10 Novembro 2016
Após finalmente anunciar os aguardados PS4 Pro e PS4 Slim, no evento oficial da companhia, a Sony quer esclarecer algumas coisas sobre o PlayStation 4 Pro. Provavelmente a empresa sentiu a necessidade de esclarecer certos pontos, porque após o anúncio do novo console houve algumas opiniões e confusão sobre as suas capacidades. Ele foi lançado como uma atualização que daria início a uma era de jogos 4K, mas após a apresentação tornou-se óbvio que o 4K ainda estava fora do alcance para a maioria dos desenvolvedores.
Como uma resposta direta para os anúncios da Microsoft na E3 2016, que trouxe o Project Scorpio e Xbox One S, o PlayStation 4 Pro traz a promessa de um hardware avançado e poder para rodar jogos em 4K em tecnologia HDR. No evento de lançamento, no entanto, foi encontrado apenas um jogo demo, Elder Scrolls Online, que realmente rodou em 4K, enquanto outros aproveitaram as atualizações do PS4 Pro de outras maneiras.
Após a revelação, não ficou claro para quem o PS4 Pro foi desenvolvido e o que ele significa para o futuro dos consoles de jogos. Apenas aos entusiastas mais exigentes e donos de TVs 4k? Para esclarecer isso, Mark Cerny, arquiteto do PS4 e um veterano altamente respeitado da indústria de jogos, fez uma reunião de portas fechadas esta semana, mergulhando profundamente nos aspectos técnicos do console.
Resumidamente, o primeiro ponto a ser esclarecido é que o PS4 Pro não indica o fim das gerações vídeo games, apesar de suas especificações e sua janela de lançamento se encaixarem em um padrão que se assemelha a um PC, ou em ciclos de atualização de um modelo de smartphone, mais do que em versões tradicionais do console. Em segundo lugar, o Pro é interessante mesmo que você não tem uma TV 4K. Em terceiro lugar, mesmo que a maioria dos jogos não sejam realmente processados em 4K, eles ainda serão muito melhores em comparação ao PS4 padrão.
"PS4 Pro não é o início de uma nova geração e isso é algo muito bom. Nós não acreditamos que as gerações vão desaparecer. Elas são verdadeiramente saudáveis para a indústria e para a comunidade de jogadores. É só que os objetivos para o PS4 Pro vão ser diferentes
Cerny está convencido de que gerações de console são um aspecto útil e necessário da indústria de videogames. Ele repetiu que a linha de gerações "são uma coisa boa" durante toda a reunião, recitando como um mantra.
Hardware
Ele não vê a PS4 Pro como uma nova geração por duas razões: Ele não tem significativamente mais memória nem um novo CPU. "Para mim, uma das marcas de uma nova geração de consoles é o uso de significativamente mais memória", disse Cerny. "Por outro lado, o PS4 Pro é definitivamente parte da geração PS4, por isso, tomou uma direção diferente com o console. Sentimos que jogos têm necessidade de um pouco mais de memória, cerca de 10 por cento a mais, então nós adicionamos cerca de um gigabyte de DRAM lenta convencional para o console."
O PS4 Pro usa essa memória de forma diferente que o PS4 padrão. No console mais antigo, se você abrir a Netflix e depois trocar para um jogo, a plataforma de streaming permanece na memória do sistema, permitindo a troca rápida entre os dois aplicativos, e nada será recarregado. O Pro, no entanto, atribui tarefas em segundo plano a este 1GB de DRAM lenta convencional que foi adicionado, liberando mais memória para os aplicativos ativos.
Além disso, o PS4 Pro apresenta um CPU AMD Jaguar octacore, assim como o modelo padrão. Isso significa que ele não usa uma CPU nova.
Portanto, há a definição técnica de uma nova geração e uma definição "social". Independentemente de saber se os jogadores enxergam o Pro como um console mais poderoso, aos olhos de Cerny, quando o hardware em si não é atualizado o suficiente para ser uma nova geração, então não é uma nova geração.
Software
Mas isso tudo é apenas o hardware. Jogos no PS4 Pro usarão truques novos de software para reforçar os seus gráficos e jogabilidade em TVs SD, HD e 4K. A técnica mais recente é chamada de checkerboard, e trata-se de um processo que foi usado pela primeira vez no Rainbow Six Siege.
Renderização Checkerboard muda a forma dos pixels. Eles não são mais quadrado. Em vez disso, este processo se baseia em retângulos horizontais delineados e cada um inclui uma cor e um valor Z. Usando os dados de frames anteriores para preencher lacunas de informação, o método permite aos desenvolvedores criarem uma imagem mais completa, que segundo Cerny é quase idêntico ao 4K nativo.
Claro, nem todos os jogos no PS4 Pro vão usar o processamento Checkerboard ou mesmo tentar o 2160p. Mesmo os jogos que suportam 4K nem sempre vão atingir seu pleno potencial, considerando-se que nem todos os jogadores têm uma TV 4K. Para estes, os jogos serão exibidos automaticamente nas configurações de exibição máximas da TV.
Sabemos que quando os criadores de jogos estão tomando as decisões sobre como usar melhor a tecnologia que fornecemos, o resultado é quase sempre melhor para a comunidade de jogadores
Para provar que a qualidade gráfica do PS4 Pro é vantajosa mesmo sem 4K, perto do final do encontro Cerny exibiu o Knack, título de lançamento do PS4, lado a lado em duas HDTVs. Um estava rodando em um PS4 Pro e o outro em um PS4 padrão. As diferenças eram óbvias: O PS4 Pro resolveu linhas e animações mais limpas, enquanto o PS4 padrão tinha mais ruído, particularmente em áreas detalhadas e fundos.
Gráficos visivelmente melhorados e novos padrões de desenvolvimento de jogos, certamente soam como sinais de uma nova geração - pelo menos do ponto de vista do jogador. Tecnicamente, Cerny considera esta uma atualização "intermediária", mas é claramente uma melhoria significativa sobre o console padrão, mesmo para pessoas sem 4K TVs
Então, se olharmos para a cena, mais uma vez, é muito limpa, lisa. Mas se eu fosse fazer isso em [mudando para o PS4 padrão e suspiando]... Olhe para todo o moiré, ou todo o ruído brilhante na distância. E é isso que vemos quando jogamos jogos em uma HDTV e aprendemos a ignorá-lo.
Resta saber dos jogadores se a mudança é significativa o suficiente para custar US$ 100 a mais do que o melhorado PS4 Slim. O que isso significa para os brasileiros? A Sony ainda não deu detalhes sobre o lançamento por aqui, mas o PS4 Pro terá preço médio de R$ 2,5 mil no nosso mercado. Considerando que o PS4 tradicional é encontrado por R$ 1,5 mil, você pagaria R$ 1 mil a mais para obter as vantagens explicadas por Cerny?
Comentários