LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel e Receita Federal fazem apreensão de 240 mil eletrônicos irregulares, incluindo muitas TV boxes

16 de outubro de 2020 3

A Anatel e a Receita Federal anunciam a apreensão de mais 240 mil dispositivos eletrônicos irregulares que entraram no país. Na lista constam TV boxes, smartwatches e outros eletrônicos que seriam comercializados no país sem as devidas homologações pela Agência Nacional de Telecomunicações.

A avaliação da Anatel serve para que a segurança e confiabilidade dos produtos possam ser verificadas, e além disso, há uma certificação prévia para entender se os dispositivos atrapalham o funcionamento de outros graças a frequência da sua operação. Isso pode acarretar o mal funcionamento de serviços telefônicos e digitais.

O número de dispositivos apreendidos compreende o período de julho a setembro desse ano. Só em TV boxes, em outubro, os números chegam a 27 mil.


A ação coordenada entre a Anatel e a Receita Federal faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria. Apesar de existirem TV boxes lícitas, uma parte considerável dos produtos que entram no Brasil são destinados para uso com sistemas de IPTV ilegais, que roubam sinais de canais fechados e são oferecidos na internet a preços inacreditavelmente baixos, mas porque não contribuem financeiramente para as programadoras.

Por outro lado, Intelbras, Roku e Claro são algumas das que oferecem dispositivos legais no país. As duas primeiras trazem aparelhos que tornam TVs sem características de smarts aptas a rodarem apps de streaming, e a última é uma invenção que embute não apenas aplicativos, mas até canais da tv fechada sob uma mensalidade. Tudo funciona via internet.

Vale lembrar, mesmo os serviços de IPTV não são todos ilícitos. No país comercializam canais via internet de forma legal plataformas como a Guigo TV e a Fox, com seus canais fechados disponíveis via app Fox Play.

E você, o que acha das novas apreensões pela Anatel e Receita Federal? Conte para a gente nos comentários!


3

Comentários

Anatel e Receita Federal fazem apreensão de 240 mil eletrônicos irregulares, incluindo muitas TV boxes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista