LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Simples par de óculos plásticos podem enganar softwares avançados de reconhecimento facial

03 de novembro de 2016 3

À medida que a tecnologia avança com inteligência artificial, robótica e medidas de segurança biométricas através de reconhecimento facial, algumas fragilidades desses sistemas podem ser tão ridículas a ponto de serem vulneráveis a um simples par de óculos de sol plásticos.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram um par de óculos através de impressão 3D, com um custo de 22 centavos de dólar (cerca de R$ 0,72) para serem produzidos, porém com a capacidade de enganar softwares avançados de reconhecimento facial. Isso é possível porque eles alteram pequenas partes de informação de cor em um rosto e o associam a pessoas completamente inesperadas.

O software utiliza redes neurais para comparar a coloração de pixels em áreas específicas do rosto para combinar uma imagem com outra. Quando algo altera essa coloração de pixel, ele confunde o software, e é exatamente isso o que os óculos fazem. Eles possuem cores específicas para "confundir" o sistema.


Os pesquisadores dizem que os óculos são bons em dois tipos de ataques: o primeiro que procura ter um rosto específico reconhecido como se fosse um outro rosto específico, e o segundo é mais uma tentativa de evitar ser detectado de qualquer forma.

Nesses experimentos, três pessoas foram capazes de enganar o software de reconhecimento facial. Um sujeito, homem branco, conseguiu ser apontado como a atriz sul-africana Milla Jovovich, em prováveis 87.7 por cento de probabilidade. Outro participante dos testes, um homem do Oriente Médio teve uma combinação de 88 por cento com uma mulher sul-asiática. Outro homem do Oriente Médio foi capaz de se passar por Clive Owen, um ator caucasiano.

Essa não é a primeira vez que alguém descobre meios de enganar softwares de reconhecimento facial. Em um estudo apresentado durante uma conferência de segurança da Usenix, em agosto deste ano, pesquisadores conseguiram mostrar como um modelo em 3D de um rosto criado a partir de fotos obtidas nas redes sociais poderia realizar essa tarefa. Porém, o par de óculos feito em uma impressora 3D custando poucos centavos pode ser bem mais simples.


3

Comentários

Simples par de óculos plásticos podem enganar softwares avançados de reconhecimento facial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista