LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil é o segundo país com maior índice de fraudes com cartões bancários

13 de julho de 2016 8

Um levantamento realizado pela ACI, empresa de soluções de pagamentos e serviços bancários, aponta que o Brasil é o segundo país que mais sofreu com algum tipo de fraude com cartões nos últimos cinco anos. A pesquisa, intitulada “De onde vêm as fraudes com cartões” e realizada em parceria com o Aite Group, entrevistou mais de 6.000 clientes em 20 países e revela que 49% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes.

Isso coloca o Brasil na segunda colocação do ranking entre os países pesquisados, ficando atrás apenas do México. Em 2014, quando o último estudo foi feito, o país estava na 8ª posição.

Além disso, o estudo mostra que as fraudes com três tipos de cartões (débito, crédito e pré-pago) são crescentes em todo o mundo. Os países com menores índices são Holanda (14%) e Hungria (9%).

De acordo com Andreas Suma, vice-presidente da ACI Worldwide, o "estudo confirma que a fraude de cartões continua a ser uma questão de grande preocupação para os consumidores ao redor do mundo",

Não é surpresa que há uma relação direta entre as fraudes e a baixa confiança do consumidor. E, como os dados ilustram, é mais crítico do que nunca que as instituições financeiras implementem e mantenham ativamente soluções eficazes de prevenção de fraude que atendam às necessidades de segurança e experiência do cliente.

As fraudes em cartões bancários continuam um grande problema, mesmo com a adoção de novas tecnologias de segurança. Só no ano de 2015, foram confirmadas 2.260 violações de dados, e os números só aumentaram na maioria dos países pesquisados. Ben Knieff, analista sênior de pesquisa do Aite Group, disse que um dos desafios para vencer essa batalha é o atendimento ao cliente e a educação do consumidor.

Isso porque o comportamento de risco por parte dos usuários tem sido um dos motivos do aumento das fraudes. Exemplo disso é deixar o celular desbloqueado quando não está em uso ou levar consigo a senha do cartão anotada. Dentre os comportamentos arriscados, 54% dos consumidores nos países apresentaram ao menos um deles, o que mostra um aumento de 4% em relação a 2014. Entre essas pessoas mais descuidadas, 58% já sofreram fraude.

Para piorar o quadro de frustrações entre os clientes, o Brasil é o país com os consumidores mais insatisfeitos com o tratamento dos bancos após uma fraude. A pesquisa mostra que apenas 65% das pessoas estão parcialmente ou plenamente satisfeitas com as instituições nesses casos, sendo que 18% trocaram de banco após uma fraude devido a essa insatisfação.

Em comparação, nos EUA são 90% de consumidores satisfeitos com o tratamento dos bancos após uma fraude. No entanto, em 2014 o quadro era ainda pior no Brasil, com 33% de pessoas que trocaram de instituição.


8

Comentários

Brasil é o segundo país com maior índice de fraudes com cartões bancários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista