LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil lança satélite via Guiana Francesa para "entrar definitivamente na era digital"

05 de maio de 2017 12

Desenvolvido por pesquisadores brasileiros, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi lançado nesta quinta-feira (04/05). O lançamento, que era previsto para 2016, foi realizado no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa e o artefato tem missões na área civil e militar.

O satélite foi desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, contratada pela Visiona, que reúne a Embraer e a Telebras com apoio dos ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. O material foi enviado dentro do foguete Ariane 5, que também lançou ao espaço o KOREASAT-7, da operadora sul-coreana Ktsat.

Foguete foi enviado pela Guiana
Para que serve

Uma das funções do SGDC será melhorar a qualidade da internet de banda larga em todo o Brasil. A segunda missão do satélite tem a ver com a segurança das informações. O investimento total foi de R$ 2,78 bilhões.

O presidente Michel Temer (PMDB) comentou o lançamento.

Vamos democratizar o fenômeno digital do Brasil, já que a banda larga vai atingir todos os recantos do nosso país. Democratizando o sistema digital no nosso país. É um grande momento para o nosso governo.

O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab disse que a internet brasileira tende a ficar mais democrática com a novidade:

Poderíamos ter prorrogado esse programa, mas o presidente definiu que apesar da magnitude do investimento, era um investimento que não poderia ser prorrogado. O Brasil entra definitivamente na era digital.

Satélite irá melhorar as condições da internet de banda larga

Enquanto o Brasil faz um alvoroço por um único satélite, a empresa de Elon Musk está avançado nos planos de criar uma rede de internet rápida e segura com 4,5 mil satélites. Segundo informado, o plano começará a ganhar corpo em 2019 para que o serviço seja lançado até 2024. O investimento previso é de US$ 6 bilhões.


12

Comentários

Brasil lança satélite via Guiana Francesa para "entrar definitivamente na era digital"
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista