LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM se unem para criar as 'leis da inteligência artificial'

29 de setembro de 2016 7

É notável que cada vez mais as gigantes do setor da tecnologia estão se aproveitando dos benefícios da inteligência artificial em seus produtos e serviços, fato esse que só tende aumentar nos próximos anos. Em virtude disso, Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM uniram suas forças para juntas criarem normas e métricas a serem cumpridas por essas e outras empresas, assim como os pesquisadores, para que essa ciência seja explorada de forma ética, sem nenhum abuso de poder.

Um pequeno número de grandes empresas são hoje as potências por trás do desenvolvimento da inteligência artificial sofisticada. A inauguração da parceria no AI é um passo muito positivo no sentido de assegurar esta tecnologia é usada com sabedoria", revelou Murray Shanahan, professor de robótica cognitiva do Imperial College de Londres.

Com o nome de Parceria de Inteligência Artificial para beneficiar as pessoas e a sociedade, a aliança não pretende formar um lobby para comandar, aprovando ou não de que forma a tecnologia está sendo utilizada e nem pressionar o governo para isso, mas sim "conduzir a pesquisa, recomendar as melhores práticas e publicar a pesquisa sob uma licença aberta em áreas como ética, equidade e inclusão; transparência, privacidade e interoperabilidade; colaboração entre pessoas e sistemas de inteligência artificial; e a confiabilidade, a confiabilidade e robustez da tecnologia". E, para isso, cada membro terá representação igualitária, aceitando a contribuição de "acadêmicos, organizações sem fins lucrativos e especialistas em política e ética".

Contudo você deve ter percebido a falta da Apple, assim como outras, nessa lista. A companhia é uma das grandes empresas do setor e também investe pesado em IA como, por exemplo, em assistentes pessoais, reconhecimento de imagem e controle de voz. Infelizmente, mais uma vez, a firma da maçã optou por seguir seu caminho sozinha. Lembrando que parcerias como essas são bastante comuns. Para exemplificar, essas mesmas empresas fazem parte do Unicode Consortium, que ordena os caracteres e emojis a serem incluídos nas plataformas.


7

Comentários

Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM se unem para criar as 'leis da inteligência artificial'
  • As empresas mais espiãs e mercenárias do mundo criando tais leis? Sério isso? Não acredito nessas leis feitas por essas empresas, de forma alguma.

      • Como um cara do paranauê robótica não lembrou que tinha que começar com Lei zero?

        1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

        2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

        3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

        Mais tarde Asimov acrescentou a ?Lei Zero?, acima de todas as outras: um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal.

          • Issac Asimov era um escritor de ficção cientifica, a "lei zero" não passa uma de suas histórias, mas mesmo assim a "lei" faz bastante sentido. Asimov sozinho não tinha competência para elaborar leis mais completas e abrangentes, um dos temas que acredito que sera bastante discutido pelo grupo formado, será a questão de privacidade.

          • Skynet...

              • Apple fora do barco. Acho que vão ficar pra trás nessa área.

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Windows

                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                Economia e mercado

                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista