LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unesco acredita que celulares podem auxiliar o ensino nas salas de aula

29 de outubro de 2014 2

A tecnologia móvel chegou há muito pouco tempo, há 10 anos pouquíssimas pessoas tinham acesso a celulares. Hoje mais de 50% dos brasileiros estão conectados no mundo digital, e boa parte através de smartphones e tablets. Apesar de ser uma incrível fonte de conhecimento, diversas instituições de ensino acreditam que a tecnologia na sala de aula pode prejudicar os alunos.

Em 2013 a Unesco lançou o guia “Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel”, defendendo o uso dos celulares dentro das salas. A organização acredita que, além de ajudar no conhecimento, os aparelhos permitem que os alunos tenham aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar.


O professor de história Nelson Silva, do Centro Educacional Niterói, afirma que usa o smartphone como uma ferramenta, assim, proporcionando um melhor aprendizado aos seus alunos.

Normalmente, os alunos ficam mais estimulados em fazer pesquisas através do celular. Claro que, no meio, eles mandam uma ou outra mensagem, é inevitável. Mas já tentamos fugir da TV, do vídeo. Não dá para fugir do celular. O grande nó é saber como usá-lo em favor do aprendizado”, disse o professor.

A coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Gomes, afirma que não há mais como ignorar o celular, ele é algo contínuo na vida da maioria das pessoas. Gomes acredita que ao invés proibir, é melhor acolher, mesmo com tantos docentes desacreditando da validação do processo de educação por meio da tecnologia.

Ainda não há nenhum projeto para a implementação dessa tecnologia nas redes de ensino, por poucos professores optaram por receber de positiva smartphones e afins. Hoje já existem aplicativos que incentivam a educação, como o "Edmodo", disponível para Android e iOS gratuitamente, que promove discussões entre professor e aluno, mesmo depois de sair da sala de aula.


2

Comentários

Unesco acredita que celulares podem auxiliar o ensino nas salas de aula
  • "Claro que, no meio, eles mandam uma ou outra mensagem, é inevitável".
    A realidade é o contrário. Eles ficam mandando msg e de vez em quando é q fazem uma ou outra pesquisa.

    Tecnologia ajuda, mas isso aí é dar liberdade demais. Criança e adolescentes CLARO q não vão usar pra fazer pesquisa...

    Ultimamente só têm piorado a educação. Por isso tem tantas pessoas escrevendo errado (menas gente, com certeza, nois vai jogá, pra mim fazer, resistro...). Informação não é nada sem formação (e vice-versa)

      • isso aí,um xiu para as professoras(os) que acham que a tecnologia só atrapalha.

          Android

          Instalando launcher do Galaxy S8 com Bixby no S7 e S7 Edge | Tutorial do TudoCelular

          Android

          Melhores jogos de luta para Android, iOS ou Windows Phone | Seleção TudoCelular

          Android

          Smartphone aquecendo? Saiba evitar explosões | Dica do TudoCelular

          Apple

          Desvende seu iPhone com estas dicas para iOS 10 | Vídeo do TudoCelular