LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Fechaduras e cadeados Bluetooth possuem graves falhas de segurança

11 de agosto de 2016 3

Por causa da praticidade, muitas pessoas consideram comprar fechaduras e cadeados Bluetooth para suas residências ou lojas, afinal de contas, ter de carregar uma chave extra por aí parece incomodar bastante; o problema é que, aparentemente, esse tipo de solução pode ser facilmente hackeada, isso de acordo com o hacker pesquisador de segurança Anthony Rose.

Anthony decidiu testar um rastreador Bluetooth enquanto caminhava pela sua vizinhança, e notou que várias fechaduras estavam sendo detectadas por seu dispositivo; por curiosidade, ele decidiu 'investigar' um pouco mais a fundo, e descobriu algo perturbador: senhas no formato de texto simples eram enviadas para as fechaduras o tempo todo, e diga-se de passagem, facilmente interceptáveis.

A partir desse momento, ele decidiu expor o problema na conferência DefCon que aconteceu semana passada; de 16 marcas de fechadura Bluetooth, 12 não possuíam nenhum tipo de segurança ou traziam soluções mal implementadas.

Fechaduras e cadeados Bluetooth apresentam severas falhas de segurança

As marcas Quicklock Doorlock, Quicklock Padlock, iBluLock Padlock e Plantraco PhantomLock foram as mais fáceis de se hackear, por enviarem os dados de segurança como se fossem arquivos de texto — as primeiras duas marcas foram as piores, pois ele também havia conseguido alterar a senha padrão, trancando o usuário para fora de casa.

Outras fabricantes, que garantiam uma maior proteção e até mesmo um sistema seguro de encriptação, também falharam no teste, sendo hackeadas facilmente através do monitoramento do envio e recebimento de pacotes entre elas e os smartphones e tablets de seus donos.

De todas as marcas apresentadas, apenas 4 passaram no teste anti-hacking: Noke Padlock, Masterlock PadLock, Kwikset Kevo Doorlock e August Doorlock de Anthony — apesar das duas últimas já terem sido hackeadas por pesquisadores em outras ocasiões.

Tendo dito isso, é importante que a indústria de dispositivos inteligentes comece a notar a vulnerabilidade de seus produtos; ontem mesmo comentamos sobre um vibrador inteligente que podia ser hackeado e até mesmo ativado sem autorização do dono, fora os milhões de outros dispositivos inteligentes que são apresentados a cada dia no mercado, prometendo facilitar a vida das pessoas.

A própria NSA já alertou sobre sua teoria de que os dispositivos inteligentes podem ser usados até mesmo para espionar as pessoas, ou seja, para nós fãs de tecnologia, todo cuidado é pouco! Talvez ainda não seja uma boa hora para pular de cabeça nesse tipo de 'soluções inteligentes' oferecidas atualmente no mercado, tanto pelo seu preço quanto pelo grau de proteção que elas oferecem.

Resta saber se o Bluetooth 5, que foi oficializado há poucas semanas com foco na Internet das Coisas (IoT) vai conseguir reduzir esses riscos, mas até que se possa comprovar um aumento na segurança, o aconselhável é não investir em fechaduras e cadeados bluetooth, pelo menos, por enquanto.


3

Comentários

Cuidado! Fechaduras e cadeados Bluetooth possuem graves falhas de segurança
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista