LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Esqueça o Helio X30! MediaTek trabalha em chipset de 7nm com processador de 12 núcleos

09 de março de 2017 51

A MediaTek aproveitou a MWC 2017, que aconteceu no final de fevereiro e início deste mês, para anunciar o Helio X30, o novo chipset topo de linha da empresa. A novidade conta com processador de dez núcleos, como visto em outros chipsets como os Helio X20 e X25, mas tem o diferencial que será fabricado em 10nm, além de trazer uma GPU diferenciada, a PowerVR Series7XT.

A produção do Helio X30 será a cargo da TSMC, mas recente rumor indicou que o lançamento pode acabar atrasando diante do baixo rendimento com este nível de litografia. De qualquer forma, parece que a MediaTek pretende continuar com a TSMC, mesmo que haja algum atraso com o Helio X30, como informou o Digitimes.

No entanto, a maior novidade está no desenvolvimento de um novo chipset da empresa, sendo um sucessor do Helio X30. O novo componente será fabricado com o mais recente processo de fabricação da TSMC em 7nm, além de vir com nova arquitetura de CPU capaz de oferecer 12 núcleos de processamento.

Samsung também já conta com produção de chips de 7nm em andamento, e assim como a TSMC, só veremos novidades com este nível de litografia no começo de 2018. Desta forma, o Helio X30 será o principal lançamento da MediaTek em 2017, enquanto o seu novo processador com 12 núcleos chegará apenas no primeiro semestre do próximo ano.

Imagem: amostra de chipset fabricado em 7nm

Até lá Samsung e Qualcomm já devem ter suas próprias soluções também a 7nm, o que trará concorrência para a novidade da MediaTek. Sem falar que Huawei e Xiaomi também estão no mercado de chipsets, o que mostra que 2017 e também 2018 veremos grandes tecnologias por parte destas fabricantes.


51

Comentários

Esqueça o Helio X30! MediaTek trabalha em chipset de 7nm com processador de 12 núcleos
  • observe o que eu falei o g2 com o android da própria lg mesmo com snap 800 ja apresenta lentidão engasgos ja com uma custom rom ele é extremamente rápido e fluido alem de jogos que antes eram incompatível na google play apos por custom rom rodam perfeitamente,não importa qual o processador se não atualizar o android não adianta foi isso que quis dizer alem do que pro br as fabricantes lançam uma versão buada e deixam assim, exemplo disso é que apos atualizar o g2 do 4.4 pro 5.0 o aparelho consome muito + energia ,ja que vc é dono de um deve ter reparado isso,só achei desnecessário o comentário do palhaço mais em fim,sim deixando claro o g2 com a rom da lg é uma carroça se comparado com uma custom rom alem de ser uma carroça nem recebe att de segurança,atualmente como ja tinha falado não importa o processador todos viram uma carroça se não atualizar isso é um fato que não da pra negar tanto faz se é da serie 800 ou da 1000 se existisse iria acontecer a mesma coisa, quem ta falando é alguem que entende um pouco do assunto não um palhaço como uns disseram por ai.

      • Intel, assim como Microsoft, ficando pra traz no mobile a cada dia.

          • Que legal \o/

              • Hehe

                  • UAU! 7 nm... 7 x 10 = 70 átomos. Claro, dependendo do material usado, pois tem alguns casos cabem somente 3 átomos em 1 nm.

                    Hoje vi uma matéria dizendo que a IBM conseguiu controlar dois estados em um "único" átomo. Isso mesmo. Uma espécie de HD atômico.

                    O problema que vai complicado muito quanto mais perto chega do processo atômico.

                      • Considero um desperdício fabricarem SOCs em menor litografia diminuindo o tamanho do die. Claro que esta litografia é menor se comparando ao que temos hoje (10nm) mas também não precisa diminuir o tamanho do die. Um exemplo são os processadores desktop, um q9650 segundo o intel.ark tem 820 milhões de transístores fabricados numa lisura de 45nm encapsulados num die de 214mm2. O core i7 westmere de 32nm tem mais de 1000 transístores num die ainda maior, 239mm2. Se não diminuissem o tamanho do die poderiam colocar ainda mais transístores de uma litografia menor no mesmo espaço, para obter mais desempenho. Diminuir o die como fazem implica em menos transístores, então menos capacidade de processamento. Para dar outro exemplo, o cell do ps3 chegou ao mundo num "berço" de 90nm e foi até aos 28nm diminuindo o die e a lisura, porém com a mesma performance. Por isso que existem tão poucas diferenças de uma geração para outra no mercado mobile, mesmo diminuindo a litografia

                        • E atualizar os drives, quando vão?

                            • Esse vai ser dos bons

                                • não adianta ter tantos núcleos ou 6 gigas de ram se o sistema é mal otimizado,não entendo o porque o android é assim as fabricantes empurram um monte de lixo em cima do android puro, sem falar nos jogos que tem poucos títulos que entregam uma boa jogabilidade e bons gráficos então acho ridículo isso não importa quanto de ram ou núcleos se tenha se não att vai travar do mesmo jeto, embora no momento meu smart vem com o 821 e não sentir isso em relação ao sistema,mas vamos ver futuramente tambem ne, sair de uma carroca do snapdragon 800 e um android bugado do lg g2

                                    • Uso LG G2 até hoje e não tenho do que reclamar em performance dele no dia a dia, e ainda consigo rodar jogos pesados da play store, e com seu Quad Core à 2,26 GHz, Sendo que hoje em dia já temos em um Dual Core 2,35 GHZ com o SD 821.

                                        • SD800 é carroça? Estou com um SD600 com 2GB de ram e bastante satisfeito, faz anos que não tenho travamentos em meu S4 Active, deixa de ser palhaço!

                                            • observe o que eu falei o g2 com o android da própria lg mesmo com snap 800 ja apresenta lentidão engasgos ja com uma custom rom ele é extremamente rápido e fluido alem de jogos que antes eram incompatível na google play apos por custom rom rodam perfeitamente,não importa qual o processador se não atualizar o android não adianta foi isso que quiz dizer alem do que pro br as fabricantes lançam uma versão buada e deixam assim, exemplo disso é que apos atualizer o g2 do 4.4 pro 5.0 o aparelho consome muito + energia ,ja que vc é dono de um deve ter reparado isso,so achei desnecessário o comentario do palhaço mais em fim.

                                              • Cara, como você falou, não adianta um hardware absurdo se o sistema não for otimizado. Tenho um Nexus 5 no fundo da gaveta com o Snapdragon 800 que dá um pau em muitos aparelhos novos.

                                              • O ruim dá Mediatek é o suporte com os drivers!!!
                                                Não soltam de jeito nenhum!!!

                                                  • quem deve soltar os drivers são empresas que usam chip mediatek


                                                    Elephone releases Elephone S7 source codehttp://www.gizchina.com/2017/03/06/elephone-releases-elephone-s7-source-code/e aqui jiayu S3 com MTK MT6753
                                                    https://forum.xda-developers.com/jiayu-s3/development/rom-unofficial-resurrection-remix-jiayu-t3567999

                                                  • 12 núcleos pra?MediaTek ao invés de lança o chipsets com mais núcleos deveria melhorar a qualidade dos seus chipsets em relação a várias coisas.

                                                    • 12 núcleos em um aparelho que não vai ter nada de pesado pra rodar além do sistema android.

                                                      • 12 núcleos... Qual a necessidade disso?

                                                        Android

                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                        Android

                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                        Windows

                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                        Economia e mercado

                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista