LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

App brasileiro traz recurso de reconhecimento facial ao Symbian

18 de novembro de 2011 10

facelook
facelook

Um dos recursos mais comentados do novo Android Ice Cream Sandwish é o recurso de reconhecimento facial chamado Face Unlock. Ele usa a câmera frontal do smartphone para desbloquear a tela do celular, embora alguns descobriram que apenas com uma foto era possível desbloquear o aparelho, o recurso é bastante útil. Com funcionamento semelhante, o INdT (Instituto Nokia de tecnologia) situado em Manaus, desenvolveu um aplicativo para a plataforma Symbian que faz exatamente isso.

A tecnologia usada pelo INdT é chamada face recognition based device locks. A aplicação, batizada de Facelock, já está disponível em fase beta na loja de aplicativos da Nokia.

O funcionamento é bem simples: Primeiro você salva uma foto sua na memória do seu smartphone, depois quando você for desboquear a tela do aparelho o aplicativo irá comparar a imagem captada pela câmera frontal com a imagem previamente salva no aparelho, se as imagens baterem ele desbloqueia a tela. Por enquanto, o recurso funciona em modelos equipados com Symbian^3, incluindo as atualizações Anna e Belle.

A ideia do aplicativo surgiu em uma competição de Hackers no Nokia World 2010 e quem venceu foi a equipe brasileira do INdT sobre o conceito de biometria e segurança no celular.

“A ideia é substituir a velha senha de travamento, que as pessoas usam para proteger seus aparelhos, por uma tecnologia mais apurada como a biometria. No lugar da senha, o usuário encara o aparelho olhando para a câmera frontal e é reconhecido”, comenta o pesquisador do INdT e um dos criadores do Facelock, Jackson Feijó.

Confiram abaixo um vídeo demonstrando o funcionamento do aplicativo.


10

Comentários

App brasileiro traz recurso de reconhecimento facial ao Symbian
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista