LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm ataca MediaTek: "Processador de 8 núcleos é burrice"

06 de agosto de 2013 47

MediaTek True Octa-Core
MediaTek True Octa-Core

A MediaTek anunciou que lançará em breve no mercado o primeiro processador com 8 núcleos "verdadeiros", que funcionam simultaneamente. A Qualcomm, uma das maiores fabricantes de chipsets para dispositivos móveis do mundo, não deixou barato e criticou o lançamento.

Anand Chandrasekher, vice-presidente da companhia, disse que processadores de 8 núcleos da forma como foram anunciados são "burrice".

"Você não pode pegar oito motoroes de cortadores de grama, colocá-los juntos e dizer que tem uma Ferrari de 8 cilindros. Simplesmente não faz sentido".

Não é preciso ser um engenheiro para entender do que o executivo está falando. O processador Exynos 5 Octa da Samsung, por exemplo, possui oito núcleos, mas eles não trabalham todos juntos. Ao invés disso, a Samsung usa uma arquitetura big.LITTLE , onde 4 núcleos trabalham para tarefas mais simples e outros 4 são ativados em tarefas que exigem mais poder de processamento, mas nunca os 8 núcleos funcionam simultaneamente.

Snapdragon 800
Snapdragon 800

No caso do MediaTek True Octa-core, no entanto, os 8 núcleos rodam ao mesmo tempo, mas cada núcleo tem uma performance menor do que os núcleos de um processador Snapdragon 800, por exemplo. Por isso, é fácil prever que em tarefas mais simples, ochip da MediaTek terá performance inferior, mas ainda precisamos saber se ele será superior em tarefas complexas e no gerenciamento de multi-tarefas.

Questionado sobre se a Qualcomm desenvolveria processadores de 8 núcleos no futuro, Chandrasekher apenas disse que "nós não fazemos coisas estúpidas" (ouch!!).

MediaTek responde

A MediaTek respondeu às criticas da Qualcomm, mas em um tom bem mais sereno. A empresa se limitou a dizer que O chip apresenta melhorias nas capacidades de multi-tarefa e ao mesmo tempo melhorará a experiência das aplicações".

Quem tem razão nessa briga, só saberemos quando o novo chip da MediaTek for lançado e os primeiros testes começaram a pipocar.


47

Comentários

Qualcomm ataca MediaTek: "Processador de 8 núcleos é burrice"
  • A Mediatek ta ali produzindo de boa, na sua, e a outra fica criticando o trabalho suado da empresa.... isso pra mim é falta de respeito para com a MediaTek. Eu não estou dizendo isso porque eu tenho um celular com o processador da MediaTek, meu celular tem um da Qualcomm, eu apenas estou dizendo que essa critica é uma falta de respeito independente de qualquer coisa ¬¬

    • Fato, isso faz a cabeça das pessoas, ainda mais com um bom marketing..

        • Verdade, hoje a unica coisa que evolui em qualquer smartphone é o tamanho da tela, o número de núcleos ou a quantia de RAM.

          É tudo questão de estatus, porque hardware poderoso em smartphone faz a cabeça das pessoas, porque a maioria gosta de ficar comparando suas specs e cantar vantagem: "O meu Galaxy XYZ tem tela de 6, que é maior que o seu iPhone de 5.7" ou "O meu processador tem 8 núcleos, mas o seu Windows Phone é dualcorezinho ainda".

          As pessoas gostam de gastar nessas besteiras porque gostam de dizer que tem o melhor, só isso... No dia que as pessoas começarem a se cançar de trocar de smartphone a cada 3 ou 6 meses por um melhor, ai eles vão precisar inovar ou melhorar outros aspectos atuais e mudar o foco, mas enquanto hardware continuar sendo a menina dos olhos, isso NUNCA vaimudar. =/

            • Tbm acho, já passou do necessário no quesito processador e ram, de agora em diante deveriam focar em outras coisas que não evoluiram junto com esses dois, a bateria é um dos principais e mesmo assim quase não recebe melhoras. Saudades da época em que um celular durava fácil 3 dias.

                • Lud já tô é de saco cheio desses celulares com hardware monstruosos que não fazem nada de diferente de smartphones anteriores, queria mesmo uma bateria mais duradoura.
                  Hoje todos os smartphones estão limitados a mais de 5horas de autonomia, não importa o modelo, pequeno ou grande, parece que a capacidade dessas baterias são feitas em horas usáveis e não em capacidade de manter a carga.
                  Explico, mesmo smartphones com 3.600mAh continua com a autonomia baixa.
                  Já cansei dessa evolução de processador...

                    • Pois é, tbm manteria a superioridade nos Quads com boa performance e bom uso de energia.

                        • Não vejo como 8 núcleos pode ser estupidez, como o proprio CEO da MediaTek relatou que o processador é refinado para o melhor multitarea, eles podem se aproveitar melhor dessa vantagem. Multitarefa é o calcanhar de todos os aparelhos atuais, inclusive os tops de linha, seria bom ter uma CPU que, embora não seja tão poderosa, seja melhor em multitask.

                            • Pelo que fiquei sabendo a Qualcoom não pretende lançar nenhum octa core, que assim seja. Então ela só deve continuar melhorarando seus quad e dual cores.

                                • Prefiro não pagar por este preço. Do que adianta ter muilti-tarefas, Sendo que é impossível não passar por Lags, Travadas ou até mesmo reinicio.
                                  Dentre os dois, Nenhum, Prefiro o Nokia Lumia 920.
                                  XOXO

                                    • Concordo que não precisa se pronunciar desta forma... Não entendi qual o propósito da Qualcomm, eu preferia manter smartphones surpreendendo com uma performance superior ou igual com os DualCores ou Quads já que o Android precisa de um processamento maior.

                                        • Wagner ter 2 ou 3 aplicativos funcionando em tempo real, não chamo isso de monotarefa, e mesmo assim, aguns podem ficar pausados.
                                          Se for pra não passar por lags, bateria que descarrega em 4hrs, travadas e alguns erros de aplicativos, eu prefiro abrir mão.
                                          Pois não vejo necessidade de um aplicativo de fundo rodando a 100%...
                                          Se no iOS você recebe suas mensagens em PUSH diferente do Android que usa SERVICES de apps...
                                          E você pode navegar em várias páginas da internet, ouvir música, e alternar de aplicativo sem problemas e sua bateria continuar funcionando bem...
                                          Fora a leveza e rapidez que o iOS responde ao usuário, ainda prefiro ficar nele...

                                            • Por que pareça que a Qualcomm está 'temendo' ela já é experiente nesse assunto, então ela deve ter uma certa certeza sobre o que fala a respeito dos núcleos desse true-octa não terem uma performance tão boa. Mas achei desnecessária a forma como eles falaram, se fosse assim a Nvidia ou Intel poderia esfregar o Bay Trail na cara deles.

                                                • pessoal, me metendo na conversa de voces, eu preferia comprar um outro android que não tivesse esse processador da intel, porque apesar dele ser bom, a arquitetura faz ele arregar pra mais jogos do que o rarz d1 por exemplo... Galaxys e Xperias na mesma faixa de preço costumam ser opções melhores (mesmo que tenham hardwares teoricamente mais fracos), o d3 tem bom custo-beneficio olhando superficialmente mas ele tambem arrega para mais jogos do que d1, ou seja, nenhum aparelho da motorola compensa quando se pensa em variedade de jogos (na minha opnião o d3 é muito bom, mesmo tendo gpu capadona)

                                                    • o android só é um pouco mais pesado que os outros sistemas porque tem multitarefas de verdade, os aplicativos em segundo plano não ficam congelados, isso é muito util e tem um preço, prefiro um android com hardware mais pesado que realiza multitarefas do que um iphone com hardware mais leve e capado no sistema mono-tarefa

                                                        • ***Texto editado acima, visível pelo Fórum...

                                                            • Por isso o iPhone usa sensor retroiluminado, com 5 lentes.
                                                              Enquanto a Nokia pra minimizar o uso do sensor menor, adicionou uma 6ª lente Carl Zeiss, essas lentes fazem mágica...
                                                              Mas o ruído em uma imagem produzido por um Lumia em visualização a 100% é algo feio de se olhar...
                                                              As imagens de comparação são belas em tamanho de "VISIBILIDADE" até você dar um Zoom e perceber os detalhes e ruídos nas imagens produzidas pelos Lumias.
                                                              Enquanto o iPhone 4S/5 e Galaxy SIII usam um mesmo sensor retroiluminado com a adição de renderização de software pela Samsung, o que melhora muito a imagem e no iPhone há um filtro IV, uma lente a mais a 5ª e a renderização do iOS.
                                                              A Nokia preferiu manter uma renderização em 3MP para sensor de 8,1MP e 8MP para sensor de 38MP....

                                                                • Se sensor grande fosse sinal de qualidade o S4 e iP5 iriam tirar fotos trash, mas como não é... O sensor BSI permite maior captura de luz e ocupa menor espaço ao contrário do FSI, que apesar de certos contras ao smarts anorexicos. Querendo saber mais? Aprenda aqui

                                                                    • Clock, supomos que temos a mesma GPU no SOC, então Atom seria mais potente, porém o Sanpdragon consegue fazer as mesmas tarefas com uma complexidade maior em termos de gráficos, animações.
                                                                      O Atom calcula uma planilha extensa mais rapidamente que um Snap.
                                                                      Mas em jogos, fluidez, imagem, acabamento, designe dos softwares o Snap sai na frente.... E ainda economiza bateria.

                                                                        • @EstanDuarte

                                                                          o Atom é mais potente pelo Clock de 2Ghz ou pelo Soc !?

                                                                            • EstanDuarte
                                                                              vlw obrigado.

                                                                                • Qualcomm tem razão, 8 Núcleos é nada mais do que estupidez, Só presta para gastar bateria e Marketing.
                                                                                  XOXO

                                                                                    • Em processamento o Atom é mais potente, em gráficos o Snap ganha.
                                                                                      Num balanço geral, se os dois tivessem a mesma GPU, o Atom ganharia a parada.

                                                                                        • Marcos foi exatamente o que eu disse.

                                                                                            • Estan eu queria saber qual processador é mais potente sem conta o sisema operacional.
                                                                                              razr i(atom) ou 520(snaps4).

                                                                                                • * sabem o que fazem...

                                                                                                    • Levando em consideraçao que a Qualcomm produz chipsets de alta performace a bem mais tempo do que a MediaTek, que ate outro dia fazia processador de mp50, e uma opiniao a ser respeitada, afinal eles sabem o que fazer, mesmo sendo concorrentes.
                                                                                                      @Estan, nao querendo " se meter" na conversa de voces, mas ja se metendo, Lumia 720, tanto o hardware como o sistema, sao "melhores" do que os que equipam o Razr i, mas se o plano seja a "liberdade" dos downloads que o andriod oferece, o Razr e uma boa escolha.

                                                                                                        • O Lumia 520 se comporta igual ao 720, a principal diferença entre eles é o tamanho da tela: 4.0" vs. 4.3"
                                                                                                          E também o tamanho do sensor de imagem, que ambos é ruim, 1/4 vs. 1/3.6.
                                                                                                          Comparado a sensores comuns 1/2.5 de câmeras digitais.
                                                                                                          Ou mesmo do N8 1/1.8 ou Nokia 808 1/1.2
                                                                                                          Lumia 1020 1/1.5 ou Lumia 925 1/3
                                                                                                          Ou seja, a Nokia anda enganando muito...
                                                                                                          Ele tá usando o processamento para manter as imagens, por isso fotos de Lumias ficam ruins em 100%.

                                                                                                            • Kara o Razr i tem GPU 2x mais fraca, porém não acho muito interessante as opções da Market.
                                                                                                              Android oferece muito mais opções de jogos.

                                                                                                                • Estan em questao de processador qual teria melhor desempenho??
                                                                                                                  o do razr i(atom) ou o 520(snaps4dual)?

                                                                                                                    • @EstanDuarte
                                                                                                                      quero um Smartphone novo
                                                                                                                      Razr i ou Lumia 720 ? em sua opinião !

                                                                                                                        • Eu sempre bati nessa tecla aqui neste site. Me parece que o Android 5.0 terá uma multitarefa mais suave e dará privilégios aos apps em Foreground, assim como já acontece no iOS 4 e posterior...
                                                                                                                          Porém no iOS7 a Apple introduziu a opção individual a cada app para funcionar em background em fullrange, porém com tempos pré-estabelecidos pelo sistema de acordo com o uso comum do aplicativo..

                                                                                                                            • Essa Qualcomm é uma ridícula,
                                                                                                                              Quando os 8 núcleos da MediaTek fizerem um enorme sucesso,
                                                                                                                              Ela vai se aderir à essa onda,lançando um também,como uma perfeita maria-vai-com-as-outras

                                                                                                                                • Essa Qualcomm é uma ridícula,
                                                                                                                                  Quando os 8 núcleos da MediaTek fizerem um enorme sucesso,
                                                                                                                                  Ela vai se aderir à essa onda,lançando um também,como uma perfeita maria-vai-com-as-outras

                                                                                                                                    • @EstanDuarte

                                                                                                                                      como o Android é "aberto" os apps/games roda em segundo plano consumindo recursos(e gastando bateria), porque o Android não faz "hierarquia" nas aplicações, dando mais "recursos" para que está na "tela" e menos "recursos" para os que estão em Background !
                                                                                                                                      seria uma boa

                                                                                                                                      #usando Advance Sistema Care Mobile, vi o Apps do Facebook rodando em segundo plano, sabendo que no Tablet não tem Internet, não teria motivos para abri o apps do Facebook
                                                                                                                                      #android 4.0.3

                                                                                                                                        • Emulação de processador, só acredito que funcione de verdade quando já vem com essa característica de fábrica, caches L1, L2 e L3 vão precisar de espaço.
                                                                                                                                          Emular processamento isso é algo muito comum no Android.
                                                                                                                                          Muitos aplicativos que prometem mágica, e no final não é nada.
                                                                                                                                          Igualmente dizer que emula memória RAM... No máximo emula uma quantidade de memória cache, aqueles espaços reservados a despejo de memória, coisa que na realidade não faz tanta diferença no uso.

                                                                                                                                            • O iOS elimina fácil apps em segundo plano, Android ainda tem essa dificuldade, pois ele prioriza a multitarefa ao extremo, coisa que acho desnecessária nu dispositivo móvel.
                                                                                                                                              Aí está aquele monte de aplicativos na PlayStore que congela apps, que finaliza, que faz durar bateria.
                                                                                                                                              E não são tão eficazes..

                                                                                                                                                • uma outra duvida !?
                                                                                                                                                  mesmo se o Sistema Operacional é otimizado para multipolos núcleos os apps/games não deve ser também !?

                                                                                                                                                  no Android o Emulador de PSone/PSX tem uma opção para Dual Core !

                                                                                                                                                  lembrei que o Motorola RAZR i "emula" um dual core, quer da 50% da performasse do mesmoIntel Atom)

                                                                                                                                                    • DiEGo7SiLVa não é atoa que elogiam tanto o Razr i.
                                                                                                                                                      Mesmo com Android carroça ele executa muito bem todas as tarefas.
                                                                                                                                                      Porém comparar os dois se torna meio inviável, já que os sistemas operacionais são diferentes.
                                                                                                                                                      O Lumia tem uma GPU com maior capacidade de renderização instalada no SOC do chip da Qualcomm.
                                                                                                                                                      Mas estamos falando em processamento de dados lógicos e não em gráficos complexos.
                                                                                                                                                      O Chip intel com certeza computa mais dados em uma latência menor que o Chip da Qualcomm.
                                                                                                                                                      O sistema operacional que dita muito nesta hora, Android funciona de uma forma emulada sobre uma máquina Dalvik interpretada por Linux, o que faz se perder muito em processamento.
                                                                                                                                                      Por isso a necessidade de processadores fortes pra faze ro Android trabalhar bem, com o aumento do processamento fez-se um sistema que aparenta ter perdido os lags, mas eu acho muito hipocrisia quando um usuário vem aqui e diz que seu smartphone é perfeito, não trava e não reinicia e tal.
                                                                                                                                                      Com Android eu acho que ele não trava pra quem usa moderado ou pra quem não alterna de apps muitas vezes e com intensidade, essa é a maior diferença que eu acho em usar iOS, no Android parece que o app precisa respirar ou matar o que esta em segundo plano, porém faz isso mais lentamente ou simplesmente não faz. Por isso os erros e lentidões, lerdeza na resposta do toque, e falta de memória no navegador principalmente...

                                                                                                                                                        • Núcleos e mais nucleos, marketing e mais marketing, nem os core i5 i7 tem tantos núcleos fora que a casa da mae Juana não vai usar toda a potencia, já que não é otimizado então é inútil esse processador fora que é córtex a7 ou estou enganado?

                                                                                                                                                            • Os processos das aplicação também deverão ser otimizados para melhor utilização de mais núcleos, assim como ocorre nos PC's.

                                                                                                                                                                • @EstanDuarte
                                                                                                                                                                  Como no caso do RAZR i (Aton 1 núcleo à 2Ghz) contra o Lumia 720( Snapdragon 2 núcleo à 1Ghz)

                                                                                                                                                                  o Que você me diz ?

                                                                                                                                                                    • Uma CPU QuadCore 1,2Ghz nunca terá o desempenho de uma CPU 4,8Ghz...
                                                                                                                                                                      E nem chegará perto de uma CPU de 2,6Ghz

                                                                                                                                                                        • eu sei que os softwares ainda não trabalham em multi núcleos, mesmo no Windows e Linux...
                                                                                                                                                                          Já li muito sobre, fala-se que o maior número de núcleos seria para fazer mais tarefas sem sacrificar a bateria.
                                                                                                                                                                          Porém numa tarefa simples, ou num programa apenas, ele não se destaca, porque cada núcleo funciona mais lento.
                                                                                                                                                                          Um processador de 2Ghz terá maior performance que uma CPU 1Ghz dual core, o porém está na economia de energia do segundo chip.
                                                                                                                                                                          Mas o desempenho dizem que chega a ser 60% superior em um Single Core sobre a mesma velocidade num Chip multi cores...

                                                                                                                                                                            • jaja a qualcomm dá um tiro no pé e fabrica cpus de 8 núcleos...

                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                Windows

                                                                                                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista