LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

UbatubaSat: Satélite desenvolvido por estudantes paulistas é lançado ao Espaço

16 de janeiro de 2017 14

Um satélite desenvolvido por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, entrará em órbita nesta segunda-feira (16/01) graças a uma parceria com a Estação Espacial Internacional, mantida pela União Europeia, EUA, Canadá, Japão e Rússia.

O artefato, considerado um nanossatélite, tem 9 centímetros de diâmetro, 13 centímetros de altura e pesa 700 gramas. O nome? Tancredo-1.

O equipamento foi totalmente construído no Brasil e tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O artefato ficará na órbita da Terra, a 400 quilômetros de altitude, e será ferramenta de um experimento que estuda a formação de bolhas de plasma na atmosfera, fenômeno que interfere na captação de sinais de satélite e em antenas parabólicas em países localizados na linha do Equador, por exemplo.

Em nota, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações contou o seguinte:

O satélite também carrega um gravador que propaga uma mensagem gravada pelos estudantes. O Tancredo-1 foi ao espaço no dia 9 de dezembro, por meio de um foguete lançado pela agência espacial japonesa (Jaxa, na sigla em inglês).

A iniciativa só existe porque o professor da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, Cândido Moura, correu atrás dos recursos e de assessoria técnica. Com a ajuda do Inpe, foi criado um programa de treinamento dos alunos nas áreas de física e eletrônica.

Professor e alunos

O satélite levou três anos para ficar pronto. A construção foi conduzida por seis alunos, mas desde 2010 cerca de 400 estudantes já passaram pelo projeto chamado UbatubaSat, que engloba outras atividades de desenvolvimento científico. Para saber detalhes do projeto, clique aqui.

Mais satélites

A SpaceX, empresa liderada pelo bilionário Elon Musk, lançou dez satélites ao espaço sideral no último fim de semana. Foi o primeiro lançamento da companhia desde a acidente envolvendo o Amos-6, satélites do Facebook que tinha a intenção de levar internet gratuita para países pobres, sobretudo na África.

A empresa privada de exploração espacial pretende criar uma rede mundial de internet de alta potência ao lançar. Esta rede seria composta por quase cinco mil satélites e a SpaceX já pediu autorização dos órgãos responsáveis para começar os lançamentos.


14

Comentários

UbatubaSat: Satélite desenvolvido por estudantes paulistas é lançado ao Espaço
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista