LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy S5: Rumores, vazamentos e previsões

21 de fevereiro de 2014 58

Samsung Galaxy S4
Samsung Galaxy S4

O Samsung Galaxy S4 apesar de ainda ser um aparelho extremamente poderoso, o seu sucessor já está logo na esquina. Não faz muito tempo que começamos a ouvir os primeiros rumores. Isso é, sem contar aqueles claramente falsos que começam a surgir muito antes. Desde então, diversas informações de fontes diferentes vem sugerindo um aparelho que será realmente um monstro.

Sempre que começamos a ver tantos rumores e vazamentos surgindo tão rapidamente e sem necessariamente contrariar um ao outro, significa que o lançamento está ficando cada vez mais próximo. Ao ritmo que as coisas andam, se formos pensar dessa forma, a Samsung poderia muito bem já estar com o Galaxy S5 quase que totalmente pronto para ser lançado, sendo que o desenvolvimento começou no primeiro dia após o lançamento do Galaxy S4, se não antes.

Porém, com tantos rumores e vazamentos saindo todos os dias, fica difícil de acompanhar todos e saber quais são os mais prováveis de se concretizar. Para facilitar as coisas, listamos os principais rumores e vazamentos sobre o tão esperado Samsung Galaxy S5. Segue abaixo o que sabemos até agora:

A Data de Lançamento

ATUALIZAÇÂO: É praticamente certo de que o Galaxy S4 estará sendo lançado na Mobile Word Congress 2014 no dia 24 de fevereiro.

Essa é uma questão ainda não muito bem estabelecida. Apesar de todos os rumores apontaram para o começo de 2014, eles divergem na questão de "quão começo" assim. Porém, está parecendo mais provável que a Samsung irá lançar o Galaxy S5 já no primeiro trimestre. Apenas um ou outro rumor aponta para de abril.

Se formos ver o histórico recente da Samsung, concluiremos que ele será lançado em março, já que o Galaxy S3 foi lançado em maio e o Galaxy S4 em abril. Isso é, se a tendência de a cada novo aparelho ser lançado um mês antes da data do anterior continuar.

Porém, algumas informações sugerem que o lançamento seria já em janeiro de 2014. A razão seria a de que apesar do enorme sucesso do Galaxy S4, ele não teria vendido tanto quanto a Samsung esperava. Por isso, o lançamento do Galaxy S5 seria adiantado para compensar. Isso nos faz pensar: Quantos aparelhos a Samsung esperava vender???

Algumas fontes da Coreia do Sul afirmam que a Samsung teria começado a produção do Galaxy S5 pelo menos um mês antes que a do Galaxy S4, sugerindo um lançamento comercial em março e uma para a mídia em fevereiro. Porém, do começo de abril não passa. O mais provável é que ele seja de fato lançado em fevereiro na Mobile World Congress, evento onde estaremos presentes.

Corpo de metal e resistência à água

Galaxy S4 Active
Galaxy S4 Active

Esse foi um dos primeiros rumores, por motivos óbvios, sobre o Galaxy S5. Apesar de parecer algo que seria atrativo, devemos lembrar que apesar de a companhia sul coreana usar plástico, ela conquistou muitos fãs pelo mundo todo, que já estão acostumados com o corpo da linha Galaxy.

Apesar de os rumores iniciais provavelmente só serem chutes vagos de sites sensacionalistas, outras fontes um pouco mais confiáveis, como a sul coreana ETNews e outras, também sugeriram que a Samsung estaria experimentando novos materiais para o seu novo topo de linha, incluindo um corpo de metal para o Galaxy S5.

A mudança seria algo bem interessante de se observar. Por um lado, a Samsung sempre foi criticada pela falta de sensação de um aparelho "premium" como os usuários de iPhones tem graças ao corpo de metal. Por outro, isso pode significar um aparelho mais pesado, caro e provavelmente com bateria não removível. Ou seja, devemos sempre lembrar que tudo tem seu lado negativo e a Samsung sabe disso. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que escutamos esse rumor em relação a linha Galaxy S. Porém, como sabemos, eles nunca se concretizaram.

Sendo assim, não parece muito provável que a Samsung vá para o corpo de metal. Apesar de ser mais bonito (não para todos) e dar a sensação de um aparelho mais robusto, também trás diversa consequências negativas. Se formos pensar como a Samsung: Por que colocar um corpo de metal e mudar a essência do nosso aparelho de maior sucesso?

Apesar de algumas vazamentos, inclusive de imagens, sugerindo que o Galaxy S5 venha com o corpo de metal, agora parece mais provável que na verdade isso seja aplicado a um novo aparelho chamado Galaxy F, que seria uma nova linha premium da Samsung.

Além disso, já fazendo um gancho com o próximo tópico, se a Samsung resolver colocar uma tela flexível em seu aparelho, o corpo de metal vai ser um problema maior do que outros como o de policarbonato do Galaxy Note 3. Sendo assim, acreditamos que a Samsung até possa mudar o material do corpo do Galaxy S5, porém não para o metal.

Outro ponto que também foi se discutido em relação ao Galaxy S5 é a possibilidade de ele vir com resistência à água e poeira já de fábrica. Essa é uma característica realmente ótima. Quando o Xperia Z foi lançado com essa capacidade, ele causou grande barulho na mídia.

De acordo com algumas fontes dentro da linha de fornecimento da Samsung, o Galaxy S5 teria as mesmas capacidades de resistência à água e poeira que o Galaxy S4 Active. Porém, ao mesmo tempo que isso seria algo incrível e faria o aparelho vender mais, também pode significar um aparelho mais pesado, caro e claro, matar a variante Active. Sendo assim, ficamos em cima do muro nessa questão.

Tela

Tela flexível da Samsung
Tela flexível da Samsung

Essa é uma questão e tanto. A Samsung já conta com uma tela ótima no Galaxy S4, talvez a melhor no meio dos smartphones mais populares. Alguns afirmam inclusive que qualquer densidade de pixels em uma tela de 5 polegadas maior do que a já presente no Galaxy S4 seria apenas jogo de marketing, já que o olho humano não conseguiria distinguir a diferença.

Porém, de acordo com as últimas informações, a Samsung não está ligando muito para isso e estará trazendo uma tela de resolução 2K, o que significa uma incrível densidade de píxels de 560ppi em uma tela de 5 polegadas. Essa informação parece bastante provável e faz sentido já que a Samsung já afirmou querer colocar resolução 4K em smartphones em 2015.

Também há rumores sobre uma possível tela AMOLED QHD (Quad-HD 1560x1440) de 5,25 polegadas que a Samsung já estaria produzindo. Se isso se concretizar, teriamos incríveis 559,47 PPI.

Vale lembrar que melhorias na tela não se resume a apenas uma resolução maior, o que muitas vezes é desnecessário. A Samsung pode também melhorar a reprodução de cores, tempo de resposta, maior resistência, etc.

Algumas informações sugerem também que a Samsung pode ceder a nova aposta para o futuro em seu topo de linha: Telas flexíveis. Porém, nos parece um pouco improvável já que ainda não sabemos até que ponto isso é realmente um atrativo hoje em dia.

Parece mais plausível que a Samsung continue testando o mercado com suas telas flexíveis na linha Galaxy Round. Alguns analistas afirmam que o Galaxy Round é apenas um protótipo e o Galaxy Round 2 já estaria em desenvolvimento.

Especificações de Hardware

Samsung Exynos
Samsung Exynos

Em relação às especificações do Galaxy S5, temos algo que é 99% certo: Ele contará com um processador 64-bit. Alias, não muito depois de a Apple ter revelado o seu novo chip 64-bit, o próprio JK Shin, CEO da Samsung, afirmou que o próximo aparelho da companhia viria com um processador com a arquitetura 64-bit. Isso é, pelo menos em um dos modelos, já que temos os que vêm com o processador Exynos enquanto outros com o Snapdragon.

A utilidade de um chip mobile 64-bit ainda é bastante discutida. A maioria dos aplicativos não são desenvolvidos para tirar proveito disso. Além disso, uma das maiores vantagens em ter um processador 64-bit é tirar proveito de uma quantidade de memória RAM maior. Algo que nem a Apple e nem a Samsung tem em seus aparelhos.

Porém, a arquitetura 64-bit para o Galaxy S5 poderia ser um pouco mais interessante do que para o iPhone 5S. Como sabemos, o TouchWiz da Samsung não é nada leve, dando umas puxadas mesmo no poderoso Galaxy S4. Sendo assim, ela poderia lançar uma nova versão desenvolvida para tirar proveito máximo do chip 64-bit. Talvez as melhorias não fossem ser tão perceptíveis, mas já é algo.

Vale lembrar que as informações sobre o processador do Galaxy S5 não param apenas no 64-bit. Supostamente o novo Exynos teria uma densidade maior de transistores, o tornando realmente mais rápido. Outros pontos técnicos também foram sugeridos. No fim, uma coisa é certa: ele será mais rápido do que o processador do Galaxy S4.

Já em relação a memória RAM, temos alguns pontos interessantes. O mais provável é que a Samsung coloque 3GB de RAM no Galaxy S5, como a maioria dos rumores e vazamentos vêm mostrando. Porém, também surgiram alguns rumores sugerindo que a sul coreana poderia decidir por 4GB, o que enfim daria um uso real ao chip 64-bit. Isso seria uma jogada e tanto da Samsung, já que poderia afirmar que além de ter um chip 64-bit mais rápido que o da Apple, ele realmente é útil já que o aparelho conta com uma quantidade grande de memória RAM. Além disso, a Samsung já produz DRAM mobile LPDDR3 de 4GB, ou seja, isso será uma forte possibilidade até a data do lançamento.

Outra possível função seria a inclusão de um leitor de impressão digital, como o Touch ID do iPhone 5S. Desde que isso se tornou 'mainstream' com a Apple aderindo à tecnologia, muitos smartphones foram especulados receber a função. Não seria diferente com o Galaxy S5. Porém, são só rumores e não temos qualquer base para ver isso acontecendo. Porém, é claro que a Samsung pode nos surpreender e resolver adicionar o leitor de impressão digital, já que ela sabe que tem que seguir com as tendências para continuar vendendo tão bem. Mas é provável que a Samsung lance algum aparelho em 2014 com leitor de impressão digital.

Câmera

Câmera da Samsung
Câmera da Samsung

A câmera também foi alvo dos rumores iniciais mais sérios. Ao contrário do que ouvíamos bem lá para trás, o Galaxy S5 não virá com uma câmera de 13 megapixels com estabilização óptica de imagem, mas sim com uma de 16 megapixels sem a estabilização.

Parece que a nova câmera do Galaxy S5 além do sensor com capacidades de 16 megapixels, também será capaz de tirar fotos de maior qualidade em ambientes com má iluminação, algo que sempre foi um problema para as câmeras de todos os smartphones.

O novo sensor da câmera seria produzido pela própria Samsung usando sua tecnologia ISOCELL que em tese aumenta a sensibilidade a luz e controla efetivamente a absorção de eletrons, resultando em uma fidelidade maior às cores em más condições de luz. Parece até coisa da NASA falando assim.

Mas por que a ausência de estabilização de imagem óptica, algo que está se tornando norma nos smartphones topo de linha? Parece que a Samsung estaria tendo problemas para encontrar fornecedores dos componentes que conseguiriam produzir em uma escala tão grande quanto é a necessária para um best seller como o Galaxy S5. Supostamente teria sido essa mesma razão para a ausência da tecnologia no Galaxy Note 3.

Porém, essas informações que vêm de fornecedores ou analístas nem sempre se concretizam, mesmo quando a fonte é confiável. Apesar de realmente não parecer que a Samsung vai colocar estabilização óptica de imagem na câmera do Galaxy S5, isso continua sempre como uma possibilidade.

Sistema Operacional

Android KitKat
Android KitKat

A Samsung ainda não desistiu do seu sistema operacional próprio, o Tizen. Porém, não faria muito sentido, pelo menos agora, lançar o Galaxy S5 não com Android.

Alguns acreditam que isso um dia irá acontecer. Já que a Samsung é responsável por grande parte da base de usuários do Android, se ela conseguisse vender quanto vende com seu próprio sistema operacional, ela iria controlar todos os aspectos de uma enorme parte do mercado mobile como um todo, se tornando algo como a Apple e a Google juntas. Porém, ainda não chegou a hora. O máximo que irá acontecer, é a Samsung lançar uma variante do Galaxy S5 com o Tizen, como especulado por alguns.

Sendo assim, nessa questão não há muito o que se pensar: Android 4.4 Kitkat ou o 4.4.1 que deve estar chegando em breve. Também teremos diversas novas funções exclusivas dos aparelhos da Samsung, como de costume, e talvez uma cara um pouco modificada do TouchWiz.

Conclusão

A verdade é que apesar de parecer que temos uma visão clara de como o Samsung Galaxy S5 será, percebemos que na verdade não temos. Muitas questões ainda estão em aberto e mesmo aquelas que parecem certas podem não acontecer.

A única certeza que temos é que o Galaxy S5 será um aparelho com muito poder de processamento, já que o Galaxy S4 já é assim. Teremos novas funções bastante curiosas, mas que não usaremos, como de costume com os aparelhos da Samsung, como um scanner de retina . A última certeza é que a Samsung irá vender milhões de unidades, mesmo que não seja o sucesso que os antecessores foram.

Enfim, muito em breve saberemos muito mais já que como vimos, o lançamento não pode estar tão longe assim. Fiquem de olho para qualquer novidade pois estaremos publicando aqui no TudoCelular.

O Samsung Galaxy S5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

58

Comentários

Samsung Galaxy S5: Rumores, vazamentos e previsões
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista