baixo custo, como o Firefox OS. Mas novamente, apenas no começo.

Por outro lado, a Samsung definitivamente não é conhecida por sua habilidade de desenvolver plataformas. O TouchWiz por exemplo, apesar de sempre trazer nova funções interessantes a cada lançamento, é um dos grandes alvos de críticas se tratando de aparelhos Samsung.

Mas no Tizen o foco é outro. Começar algo do zero podendo adaptá-lo perfeitamente para seu próprio aparelho significa melhoras significativas, como vemos com os iPhones da Apple que apesar de não contar com especificações tão incríveis, tem grande rendimento.

Será que a Samsung está construindo lentamente a base para conquistar completamente o mercado móvel? Não é uma ideia tão ridícula de se pensar, levando em consideração o quão grande e ambiciosa é a companhia sul coreana.

Se curtiu, compartilhe!


37

Comentários

Continue no Fórum » Como a Samsung pode se tornar a nova Apple e Google juntas?
Deixe um comentário.

Lucianord Lucianord 2 semanas atrás #37

O hardware da Samsung é um lixo e com sistema operacional próprio será um casamento perfeito, um lixão

Ruied Ruied 10 meses atrás #36

Conheceram o antigo Nokia N900??? Tenho um apesar de já não o usar (por motivos de bateria e descontinuidade de desnvolvimento)Saiu com o S.O. Maemo, que depois passou a chamar-se Meegoo. Foi o melhor telefone que tive, o mais intuitivo e mais bem construído. A Nokia anunciou na altura que iria mudar todos os seus telefones de topo para a Meego e meses depois anunciou o abandono no MeeGo. Um ano depois a Samsung pegou no MeeGo e em parceria com as outras empresas que não desistiram do MeeGo( ex: Intel), anunciaram que iriam continuara a base do MeeGo com algumas modificações e anunciaram o Tyzen. Não poderiam ter-se posicionado melhor. O S.O. já era bom (para mim melhor do que android nos telefones que possuo actualmente, samsung galaxy SII e Note2). Têm tudo para ter o melhor dos mundos, excelente hardware e o melhor sistema operativo. Se tivesse dinheiro apostava tudo em acções Samsung... em breve estaria rico... Big mistake Nokia, tinham tudo para dar certo, cederam para a Microsoft, caíram as vendas, desvalorizaram e depois foram comprados pela própria MicroSoft... Microsoft compra marca conceituada para ter hardware s software mas nem assim se vai safar... aos poucos o linux está a dominar o mundo aos poucos... a longo prazo lá se vai a MicroSoft... Samsung a se colocar num bom posicionamento.

OtavioHipolito OtavioHipolito 10 meses atrás #35

Pode ser que o tizen ultrapasse o Windows Phone. ... Ôh sistemazinho enjuado de mexer .....mais por enquanto os melhores androids são da Samsung!!!!

Eazye Eazye 10 meses atrás #34

Lucasedu5
14 Nov 2013 @ 09:44 #28
Mal posso esperar pra que ela abrace de vez o Tizen e vá rumo a falência.
#2

kkkk tizen pasar windows phone é de rir muito queria achar desta pinga andam bebendo.

CalebeCosta CalebeCosta 10 meses atrás #33

kkkkkkkkk

Time Anti-Sammy! o/.... Opa eu tenho um Pocket Duos O.o Não vejo a hora de trocar para outro!

Marciel Marciel 10 meses atrás #32

Ainda acho que o Tizen fará muito mais sucesso que o Windows Phone. Se isso acontecer, coitada da Nokia...

Tiagow Tiagow 10 meses atrás #31

Tizen = Bada 3.0. Já agora a Sammy tem má fama, quando se trata de criar SOs, o pobre Bada que o diga.
User Bada depois de ver o Bada 2.0 - Agora o Bada passa o Symbian (hã?) e detona o Android.
User TW/ex-Bada - ainda bem que a Sammy desistiu do Bada, aquele SO, estava fadado ao fracasso.

Lucasedu5 Lucasedu5 10 meses atrás #30

Pois é isso infelizmente é um fato maaaas a esperança é a última que morre,vai que ela contrata o Elop.

Wallace_ Wallace_ 10 meses atrás #29

Lucasedu5
Vai ser difícil... Ta na cara que ela vai fabricar o Tizen mais não vai largar o Android, alem disso, se o Tizem for um fracasso, o Android ta ai ainda.Fato, Tizen nos baixo- custos e outros aparelhos por enquanto só...

Conegunde Conegunde 10 meses atrás #28

Lucasedu5
Vai ser difícil... Ta na cara que ela vai fabricar o Tizen mais não vai largar o Android, alem disso, se o Tizem for um fracasso, o Android ta ai ainda.

Lucasedu5 Lucasedu5 10 meses atrás #27

Mal posso esperar pra que ela abrace de vez o Tizen e vá rumo a falência.

Lakter Lakter 10 meses atrás #26

A Samsung nunca mais entrará em uma fabricação da linha Nexus, só aí você percebe que a relação com o Google está estremecida.
No futuro, acredito em bloqueios a Play Store e inicio de um ciclo a lá Amazon Kindle. Não vejo uma situação impossível de atrair desenvolvedores, devido ao grande market shared da sul coreana. E tudo isso com o tempo será portado para o Tizen.
Esse ''semi monopólio'' a longo prazo é preocupante até para o Android.

Conegunde Conegunde 10 meses atrás #25

Bg34r
Essa mudança de aplicativo de mensagem só sera dada aos Android Puro, pois vai depender de cada fabricante muda-lo ou não.

Bg34r Bg34r 10 meses atrás #24

O grande problema para a Samsung e outras empresas, atualmente, é que a Google vem aos poucos, largando serviços que que faziam parte do AOSP(Android Open Source Package) e os substituindo por serviços prioritários, e estes vindo como padrão nas atualizações do sistema da empresa. Um exemplo é o aplicativos de mensagens, que a partir do 4.4 (Kit Kat) será substituido pelo Hangouts como aplicativo padrão na troca de mensagens.

Arthur_Rodriguez Arthur_Rodriguez 10 meses atrás #23

samsung faz um pavor...
fika com o android q vc ganha mais!kkkkkkk
tizen kkkkkk vcs ja viram o mascote dessa porra kkkkkk bosta!
parei...agora falando serio, eu ate testaria mais n compraria um aparelho com tizen no momento e nunca kkkkkkk

Ivu_pj Ivu_pj 10 meses atrás #22

Tizen abocanhar parte do mercado... Unrhun

Bada manda lembranças!

Fabiano_Souza Fabiano_Souza 10 meses atrás #21

Isso ae Sammy! Vai fundo, beeem fundo para sua cova kkkkkk

HowardDelinto HowardDelinto 10 meses atrás #20

o problema é que os galaxy são overpriced demais.

o xperia ZQ mesmo já se encontra pelo mesmo preço do galaxy s3

Wever14 Wever14 10 meses atrás #19

A Samsung cresceu e hoje já está amadurecida, por conta da Google.obg
Agora com um sistema próprio que poderá num futuro próximo rodar em outros aparelhos eh um dos ótimos atrativos." coisa que o Google nunca fez com android. Q eh pra rodar em outros dispositivos" o tizen tem um futuro um pouco imprevisível chegando depois dos três maiores sistemas operacionais.

Hugo Hugo 10 meses atrás #18

Pra mim a Samsung está desenvolvendo o Tizen como plataforma alternativa, caso alguma catástrofe aconteça. Guerra de patentes que impeça o uso do Android ou o Google fechar o sistema.

Outra opção é usar o Tizen para aparelhos que não exijam recursos avançados como máquina de lavar, smart tv, mp4 player...

Wallace_ Wallace_ 10 meses atrás #17

O Tizen substituiria o Android como plataforma principal da Sammy?Não a principio...

RafaelBarbosa RafaelBarbosa 10 meses atrás #16

As pessoas são contra o monopólio, porém fazem parte dele... Eu compro qualquer marca, com tanto que não seja Samsung...

VY2 VY2 10 meses atrás #15

O Tizen substituiria o Android como plataforma principal da Sammy?

Lucasedu5 Lucasedu5 10 meses atrás #14

Com os illuminati

Fabiano_Gatao Fabiano_Gatao 10 meses atrás #13

eu penso em voltar a usar um Android no futuro quando ele estiver menos ruim, mais de qualquer outra marca que não seja Samsung.

Wallace_ Wallace_ 10 meses atrás #12

Sammy construindo desde relógios até tanques de guerra, prevejo teorias da conspiração...

Nandoolive Nandoolive 10 meses atrás #11

eu quero q ela entre de cabeça e se lask kkkkkkk ²


2 votos

Vanillaicepac Vanillaicepac 10 meses atrás #10

eu quero q ela entre de cabeça e se lask kkkkkkk

Cris-1 Cris-1 10 meses atrás #9

Em time que esta ganhando , não se mexe. Olha os exemplos por ai, querer abraçar o mundo e meio complicado.

Luiz_donizeti Luiz_donizeti 10 meses atrás #8

nossa imagina a samsung desenvolver um sistema que roda perfeiamente nos seus dispodsitivos se com o android ja é bom imagina a fluidez... muito ansioso pra isso acontecer...

Android

Todos contra todos #1

Android

[Vídeo] Comparativo entre o Lumia 930 e o Xperia Z2

Especiais

Enquete: O melhor smartphone para tirar fotos? Decida com o teste do TudoCelular.com

Android

[Vídeo] Comparativo entre o Lumia 930 e o LG G3