LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Revolução fotográfica? Oppo promete zoom óptico de 5x mesmo em smartphones compactos

27 de fevereiro de 2017 8

A MWC 2017 mal começou e já vimos vários anúncios de novos smartphones que chegarão ao mercado nas próximas semanas. Entre eles vimos o LG G6, que deixou a modularidade de lado para apostar em algo mais tradicional, além do Huawei P10, que reforça todo o trabalho primoroso da fabricante chinesa.

O que estes smartphones têm em comum? Ambos contam com câmera dupla que busca oferecer diferenciais aos consumidores, indo além de um sensor de alta qualidade ou software com recursos únicos.

Parece que este será o grande foco de 2017, e a fabricante chinesa Oppo mostra que incorporar uma câmera secundária na traseira de um smartphone pode realmente oferecer um salto na capacidade de capturar fotos e imagens.

A empresa conseguiu construir um sistema de zoom 5x "sem perdas" para smartphones usando dois sensores e um mecanismo de zoom inspirado em periscópios. A última parte não é nada de novo, é claro: é uma característica já comum em câmeras digitais compactas, e a ASUS até mesmo aplicou isso ao ZenFone Zoom anteriormente. A implementação da Oppo, no entanto, leva a tecnologia a outro patamar.

Smartphones espessos com zoom óptico estão com os dias contados

A lente telefoto da Oppo é montada horizontalmente dentro do módulo da câmera e move-se lateralmente através da parte superior do corpo do telefone. Quando você está tirando uma foto, a luz entra no módulo e fica refletida por um prisma naquela lente de espera. A estabilização óptica da imagem da Oppo é igualmente impressionante, onde o prisma e esta lente movem-se para compensar as mãos trêmulas ao segurar o aparelho.

O conjunto de câmera é capaz de alcançar zoom óptico de 3x, mas com ajuda de algumas melhorias feitas por software, que faz uma “fusão” da imagem capturada por cada sensor, é possível aproximar o objeto a ser fotografado em até 5x sem haver perda na qualidade da imagem.

A melhor parte disso tudo é que a novidade da Oppo tem apenas 5,7 mm de espessura, o que garante que smartphones compactos possam implementar a tecnologia sem comprometer o design com câmeras saltadas.

Infelizmente, a empresa não chegou a especificar quando veremos a novidade em algum de seus smartphones, mas podemos esperar que o lançamento aconteça ainda em 2017.


8

Comentários

Revolução fotográfica? Oppo promete zoom óptico de 5x mesmo em smartphones compactos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista