LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Empresa japonesa substitui mais de 30 funcionários por sistema de AI da IBM

06 de janeiro de 2017 20

Você já ouviu falar no Watson, um sistema de Inteligência Artificial da IBM? Aqui no Brasil, a companhia anda investindo na publicidade deste robô que em breve poderá roubar seu emprego.

A seguradora japonesa Fukoku Mutual Life demitiu 34 funcionários que serão substituídos pela plataforma, que será usada para calcular os pagamentos devidos aos segurados da companhia. O trabalho era feito de forma manual com os analistas. Graças ao Watson, a empresa espera aumento de 30% em sua produtividade.

Na seguradora, o Watson será útil para informações médicas, como tempo de internação, procedimentos realizados e histórico de pacientes para determinar o valor dos pagamentos que a seguradora deve fazer.

A Fukoku Mutual Life afirmou que o investimento trará retorno financeiro em menos de dois anos de implantação. Foram £ 1,4 milhão investidas, valor que corresponde a R$ 5,5 milhões,


O Watson usa o software IBM DeepQA e o framework Apache UIMA para rodar. O sistema foi escrito em diversas linguagens de programação, como Java, C++ e Prolog, e funciona com SUSE Linux Enterprise Server 11 utilizando o framework Apache Hadoop.

No Brasil, o Watson está sendo treinado "em português" pelo banco Bradesco. Vários apps também utilizam o Watson, como é o caso do Nutrino e o MeCasei.

Um estudo do Fórum Econômico Mundial indica que o avanço da tecnologia será responsável pela extinção de 5,1 milhões de empregos até 2020. O número corresponde apenas ao grupo de 15 nações mais desenvolvidas do mundo. Pois é, além do trabalho manual, como de ser recepcionista em hoteis e até mesmo manicures, os humanos terão até o trabalho intelectual substituído.

E você, caro leitor, acredita que sua profissão pode ser extinta pelo avanço da tecnologia?


20

Comentários

Empresa japonesa substitui mais de 30 funcionários por sistema de AI da IBM
  • Por isso escolhi trabalhar em lidar com pessoas e comportamentos (trabalho com Recursos Humanos).

    • Lei da seleção natural todo dia se provando, apenas os aptos sobrevivem. Isso é evolução (gostando ou não), sim pessoas ficaram desempregadas, mas eles se aprimorem e procurem outro emprego, antes tínhamos velas, evoluímos e aderimos as lâmpadas e aos LED's e continuamos seguindo, temos de pensar mais como indíviduos, e deixar o coletivo um pouco de lado.

        • Seus haters do Windows.
          Olha o Linux tomando empregos de todo mundo.


          Ironia a mil.

            • quem acha que está seguro pode colocar as barbas de molho , pois antes as maquinas substituíam tarefas de atividades mecânicas e repetitivas , porém agora elas estão substituindo corretores de seguros , manicures , médicos cirurgiões , desenhistas etc. E o avanço não parece parar , é o tiro no pé final deste nosso sistema que já extrapolou todos os limites da ganância e avareza... pobres de nossos filhos e netos terão que viver num mundo de canibalismo econômico extremo .

                • De fato, as máquinas melhoram a produtividade, mas é preciso que as pessoas continuem tendo alguma forma de renda até para que o Capitalismo continue funcionando!! Os governos serão obrigados mesmo a adotar uma renda básica universal, senão as empresas não vendem e logo, dinheiro não é movimentado, e logo, o Capitalismo não funciona!!!

                  • A automação acaba com alguns empregos de baixo valor intelectual embutido mas cria outros. Veja quantos cientistas e engenheiros são empregados nestes desenvolvimentos. É uma evolução das atividades manuais para as mentais.

                      • Quando a automação for usada para dar de graça alimento para o mundo, as pessoas terão tempo livre para estudar, desenvolver as artes e integração social. Só falta acabarmos com o egoismo.

                          • A minha profissão e taxista...hj está na lista de profissões em extinção por causa da dita tecnologia...com os carros autônomos chegando e questão de tempo milhares de pessoas fora do mercado de trabalho.

                              • É a$$im que funciona o capitali$mo

                                • Aí não concordo não. Tirar empregos dos outros não é legal. Nada legal.

                                    • Estuda estuda para não rodar também! Ou voce acha que alguém vai deixar de adotar a tecnologia para não te deixar desempregado? Acorda moço!! O mundo gira...

                                      • Concordo... mas as empresas não querem ficar mais gastando com funcionários. Pra eles, ter algo assim, que se paga em dois anos (como este da matéria) e depois ter apenas os gastos com manutenção, é mais vantajoso... Infelizmente quem paga é o próprio homem...

                                          • Não esqueçam que sem emprego , não há salário, sem salário não há consumo , sem consumo não há demanda, sem demanda não há porque existir empresas (tecnologia). Assim haverá fome e governos deverão intervir no avanço da substituição da mão de obra humana, caso contrário o a governos acabarão assumindo este passivo social !

                                              • Isso mesmo. Infelizmente. Aí a criminalidade aumenta. E ninguém consegue mais segurar ninguém. Até inventarem os robôs policiais, tirando o emprego dos policiais também e depois é disso para pior. Óbvio, vai demorar. Mas não duvido disso acontecer algum dia. Ainda que bem distantes ou não.

                                            Android

                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                            Android

                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                            Windows

                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                            Economia e mercado

                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista