LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Esmagadora maioria dos novos malwares móveis do 3º trimeste são para Android

13 de novembro de 2013 30

Das 259 novas famílias de malware para dispositivos móveis encontradas no terceiro trimestre deste ano, 252 são direcionadas ao Android, conforme o mais recente Relatório de Ameaças a Dispositivos Móveis da F-Secure. As outras sete são para Symbian, sistema operacional da Nokia que já está dado como morto.

Ainda segundo a empresa, isso representa um aumento de 205 famílias de ameaças e variantes com relação às descobertas no trimestre anterior.

A boa notícia é que as medidas de segurança que o Google vem colocando em prática no Google Play têm diminuído o número de ameaças que aparecem na loja online. O maior problema agora, de acordo com a F-Secure, são os aplicativos que coletam informações demais do usuário, o que representa uma séria violação de privacidade. Ainda mais porque boa parte das pessoas sequer imagina o que é feito com esses dados.

Cresce o número de malware para Android
Cresce o número de malware para Android

“As pessoas entendem que existe algo de questionável em dar suas informações pessoais para lojas que utilizam o sistema de big data, mas ainda assim elas fornecem muitas informações para aplicativos duvidosos o tempo todo”, afirma Sean Sullivan, assessor de segurança na F-Secure. “Pelo menos em empresas como Google, existe alguma responsabilidade e práticas de privacidade estabelecidas. Por exemplo, se você deletar sua conta no Gmail, eles apagarão todos os seus dados. Mas com estes pequenos aplicativos, não se tem ideia do que eles estão fazendo com os seus dados.”

“Você sabe o quê eles fazem? Eles revendem os dados dos usuários para redes de marketing”, afirma Sullivan. Portanto, além de manter um antivírus atualizado e sempre acompanhar as permissões que um aplicativo solicita ao ser instalado, o usuário precisa ficar de olho se seus apps estão coletando informações demais.


30

Comentários

Esmagadora maioria dos novos malwares móveis do 3º trimeste são para Android
  • Desses vírus todos que dizem tá circulando até agora eu não peguei nenhum!!

      • "...Antes do MAC e Windows já havia o Unix, BSD e não falavam de ataques e vulnerabilidade de computadores... Depois do sistema da MS tudo foi de água a baixo, e começou os ataques e violação digital...", por nunca ouvir falar de algo, isso não anula o facto, e sim, existem vírus para Mac e Linux family, apenas em menor proporção face ao Windows. Eu como usuário de Windows e Ubuntu, procuro adoptar uma atitude mais defensiva c/ o Windows devido aos vírus, mas isso não significa que não tomo cuidados no Ubuntu. Falhas existentes em todos SOs, apenas muda-se o tipo de falhas e gravidade.

          • Ai meu rim..... kkkkkkkkkkk

              • .

                O que eu penso e acho é opinião minha e diz somente a respeito de mim, se eu compro uma coisa e mudo de ideia é problema meu não seu, então abaixa a bola e fica quietinho ai.

                  • Lucasedu5
                    13 Nov 2013 @ 03:59 #16
                    Contas do bando?
                    Isso sim é crime organizado kkk


                    essa doeu até meu rim!

                      • @K_Silva, assim você vai enfartar, deixa disso amigão, vai pegar um ar. Jaja a Lívia se arrepende e volta para o WP, uuui, o 1520 esta chegando.

                          • @Livia_Schimidt.

                            vc diz não defende fabricantes, mas o que mais vi aqui foi vc defendendo a NOKIA e seus produtos, e olhe que a NOKIA já fez muitas cacadas em seus produtos.

                            Ainda tem certeza que vai para o ANDROID? É ANDROID lembra, o sistema lento, travando e cheio de vírus que tanto vc já criticou aqui.

                              • @Tiagow.
                                quer que o google faça algo que a MS fez em relação ao Sistema dela na versão X86... Assim o google vai ser processado por tentar tirar algo que criou força nos sistemas da MS.

                                Todos nós sabemos, os direitos há obter vírus criou poder desde os sistemas da MS. E não pq os vírus eram extremamente eficientes feito hoje mais, sim pq o sistema desde o inicio é feito uma peneira, cheio de brechas tornando-o um fracasso em segurança. Antes do MAC e Windows já havia o Unix, BSD e não falavam de ataques e vulnerabilidade de computadores... Depois do sistema da MS tudo foi de água a baixo, e começou os ataques e violação digital, resultando no sistema mais inseguro do mundo, o Windows.
                                Claro tudo isso se deu devido a sua popularidade que é muito grande, mais a falhas de seguranças e bug ajudaram muito o crescimento e desenvolvimento de pragas digitais.

                                Diferente do ANDROID, no Windows já vimos e presenciamos em casa, ataques, computadores dando pane do nada e arquivos e dados de pcs sendo perdidos ou roubados. E ainda tem vídeos na net mostrando com o fazer isso e onde esta a falha... Não vi ainda nenhuma dessas empresas de segurança fazer uma demonstração de um vírus agindo nos sistemas ANDROID, simples mente só falam que existe e a prova??? Nada.
                                Como sou usuário do sistema e nunca tive problemas, essas notícias não são surpreendentes ou não significam nada para mim.

                                  • Digo*
                                    Corretor FDP kkkkkkk

                                      • Só figo uma coisa.... Quem tem Android, pega virus se quiser.

                                          • "Esmagadora maioria dos novos malwares móveis do 3º trimeste são para Android", Google patentei logo os vírus para Android e nos dê paz.

                                              • Só mostra que não me apego a marcas e sim a produtos de qualidade, não estou deixando WP por ser ruim, até que continuaria, assim como um dia voltarei a ter iPhone... mais vou para o Nexus para ver como é a experiencia de um Android puro*, já que minha experiencia não foi das melhores quando tive um.

                                                  • se falar de segurança no wp só lamento, pois todo sistema de dados estaria sujeito a ter alguma alteração, nem ios nem balck barry nem nada, a explicação para isso é a facilidade que o sistema oferece para manuseio de aplicações, e a outra é o número crescente de usuários, assim como fica no caso segurança windows x linux x mac os, advinha quem tem mais ataque de hackers e vírus?

                                                      • @Livia_Schimidt.

                                                        Vc não pode falar muito não é, fala tanto do android e não sabe se fica no sistema da MS ou no ANDROID, ou seja com vc não se conta. É uma indecisa, não sabe onde fica, ou seja vai pelo que há de mais elegante, algo par se exibir para os amigos. E não pelo que algo ou alguma coisa pode lhe proporcionar de melhor. Com vc não se pode contar, hora esta no sistema da MS outra esta no ANDROID e depois fica jogando pedras para tudo que é lado.

                                                          • alias todos novos malware é pra android Symbian esta fora ...

                                                            enquanto tem uns 5mil apps de atvirus pra android na play

                                                            vou jogando Asphalt 8 no meu Nokia

                                                              • Contas do bando?
                                                                Isso sim é crime organizado kkk

                                                                  • Chegou o Android fãn

                                                                      • A MS monitora todo passo do usuário desde o XP, e todo mundo usa o sistema da MS, quando se fala em google ou um de seus produtos, os caras aqui querem criticar... vai dizer que fazer buscar usando o BING aquela coisa horrível para pesquisas, ou um toolbar qualquer no navegador que deixa o teu sistema e navegação lenta e travando... Fala sério.

                                                                          • Isso pra mim é igual a noticia de que há vírus para Linux, ouvir dizer que existe aproximadamente 22 mil malwares para o sistema e nunca vi nenhum funciona.

                                                                            1º quantos de vocês já pegaram um vírus usando o android??? "Prove"

                                                                            2º quantos de vocês já perderam dados ou informações preciosas por causa de vírus no Android??? "Prove"

                                                                            Para quem usa um smart de verdade sabe que toda nossa vida social "email, redes sociais, contas de bando, senhas importantes" estão dentro do smart mesmo que seja só guardando para ser usando posteriormente.

                                                                            "Se ninguém tiver pecado, que atire a primeira pedra."

                                                                            Ou seja se nenhum de vocês foram vitimas, dessas pragas que dizem que existe e que estão aterrorizando o mundo Android, então vocês não pode falar nada, pois todos temos algum pegado, assim nenhuma pedra pode ser atirada.

                                                                            "Dois anos usando android, acessando redes sociais, emails, contas de bando e realizando todo tipo possível permitido de transação no smart e nunca tive problemas.


                                                                            Mais uma empresa de segurança vendendo seu peixe.

                                                                              • Daqui a pouco chega gente afirmando que a culpa é do usuário...

                                                                                  • Daqui a pouco vai ter mais malwares no Android do que doenças nos humanos

                                                                                      • O Android vai acabar explodindo.

                                                                                          • Novidade +4 UNO!!!!

                                                                                              • Novidade x²

                                                                                                  • Novidade...+1+1

                                                                                                      • Novidade...+1

                                                                                                          • Novidade...

                                                                                                              • eu particulamente nao uso produtos google por causa disto a invasao de privacidade é muito grande vendem seus dados, acho isto muito errado e os governos nao fazem nada , pois tambem usam os dados para monitorar as pesoas !

                                                                                                                  • Imagino que seja reflexo de possuir o maior market share mundial (isso não foi um elogio)

                                                                                                                      • maioria dos novos malwares móveis do 3º trimeste são para Android

                                                                                                                        novidade!

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                          Android

                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                          Windows

                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista