LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministro quer impedir que brasileiros sejam monitorados pelos EUA

15 de agosto de 2013 4

O governo brasileiro não ficou satisfeito com as explicações do secretário de Estado americano, John Kerry, a respeito da interceptação das comunicações dos brasileiros. Com isso, o país mantém seus planos de discutir em fóruns internacionais as medidas possíveis para impedir o monitoramento realizado pelas autoridades americanas.

O secretário, que reuniu-se nesta quarta-feira (14/08) com a presidente Dilma Rousseff e com o chanceler Celso Amorim, confirmou que os EUA coletam informações de metadados para proteger os cidadãos americanos Ele ressaltou, porém, que, quando preciso, a agência de segurança NSA faz um aprofundamento no rastreio.

NSA monitora dados de brasileiros
NSA monitora dados de brasileiros

"Ora, se eles podem fazer um aprofundamento, fica claro que eles não têm apenas os metadados. Ficou clara uma contradição", afirma o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Sobre as palavras de Kerry, o ministro interpretou o seguinte: “de maneira geral ele disse que os EUA cuidam da segurança americana e ninguém pode ser contra, a questão é como vamos preservar nossa privacidade."

O ministro defende a descentralização da Internet para evitar esse tipo de problema. "Hoje as grandes empresas de Internet estão nos EUA”, lembra Bernardo. E, de fato, isso é um problema para a privacidade dos brasileiros. Técnicos americanos informaram à comissão brasileira que foi aos EUA obter informações sobre as denúncias de espionagem, que a legislação de lá prevê que companhias americanas sediadas em outros países precisam ceder informações à NSA.

Outro ponto é o armazenamento de dados de navegação em território brasileiro, posição que foi solicitada ao relator do Marco Civil. "A Alemanha recentemente decidiu sobre a obrigatoriedade de guarda de dados em território alemão. A Coreia também. Alguém disse que isso não existe no mundo, mas isso não é verdade. E mesmo que não existisse, isso não significa que não podemos discutir", conclui o ministro. [Teletime]

4

Comentários

Ministro quer impedir que brasileiros sejam monitorados pelos EUA
  • Michael_K: concordo com tudo o que você disse.

      • Michael_K

        Verdade

          • Em outras palavras, não será apenas os brasileiros, comuns e alienados a segurança virtual, que serão violados. Mas, também, toda a bancada corrupta do planalto, todas as empresas que necessitam usar o gmail (yahoo, outlook, etc.), e todos os outros países da america latina.

            E a pergunta que fica é: quem é que manda no território nacional? ObamaCare? - E não falo apenas do Brasil. Já que muitos outros países europeus, que não, a Alemanha, como citado, não parece querer ceder dados nacionais sem que haja uma pilha de papeis assinados que confirmem tal necessidade. Se é direito do presidente vasculhar a vida alheia para proteger um cidadão norte-americano, seria correto esperar o mesmo para proteger um cidadão Brasileiro - que rala pra cacete e - que espera segurança e respeito, para si, e sua família.

            Pronto... falei demais.

              • Aff até na net a gente não pode fica mais mexendo quieto , agora ferrou o que será de min quando os meus dados confidencial cai nas mãos da minha mãe .

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista