LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oppo e Samsung estão sendo processadas por quantidade de apps pré-instalados nos dispositivos

06 de julho de 2015 12

Atualmente os dispositivos móveis são lançados com diversos aplicativos pré-instalados, para muitos consumidores isso acaba se tornando um grande problema, já que há diversas ferramentas que não servirão para o uso daquela, ou de outra, pessoa. Além disso, os smartphones ficam com muito menos memória do que prometem, já que chegam nas mãos dos usuários com diversos apps que ocupam muito espaço.

É justamente por isso que a Comissão de Proteção dos Direitos dos Consumidores de Shangai está processando a Oppo e Samsung. A agência chinesa está acusando as companhias de venderem dispositivos com muito menos memória do que prometeram e entregar os smartphones com muitos aplicativos.

A agência revelou que diversos usuários de dispositivos das fabricantes fizeram reclamações justamente pela falta de espaço. Em um dos testes realizados pela comissão, foi descoberto que um dos aparelhos da Samsung possuía 44 aplicativos pré-instalados, enquanto o dispositivo da Oppo chega nas mãos dos usuários com 77 apps instalados.

Um dos grandes problemas é que nenhuma das companhias coloca informações sobre os aplicativos que já estão no aparelho. O pior é que não vem nenhuma instrução na caixa de como desinstalar cada um dos aplicativos. Ambas os problemas podem mudar futuramente, assim as empresas serão mais honestas com os clientes.

Os aplicativos pré-instalados já são problema há algum tempo, e não são apenas as fabricantes que fazem isso com os consumidores, as operadoras também colocam seus apps nos smartphones que vendem. Em alguns casos mais extremos, os consumidores até não conseguem remover as ferramentas do dispositivo.

De acordo com a Comissão, a Samsung e Oppo tem 50 dias para responder as acusações, depois disso o Tribunal de Shangai vai ouvir as companhias. Se a agência ganhar o processo, ambas as empresas precisarão colocar novas informações nas caixas dos aparelhos, informando sobre a quantidade de apps pré-instalados e como removê-los facilmente.


12

Comentários

Oppo e Samsung estão sendo processadas por quantidade de apps pré-instalados nos dispositivos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista