LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CES 2018: novas TVs QLED da Samsung com resolução 8K vão possuir inteligência artificial

08 de janeiro de 2018 5

A Samsung está trazendo a inteligência artificial para quase todos os dispositivos do nosso cotidiano. E para popularizar ainda mais essa crescente novidade que veio com tudo no ano passado, a gigante sul-coreana acaba de revelar uma interessante novidade a respeito da união da IA com seus novos hardwares durante a CES 2018: as televisões QLED 8K contarão com inteligência artificial para melhorar os conteúdos em baixa resolução.

Mesmo o 4K ganhando maior popularidade em 2017, a extrema resolução ainda possui grandes dificuldades econômicas para se firmar como um padrão acessível no mercado. Apesar disso, a Samsung já está visando o futuro com as novas televisões em resolução 8K!

Em seu press release a companhia informa que "apesar do fato de que o mercado está atualmente inundado com um número cada vez maior de displays capazes de realizar resoluções super-altas como UHD e 8K, muitos consumidores não conseguem aproveitar inteiramente a experiência devido à falta de conteúdo disponível em alta resolução," e é então que chega a inteligência artificial da Samsung.

Como indica nas imagens abaixo, o processamento de IA pode melhorar a imagem de qualquer resolução (seja ela 4K, Full HD ou até mesmo SD) com uma série de aprimoramentos e então realizar um upscale para a transmissão em 8K. Assim, mesmo a qualidade original não sendo em 8K, você poderá assistir como se fosse.


No modelo acima a Samsung exemplifica didaticamente como funciona os processos. Primeiro a TV com inteligencia artificial é equipada com um imenso banco de dados que estuda e analisa milhões de imagens para transformar de forma precisa o conteúdo de baixa resolução em 8K.

Filtros criam, realçam e melhoram os detalhes e a iluminação, retiram o ruído e granulação que podem estar presentes e também restaura as bordas das imagens e vídeos. Segundo a Samsung, "a tecnologia ajuda a oferecer imagens naturais em alta resolução sem comprometer a transição gradual da imagem."

Essa nova tecnologia já pode ser vista na The Wall, televisão que a Samsung acaba de revelar durante a CES 2018 e que já possui um artigo aqui no TudoCelular falando melhor a respeito dela. Este deve ser o ano da Inteligência Artificial, com a tecnologia sendo expandida para todos os setores da tecnologia e informação e se popularizando ainda mais rapidamente do que nunca.

É válido informar que conteúdos em 8K ainda são extremamente raros e escassos, além de extremamente pesados e inacessíveis a grande maioria dos consumidores de todo o mundo. Enquanto o 4K ainda está engatinhando, podemos sugerir que o 8K está nas primeiras fases de gestação. Falta muito ainda até que ele se torne consolidado no mercado, mas esta nova tecnologia da Samsung pode ajudar a popularizar e diminuir os custos de uma tecnologia tão recente.


5

Comentários

CES 2018: novas TVs QLED da Samsung com resolução 8K vão possuir inteligência artificial
  • TOP COM PS5

      • PS5 Ready

          • guardião da galaxia 2 foi filmado em 8k creio que filmes posteriores da Marvel( homem aranha e thor ) também tenha sido

              • As películas de 70mm que existe desde 1950 conseguem atingir segundo a IMAX 18K, porém os especialistas dizem que conseguem atingir apenas 16K, creio que a fonte original da maioria dos filmes seja de resoluções acima dos 8K, porém sofrem pós processamento, reduções, etc, mas acredito que a maioria dos grandes filmes desde 1950 consigam ter uma resolução altíssima, o problema seria o custo para disponibilizar esses filmes com grandes resoluções, principalmente para um público tão pequeno.

                  • A maioria dos filmes hoje são digitais, por isso acredito que a maioria das grandes produções, mesmo as mais antigas, contam com resoluções altíssimas em suas fontes originais, antes da pós produção.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista