LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dicas importantes para evitar ser alvo de phishing por email

10 de abril de 2015 0

Um dos piores golpes que você pode sofrer na internet é a prática do phishing por e-mail. Muitos esquemas se valem da inocência dos usuários para funcionar, por isso é importante conhecer algumas dicas para não cair neste tipo ataque. Confira.

Ofertas

Entre as dezenas de spams que recebemos diariamente de e-commerce, muitos podem ser úteis na forma de promoções de forma rápida, mas também é um método muito utilizado para phishing. Por isso, é muito importante ficar atento ao clicar em promoções por e-mail. Verifique o endereço do remetente e compare com outros e-mails recebidos pelas lojas. Fique atento também a promoções mirabolantes, fora da realidade, com preços muito abaixo do mercado.

Bancos

Sempre desconfie de um banco que entre em contato com você por email. Especialmente se ele pedir alterações cadastrais ou a senha de acesso. Por isso, sempre que receber um e-mail de qualquer banco, ignore e apenas faça transações no site oficial dele. Uma tática bastante utilizada é a pressão com mensagens do tipo: VOCÊ TEM 24 HORAS PARA ACESSAR SUA CONTA OU ELA SERÁ CANCELADA.

Fotos

Outra forma bastante comum usada para a proliferação de malwares são os e-mails de fotos íntimas de famosos. Sempre que receber um e-mail com este tipo de mensagem desconsidere-o. Outra tática muito utilizada são emails falando que suas fotos intimas vazaram.

Aplicativos

Outra forma de ser vítima de phishing é através de aplicativos. No ano passado, vários usuários receberam um e-mail com uma mensagem avisando que o WhatsApp da pessoa seria bloqueado por violar o direito de privacidade do mensageiro. Esse tipo de mensagem é quase smepre falsa, mais uma vez é importante lembrar de verificar o endereço certo dos emails que você recebe.

Amigos

Se um dos seus contatos do email for afetado por Phishing, ele pode enviar automaticamente mensagens estranhas por e-mail, com links desconhecidos e pedido de informações confidenciais. A melhor forma de evitar cair nesse tipo de esquema é confirmar com seu amigo por telefone ou rede social se ele efetivamente te mandou essa mensagem.

Antivirus

Por fim, é fundamental que você sempre tenha um antivirus instalado no seu computador no caso do pior acontecer. Ele é sua última linha de defesa.


0

Comentários

Dicas importantes para evitar ser alvo de phishing por email
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista