LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasileira de 16 anos é finalista na Google Science Fair com projeto sobre lactose

12 de agosto de 2016 44

A estudante Maria Vitória Valoto, foi classificada para a final da premiação Google Science Fair, a ser realizada em setembro, na sede da companhia de tecnologia nos Estados Unidos. Aluna do ensino médio em Londrinha (PR), a jovem de 16 anos desenvolveu um método de quebra de enzimas com o objetivo de ajudar pessoas com intolerância à lactose.

Maria Vitória realizou pesquisas acadêmicas e criou um projeto chamado "Leite sem lactose para todos", que consiste em uma cápsula que deve ser adicionada ao leite de origem animal para isolar a lactose. Assim, todas as pessoas podem consumir o produto.

Leites de origem vegetal ou comprados já com a lactose isolada costumam ter um preço muito acima que o leite de vaca convencional. A descoberta da jovem paranaense "custa alguns centavos", segundo informado, e pode ser aplicada tanto no produto integral ou com baixo teor de gordura. Clique aqui para conhecer mais detalhes da pesquisa.

Projeto de Maria Vitória é um dos mais relevantes, segundo o Google

O Google escolheu 16 projetos, de nove países (Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Índia, Singapura, Zâmbia, Malásia, Bangladesh e Arábia Saudita), para a final. Em comum, todos eles propõe ações para melhorar o mundo através da ciência e engenharia.

Recentemente, pesquisadores de universidades brasileiras, de diferentes áreas de estudo, receberam bolsas de estudo da companhia também. Ao todo foram 17 projetos selecionados. Outros dois brasileiros foram selecionados pelo Google. Os estudantes João Antunes, 15 anos, e Letícia Souza, 18, foram alguns dos vencedores da etapa latino-americana do Prêmio Impacto Comunitário, promovido pela companhia. Os jovens criaram um método que utiliza sementes de uma planta local, a moringa oleífera, para purificar a água. A dupla receberá uma bolsa de estudos.


44

Comentários

Brasileira de 16 anos é finalista na Google Science Fair com projeto sobre lactose
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista