LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas criam dispositivo minúsculo capaz de ouvir o coração de pacientes

29 de novembro de 2016 0

Pesquisadores da University of Boulder Colorado, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo vestível extremamente fino que é capaz de monitorar a atividade cardíaca dos usuários e até mesmo dar amplificar a fala dos pacientes que, por algum motivo, perderam a voz. Trata-se de uma espécie de "tatuagem eletrônica" temporária que capta a condução de ondas sonoras pela pele, e por isso também pode ser usado para identificar a voz do paciente.

O wearable pesa menos de 0,3 grama e é menor que uma moeda de um centavo, de acordo com o artigo publicado pelos pesquisadores. Mas, apesar do tamanho diminuto, ele pode ser acoplado a qualquer parte da pele do paciente para captar as vibrações do corpo. Isso permite, por exemplo, que um cardiologista acompanhe remotamente o estado do coração de um paciente em situação de risco.

O sensor é composto por um pequeno circuito que contém um acelerômetro extremamente sensível, capaz de detectar mesmo os menores movimentos que acontecem na pele (como aqueles provocados por ondas sonoras viajando pelos fluidos e músculos do corpo) e um eletrodo que, por sua vez, percebe sinais elétricos que os nervos enviam aos músculos.

Dispositivo pode ser acoplado em qualquer parte do corpo

Graças a esses dispositivos, o aparelho é capaz de "bisbilhotar' os sons intrínsecos dos órgãos vitais do corpo, incluindo o coração e os pulmões, com implicações importantes para o monitoramento contínuo da saúde fisiológica. A abertura e fechamento das válvulas do coração, as vibrações das cordas vocais e até mesmo movimentos peristálticos do organismo.

Veja uma amostra do aparelho:

Aplicação

A novidade, ainda em fase de testes, pode ser integrada a outros sistemas de monitoramento, como eletrocardiograma e eletromiograma. Dessa maneira, a quantidade de informações que poderia ser transmitida remotamente pelo paciente aos médicos seria muito maior. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para dar conectividades wireless ao eletrônico, que atualmente se comunica com um computador por meio de um fio. A ideia é adicionar a tecnologia Bluetooth e conectá-lo a um smartphone.

Eletrônico ainda está em fase de testes

A invenção também pode ser usada para ouvir a voz dos pacientes, já que ao ser acoplado a uma região próxima à garganta e associado a um sistema de compreensão de linguagem natural, ele se torna capaz de entender o que o usuário está dizendo. Pode ser útil para pessoas com um grande tempo de internação e submetidos a traqueostomia. Pesquisadores também notaram que é possível ouvir caso um coágulo passasse pelo coração de um paciente, situação que pode desencadear uma série de problemas graves.

Cada vez mais pesquisadores têm se dedicado a transformar o corpo humano em um dispositivo eletrônico. Cientistas desenvolveram recentemente o Cricet Bracelet, uma tela tela touch totalmente flexível que pode ser acoplada ao braço do usuário para projetar imagens diretamente do smartphone. Achou radical? Pois saiba que uma hacker incluiu implantes com a tecnologia NFC nos próprios dedos para nunca mais precisar abrir a carteira.


0

Comentários

Cientistas criam dispositivo minúsculo capaz de ouvir o coração de pacientes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista