LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Que legal! Lego Boost dará vida a robôs, animais e outras criações com programação simples

04 de janeiro de 2017 3

Mesmo os mais crescidinhos podem apreciar algumas coisas que podem ser feitas com Lego. Não é à toa que a empresa investe em edições e até mesmo jogos baseados em franquias de sucesso entre adultos, como LEGO Star Wars, LEGO Parque dos Dinossauros, entre outros. Mas já imaginou criações Lego ganharem vida?

A Lego imaginou que isso seria um sonho para muitos, e acaba de lançar uma nova sub-marca chamada Boost, que promete fazer exatamente isso. O conjunto básico contém uma combinação de sensores, motores e um aplicativo que ensina as crianças a lógica dos códigos, para que eles possam programar seus novos amigos robôs.

Mindstorms, uma outra marca Lego, poderia deixá-lo fazer isso também, mas este é um sistema decididamente mais avançado, não acessível a todos. Boost, a nova marca, é projetado para crianças de sete anos ou mais. Com ele, interessados podem adquirir o kit starter básico por um preço de US$ 160.

O primeiro produto Lego Boost é o que a empresa chama de "caixa de ferramentas criativa", que contém três blocos específicos do Boost mais 840 outros blocos comuns Lego. A unidade central é o Move Hub, que contém um sensor de inclinação de seis eixos, duas portas de entrada e saída, um botão de alimentação e uma luz que muda de cor. Ele é alimentado por seis pilhas AAA e é coberto com os studs Lego para que as crianças possam construir em cima.

Outros blocos Boost incluem uma combinação de cores e sensores de distância e um motor interativo. O motor tem um tacômetro, que informa ao software o quanto ele está girado e a que velocidade.

Confira algumas coisas que as crianças poderão montar com o Lego Boost:

O conjunto também vem com instruções de construção para cinco modelos: Vernie o Robô, Frankie o Gato, a Guitarra 4000, o Rover 4 Multi-Tool, e um Autobuilder, que é uma máquina que cria pequenas criações Lego para você. Mas antes que você possa construir qualquer um desses, você tem que baixar o app do Boost, que contém todos os meios de programar e interagir com as criações.

Depois de instalar o aplicativo, ele pedirá que você crie um veículo "Getting Started", que são apenas os três blocos do Boost juntos e funciona basicamente como um tutorial para orientar as crianças sobre o processo de emparelhamento Bluetooth e a interação entre o aplicativo e o hardware.

Nesse modo inicial, usuários vão imediatamente entrar na interface de codificação - que consiste em módulos de arrastar e soltar - e aprender a fazer o seu pequeno veículo se movimentar.

Crédito da imagem: AOL

Em seguida, as crianças podem escolher qualquer um dos cinco modelos que querem construir. Quando escolher, o aplicativo pede-lhes para construir sua criação passo a passo.

Com Vernie the Robot, por exemplo, você primeiro criará a cabeça, depois o tronco superior, os ombros e então você será instruído a conectar o Move Hub. Ao pressionar um o botão verde, o robô ganha vida. Uma vez que o app sabe que você está construindo o robô em vez dos outros modelos, o software imediatamente assume o personagem de Vernie e começa a falar, perguntando seu nome e apresentando-se.

Vernie tem um certo charme. Sua cabeça se move quando fala com você, e quando você oferece a mão (disparando assim o sensor de inclinação), ele cumprimenta você como um amigo. Simon Kent, líder de design do Boost, diz que isso é uma das coisas que fazem com que os brinquedos Boost pareçam tão pessoais e vivos. "Você não precisa programar esses aspectos ou código a partir do zero", diz ele. "É muito mais fácil do que Mindstorms."

O aplicativo tem uma área de freeplay que permite codificar sua criação com todos os tipos de módulos diferentes - os elementos verdes indicam movimento, o roxo é para fala (ele usa o microfone do tablet e alto-falantes para áudio) e os azuis são para ação. O código é horizontal e vai da esquerda para a direita, por isso é fácil para as crianças compreenderem. Além disso, os módulos são baseados em ícones e não em texto, portanto não é preciso saber ler.

Crédito da imagem: AOL

Você também pode personalizar o robô e dar algumas atividades a ele. Há um estilo em que você pode dar-lhe uma arma pequena, e pode construir um alvo para Vernie para atirar. O aplicativo, em seguida, solicitará que você compile uma sequência de código para que Vernie atire sempre que ouvir um aplauso.

Como a criança joga através destas atividades, eles vão aprender sobre funções de codificação. Assim, quanto mais atividades eles fizerem, mais módulos de codificação eles acumularão. Uma atividade particularmente engraçada de Vernie é a velha brincadeira infantil "puxe meu dedo". Ao fazer isso, ele vai emitir um familiar som de "pum". "É imaturo, mas as crianças adoram", disse Kent. Há uma outra atividade onde Vernie dança com músicas. O aplauso pode fazer ele girar e até mesmo ativar a luz em seu peito se transformar em uma bola de discoteca.

As outras criações são igualmente interessantes. A guitarra 4000 permite reproduzir a sua própria música, o Rover MultiTool é um veículo que pode ser qualquer ferramenta e e o autobuilder usa uma paleta de referência para unir peças de Lego para você. Frankie começa como um gatinho, que mia e ronrona quando você cuida dele. A partir daí você pode programá-lo para inserir nele as várias características de um gato.

Crédito da imagem: AOL


Ao alimentá-lo com uma "garrafa de leite" ele vai ronronar ainda mais (a garrafa de leite tem uma ponta laranja, que aciona o sensor de cor na "boca" do gato). Se der muito leite, ele solta um "pum". Se mexer em sua cauda, ele vai miar com raiva. Suas sobrancelhas se contraem e sua cauda balança.

O mais legal de tudo é que você pode usar blocos existentes do Lego para incrementar o Boost. Existem três bases diferentes para criações diversas: uma base para andar, possibilitando criar seu próprio animal robô, uma base de condução para um veículo e uma base de entrada para um castelo ou um forte. A Lego chama isso de "tela criativa", um incentivo para as crianças pensarem criativamente e usarem seus blocos Boost e habilidades de codificação com todo tipo de criações diferentes.

Lego Boost ainda está em fase beta, e alguns dos recursos ainda não estão perfeitos. Ele estará disponível para os interessados até no final deste ano.


3

Comentários

Que legal! Lego Boost dará vida a robôs, animais e outras criações com programação simples
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista